Levando a Série – Arquivo X 10° Temporada

Ontem, dia 22 de fevereiro de 2016, foi ao ar o último episódio da décima temporada da maior série de ficção científica da história, Arquivo X.

Como eu já havia falado aqui, depois de 13 anos da exibição de seu último episódio, a Fox anunciou o retorno da série, fazendo a alegria de milhares de fãs. Arquivo X teve a estreia da nova temporada, no dia 24 de janeiro e no total foram exibidos 6 episódios.

Mulder e Scully estão de volta, agora longe da divisão do FBI, arquivo X e também separados na vida pessoal. Mas eles tem que voltar a trabalhar juntos, depois de serem procurados por Ted O’Malley, que apresenta um programa falando sobre as verdades governamentais nos Estados Unidos e no mundo. Ted apresenta a eles, uma menina chamada Sveta, que aparentemente, teria sido abduzida (relembrando muito o caso de Dana nas temporadas anteriores da série) e diz ter DNA alienígena.

Vimos uma temporada bastante voltada a essas teorias da conspiração dos governos, principalmente porque agora, a série mostrou que os alienígenas nunca estiveram por trás de abduções, experiências e todo o resto que já tinha sido apresentado e sim o próprio governo, usando as tecnologias encontradas desde as quedas de Ovnis do caso Roswel. Os primeiros episódios ficaram bem focados nessas questões e na relação de Mulder e Scully, revelando o filho que os dois tiveram e que abriram mão, por causa das perseguições que eles sofriam e na amizade que mantêm, mesmo longe.

A partir disso, o arquivo X é reaberto e nossos queridos agentes, voltam a trabalhar juntos no porão do FBI em casos nada convencionais. Como no episódio três, aonde eles tem que desvendar uma série de assassinatos, que dizem ter sido cometidos por um monstro. Sem duvidas, esse foi o episódio mais engraçado da temporada. Depois tivemos episódios mais sérios, aonde Dana tem que lidar com a morte de sua mãe e ao mesmo tempo com a dor de ter abandonado seu filho, anos antes. Um episódio muito intenso e emocionante e no próximo foi abordado um tema muito forte, o terrorismo, ao mesmo tempo tivemos cenas divertidíssimas protagonizadas por Mulder.

O último episódio da temporada, voltou a abordar questões políticas. E para entendermos um pouco melhor o que aconteceu, a gente tem que voltar lá para 2002, quando foi ao ar o último episódio da 9° temporada. Um personagem muito conhecido dos fãs, o Canceroso, revela para Mulder que em 2012 haveria uma
invasão alienígena e que a raça humana estava condenada e nada poderia mudar isso. A série “terminou” com essa questão e claro, todos nós ficamos nos perguntando o que teria acontecido. Quando a nova temporada foi divulgada, essa foi a maior duvida, como explicar o que Canceroso falou que iria acontecer, sem ter que mexer no final da temporada anterior!?

A população mundial está doente, enquanto Dana procura uma cura, Mulder vai atrás do Canceroso para confronta-lo sobre o que está acontecendo. É aí que ele diz para o agente que a dominação alienígena começou em 2012 e tudo que está acontecendo, é consequência disso, mas Dana está a salvo, porque graças a abdução que ela sofreu, Scully carrega DNA alienígena. O final desse episódio for surpreendente e eu como fã incondicional da série, me emocionei com o que estava vendo.

A décima temporada de Arquivo X, nos trouxe aquela sessão de nostalgia, poder rever essa série, depois de tantos anos foi maravilhoso. Nos encontramos com antigos personagens e conhecemos novos, relembramos como Scully sempre foi cética e mesmo assim, apoiava as loucuras de Mulder sem perceber. É claro que tudo isso só serviu para deixar os fãs com um gostinho de quero mais e vocês podem conferir aqui, que talvez esse tenha sido apenas um “começo”, do que vem por aí. Afinal, a verdade ainda está lá fora…