Review | Mar da Tranquilidade de Katja Millay

Com uma narrativa profunda, esse livro de estreia da autora Katja Millay me fisgou e não consegui parar de ler. Sendo eleito um dos melhores livro de 2013 pelo School Library Journal, e aqui no Brasil publicado pela Editora Arqueiro, Mar da Tranquilidade traz conteúdos profundos numa trama com dois jovens que viveram dores fortes, porém diferentes.
Nastya Kashnikov perdeu sua identidade, e foi privada daquilo que mais ama. Depois de dois anos e meio, muda de cidade para escapar de seu passado sombrio e não deseja revelar para ninguém o que aconteceu com ela. Já Josh Bennett é conhecido por perder todas as pessoas que ama, sua história não é segredo para ninguém na cidade. Tudo que ele amava foi sendo retirado dele aos poucos e com 17 anos as pessoas não desejam aproxima-se dele porque ser um sinônimo de morte, exceto Drew Leightin. Ele é seu melhor amigo e a família de Drew também o protege, mas Josh não é de demonstrar sentimentos pois quando se perde tudo que ama, a coisa mais inimaginável é querer voltar a amar.

“Eu vivo num mundo sem magia nem milagre. Um lugar onde não há clarividentes nem metamorfose, anjos ou garotos super-humanos para nos salvar. […] O peso da realidade nos meus ombros é tão grande que às vezes me pergunto como ainda consigo ergue os pés para caminhar”

Não imaginava que fosse gostar tanto desse livro, e foi muito mais do que eu esperava. Até porque eu não sabia muito sobre o que era o livro até começar, e mesmo depois de alumas páginas ainda continuei sem saber, e esperava algo monótono e até um pouco sem graça. Mas me enganei. Fui conduzida a outros mundos, e nem imaginava que iria me emocionar de forma tão distinta com esse enredo tocante e envolvente. É uma leitura que diferente de ser tranquila e animada, te sufoca porque tem uma intensidade, densidade e sentimentos perturbadores. O poder dessa obra me chocou como nenhum outro livro havia feito. Passei a chamá-lo de “Mar da Intranquilidade”, porque a narrativa é conduzida por um grande mistério, um acontecimento que modificou completamente a vida da protagonista, enchendo-a de amargura, solidão e ódio.
Sou aquele tipo de pessoa que gosta de ser conduzida por uma escrita em detalhada e de fácil compreensão, e mesmo com personagens doloridos e difíceis de lidar através de tanta dor, o livro traz um ponto que eu adoro, que é o amadurecimento dos personagens ao longo da história. Josh e Nastya são maravilhosamente lindos dentro desse romance complicado e um tanto assustador. A cada página eu queria saber mais e mais deles, entendê-los, decifrá-los e conduzi-los a um lugar seguro; porém eles tinham que fazer isso sozinhos. Fazer escolhas, fossem elas boas ou ruins.

“Agora estou tentando ver a magia dos milagres cotidianos; o fato de que meu coração continua batendo, de que consigo levantar os pés da terra para caminhar e de que há algo digno de amor. Sei que coisas ruins ainda acontecem. E às vezes ainda me pergunto por que estou viva: mas agora, quando pergunto, tenho uma resposta”

A forma como Katja Millay desenvolve surpreende, porque é a riqueza em detalhes com os quais esses sentimentos são descritos, fato que torna a leitura desesperadamente real, do tipo que penetra no coração do leitor e o faz experimentar as mais diversas e nauseantes sensações. Sentimentos como vingança, raiva e perdão nunca foram tão bem descritos como aqui estão. E se você ainda não leu Mar da Tranquilidade, deveria reservar um tempinho para comprar e lê-lo. De verdade, vale a pena!

“O lance dela é fugir. O meu é me esconder”

Esse livro é inesquecível e em vários momentos fiquei pensando na minha vida e me perguntando algumas coisas que são mesmo reais para mim.

Nota: 9 de 10 universos

Reação
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
COMPARTILHAR
Sou a romântica desse enorme Multiverso! Livros são minha eterna paixão, HQs entraram arrombando a porta do meu coração e estão me levando a uma alegre falência... como não se apaixonar pelo Batman ou não amar o Aquaman vulgo Jason Momoa. Este é o meu mundo! Seja bem vindo a ele!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here