5 Bons motivos pelos quais você deveria ler todos os dias

Apresentamos aqui 5 belos motivos benéficos que a leitura pode lhe proporcionar. Além do prazer de ler uma boa obra, temos que ter ciência de seus benefícios, pois isso pode alavancar ainda mais a disposição para leitura e/ou tornar pessoas comuns em leitores frenéticos. A prática da leitura te beneficia não somente à área da leitura, mas também no seu dia a dia. Leia a matéria e entenda um pouco mais.

MEMÓRIA: ao ler um livro, é necessário lembrar de muitos detalhes, como: personagens, cenário (pano de fundo), fatos, desvios, desfechos. Ter de lembrar desses detalhes para não se “perder” no que você está lendo, é um treino excelente para sua memória. Pois, durante a leitura, ativam-se as memórias visual, auditiva, verbal e linguística.

“A qualidade do que se lê importa mais que a quantidade, porque gostar do assunto gera interesse”, diz o médico e pesquisador Iván Izquierdo, diretor do Centro de Memória da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

ESTÍMULO MENTAL: você já ouviu falar que fazer palavras cruzadas estimula a mente, e evita doenças como Alzheimer? Pois é, a leitura diária é até mais eficiente nessa função. Isso porque, a leitura mantém a mente ativa, estimulando o cérebro. Segundo Izquierdo,

“Palavras cruzadas são inferiores à leitura, mas também ajudam. Da mesma forma que ouvir uma música e tentar lembrar a letra ou visitar uma cidade para onde já se viajou e relembrar os pontos mais importantes”

[dropcap]3[/dropcap] – CONCENTRAÇÃO E FOCO: os smartphones, dentre outros objetos ao nosso redor, são responsáveis pela extrema distração das pessoas na atualidade. Esse bombardeio de informações, produz agitação e consequentemente, uma falta de foco quase patológica, em que concentrar-se em apenas uma atividade ou tarefa torna-se um enorme desafio. A leitura de histórias envolventes, “desliga” você do mundo ao seu redor, exercitando sua concentração e foco.

PENSAMENTO CRÍTICO: já se pegou lendo um livro cheio de mistério, mas que você acabou sacando o desfecho antes mesmo do final da história? Isso demonstra suas habilidades de pensamento crítico. Esse tipo de talento, também é desenvolvido através da leitura. Pesquisadores da Universidade de Stanford concluíram através de estudo, que quando lemos, o sangue flui por diversas áreas associadas a concentração, e quando utilizamos o pensamento crítico para analisar uma obra que estamos lendo, o sangue flui também para áreas menos ativas do cérebro. Sendo assim, tanto a leitura descompromissada, quanto a leitura crítica, são valiosos exercícios para o cérebro.

NO STRESS: ao se envolver em uma história, você relaxa através de uma pausa no estresse cotidiano. Esse momento de prazer, ajuda a se tranquilizar e produzir hormônios que influenciam diretamente no humor – como a serotonina. É preciso corrigir o estilo de vida daqueles que não conseguem diminuir a hiperatividade e a inquietação, e mergulhar na leitura. “É preciso dar tempo para o cérebro”, explica o psiquiatra Orestes Forlenza, da USP.

Assuma a leitura como um hobby, traga ela para o seu dia a dia e veja através do tempo,  sua vida, seus costumes, modo de falar e ver o mundo mudar gradualmente, dando a você a oportunidade de se sensibilizar através da vida de milhões de outros personagens. Se permita a felicidade, leia sempre que puder!!!

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet