11 séries de época para se apaixonar

Todo mundo tem uma preferência de narrativa quando procura uma série para ver.

Existem séries para os amantes de ficção científica, séries de fantasia, policial, séries de médico (virou um gênero, né?) e por aí vai. Um gênero de série amado é o de época, seja lá qual for. E por isso listamos 11 séries apaixonantes sobre monarquia, romance, luta e poder.

Séries com tramas extensas que contam a construção de um castelo, tramas que contam as tramoias da realeza ou as loucuras que uma mãe pode fazer para colocar seu filho no trono. As produções de época – as que abordam as famílias reais, momentos históricos ou até mesmo baseada em literatura – são um deleite, seja visual, auditivo ou no quesito de atuações bem dramáticas. Ainda tem a questão de design de produção dessas séries – para quem gosta de observar, todas abaixo são espetaculares nisso –, assim como as edificações que fazem parte da história e algumas até contam a história.

Fizemos uma lista com 11 séries para quem gosta desse gênero. Uma grande observação: não tem Vikings ou Game of Thrones, mas não significa que elas não estejam em nossos corações.

Confira:

Versailles

https://i.imgur.com/pI2xxmK.png

Palácio de Versalhes, 1667. Assombrada pelo trauma da Fronda, quando os nobres de sua corte começam a se rebelar contra a monarquia, o rei Luís XIV, de 28 anos, da França e Navarra (George Blagden – Vikings), em um movimento político maquiavélico, decide fazer a nobreza se submeter impondo uma mudança definitiva da corte de Paris para Versalhes, o antigo alojamento de caça de seu pai. Atraídos pelo “convite” do rei, os nobres de Paris, gradualmente, veem o castelo como uma prisão dourada, e logo até os mais humildes cortesãos do rei começam a mostrar sua crueldade à medida que as intrigas e segredos, manobras políticas e guerras se desenrolam para revelar Versalhes em toda a sua glória e brutalidade.

The Crown

The Crown, o drama mais caro já produzido pela empresa de streaming Netflix e o primeiro a ser realizado no Reino Unido, conta a vida da Rainha Elizabeth II do Reino Unido a partir de seu casamento em 1947 até aos dias atuais. São esperados um total de 60 episódios, ao longo de seis temporadas com Claire Foy. A série tem planos de trocar o elenco afim de demonstrar passagem de tempo. No elenco também tem Matt Smith, o Doctor Who de número 11.

Pilares da Terra

Inglaterra, século XII. A morte do único herdeiro do rei Henrique I e o seu subsequente falecimento leva o país a sucessivas guerras entre os possíveis sucessores ao trono. Nobres e religiosos tudo farão para alcançar o seu objetivo. É neste ambiente que um mestre de obras, Tom, sonha construir uma imponente catedral na cidade de Kingsbridge. Porém, este seu projeto enfrentará inúmeros obstáculos, já que se vive numa época em que a instabilidade do poder é uma constante. Ian McShane, Rufus Sewell, Matthew Macfadyen, Eddie Redmayne, Hayley Atwell, Sam Clafin e Donald Sutherland estão no elenco.

Penny Dreadful

A série mistura as origens de vários personagens famosos da literatura de terror como o Dr. Victor Frankenstein, Van Helsing, Drácula e Dorian Gray, além de trazer também lendas urbanas (Jack o Estripador) e seres místicos (lobisomens e bruxas) que espalham sua monstruosa alienação pela Londres vitoriana. No elenco estão Eva Green, Hartnett , Timothy Dalton e Billie Piper.

Victoria

A primeira temporada retrata os primeiros anos do reinado da Rainha Vitória, interpretada por Jenna Coleman, de sua ascensão ao trono na idade de dezoito anos, a sua intensa amizade e paixão com Lorde Melbourne, seu namoro e casamento com o Príncipe Alberto de Tom Hughes e finalmente para o nascimento de sua primeira filha, Vitória. A segunda temporada segue as lutas de Vitória na gestão de seu papel como rainha com o de seus deveres para com seu marido e filhos. Ruffus Sewell também integra o elenco.

Bórgias

A série retrata a ascensão da dinastia Bórgia ao alto clero da Igreja Católica Romana e seus esforços para continuar no poder. Rodrigo Bórgia é eleito Papa através de simonia e propina, com ajuda de seus filhos, Césare e Juan. Rodrigo torna-se o Papa Alexandre VI, o que coloca sua família no obscuro e profundo mundo da política europeia à época: desde as alianças do Colégio dos Cardeais a ambições dos reis europeus e rivalidades entre as família italianas. Jeremy Irons dá vida ao temido Rodrigo Bórgia.

Medici: Masters of Florence

Na Florença do início do século XV, Cosimo de Medici se torna o novo patriarca da Casa dos Médici, uma poderosa dinastia de banqueiros, quando seu pai Giovanni de Medici morre repentinamente. A riqueza e o poder levaram os Médici a uma condição de alta nobreza, para o desgosto profundo de muitas outras famílias tradicionais de Florença, que também gozam de certo prestígio e influência política. No elenco da série estão Richard Madden e Dustin Hoffman.

Poldark

No final do século XVIII, Ross Poldark retorna às suas minas de estanho da Cornualha, depois de passar três anos no exército para evitar acusações de contrabando, deixando para trás sua namorada, Elizabeth. Em seu retorno, tendo lutado na guerra da independência dos Estados Unidos, ele encontra seu pai morto, sua propriedade em ruínas e Elizabeth noiva de seu primo Francis. Aidan Turner é o protagonista da série.

The Tudors

The Tudors os primeiros e tumultuosos anos do reinado de Henrique VIII da Inglaterra. Paixão, ambição e traição se transformam no fio condutor da série. Um monarca que não colocava os assuntos de Estado entre suas prioridades e que sempre deixava os problemas oficiais nas mãos do Cardeal Tomas Wolsen. Para aqueles próximos de “Sua Majestade”, satisfazer o rei era uma faca de dois gumes. Henrique VIII era até mesmo capaz de desafiar a instituição mais poderosa da Europa medieval: a Igreja Católica Romana. No elenco da série estão Natalie Dormer, Jonathan Rhys Meyers e Henry Cavill.

The White Princess

The White Princess, baseada na obra de Philippa Gregory, dá continuidade à minissérie The White Queen e conta a história da Guerra das Rosas sob a perspectiva das mulheres. Na trama, Margaret Beaufort, a mãe obstinada do rei Henrique VII, entra em confronto com sua nora, a princesa Isabel de Iorque. Enquanto sua influência sobre seu filho começa a diminuir e a da princesa cresce, Margaret começa a desvendar como os pecados do passado e do presente pesam sobre sua consciência enquanto sua relação com Henry fica cada vez mais em risco. No elenco estão Michelle Fairley e Essie Davis.

The White Queen

Uma adaptação do romance “The Women of the Cousins’ War”, de Phillippa Gregory, se passa durante a Guerra das Rosas, quando os Yorks e os Lancasters lutaram por 30 anos pelo controle da Inglaterra (principal inspiração de George Martin para Game of Thrones – a história real, não a série, claro). A história é contada através da perspectiva de três mulheres: Elizabeth Woodville, Margaret Beaufort e Anne Neville. No elenco estão Rebecca Ferguson, Max Irons, Aneurin Barnard e Faye Marsay.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet