Entrevista com Francélia Pereira

Olá leitores do Mundo Hype! Na série de entrevistas aqui do site, trouxe hoje para vocês uma entrevista com Francélia Pereira. A autora é mineira de Belo Horizonte, e tem diversas obras já lançadas no mercado. Francélia é autora da série Habitantes do Cosmos, que já conta com três volumes publicados, e, entre os projetos da autora estão também Kûara e Marana, dois livros de contos que apresentam heróis nacionais.

Autora Francélia Pereira

1 – Pode se apresentar para o Mundo Hype?

Sou Francélia Pereira, tenho 43 anos, nasci em Belo Horizonte e nunca me mudei daqui. Cursei Informática Industrial no CEFET/MG, fiz alguns semestres no curso de Pedagogia na UFMG e cursei Letras na Faculdade Pedro II, mas não conclui o curso porque fiquei devendo o estágio obrigatório. Também fiz alguns cursos de extensão, entre eles um semestre de Sânscrito, na UFMG, e toda essa minha trajetória acabou chamando a minha atenção para o universo literário.

 

2 – Quanto você desenha? Fez algum curso? Quem foram/são suas influências?

Na maioria dos meus projetos quem fica com a parte das ilustrações é o artista Ton Lima, de Goiás. No Quadrinho, fiquei responsável pelo roteiro e ele pela arte, arte final, diagramação e letreiramento. As cores ficaram por conta do Wesllei Manoel, um artista amigo do Ton.

CAPA ARTEMISIA TEEN3C
Capa de Artemisia volume 1

3 – De onde surgiu a ideia de escrever light novels com mitologia brasileira?

Quando cursava Letras, fiz alguns estágios que me chamaram a atenção para o problema da leitura, no Brasil. Após algumas pesquisas, ficou claro para mim que o que afastava a maioria das pessoas dos livros, principalmente na fase do ensino fundamental e do médio, era a linguagem dos Romances e a falta de identificação do leitor com as histórias. Então me aventurei a desenvolver histórias que acabaram chegando nesse formato, que são as Light Novels. Esse gênero é interessante por ter uma aproximação com os Quadrinhos e com a linguagem das animações, ou seja, uma linguagem mais popular e mais abrangente. Com relação à questão da identificação, como consumidora de histórias Pop desde a infância, sempre senti falta de ver grandes narrativas com personagens brasileiros e com elementos da nossa História e da nossa cultura, então inseri esses elementos nas minhas histórias, e vejo as Culturas Indígenas como uma base muito importante para a construção da nossa sociedade, por isso quis fazer essa homenagem.

 

4 – Fale um pouco sobre a atual campanha da Artemísia no Catarse.

Sou autora independente e como não tenho muitos recursos para investir nos meus projetos, sempre faço tiragens pequenas, dos livros. A atual campanha tem por objetivo fazer nova tiragem dos livros da Artemísia, que estão esgotados.

Para acessar o link da campanha no Catarse, clique aqui 

Imagem da campanha no Catarse

5 – Fale de seu universo literário e de seus livros.

Meu universo literário tem muita influência de cultura Pop. Trabalho basicamente com Fantasia e nesse universo a Ficção Científica acaba ganhando mais destaque. Sempre apresento as histórias com uma visão de mundo brasileira, com personagens brasileiros e, como sou de BH, há personagens daqui nas histórias também. Há uma história que foi criada toda aqui, em Belo Horizonte, que é a história da Marana, uma anti-heroína, e há uma personagem em uma obra de invasão alienígena, Fallen Angels, que também é de Belo Horizonte.

Minha obra principal é Habitantes do Cosmos, da qual surgiu a personagem Artemísia. Foi a partir dessa obra que foi produzido o meu primeiro Quadrinho, que foi lançado pelo Ton Lima na CCXP18. Conseguimos uma indicação ao Troféu Ângelo Agostine em 2019, com essa publicação, na categoria de melhor lançamento independente.

Nota da entrevistadora: Preciso dessas histórias que se passam em BH com urgência!

Publicações de Francélia Pereira

6 – Quais são seus projetos atuais?

No momento estou concluindo o quarto livro da série Habitantes do Cosmos e desenvolvendo um novo projeto, o Contos de Zakara, que tem sido publicado na Amazon, com várias histórias curtas.

Zakara é um planeta com lendas e mitologias próprias, algumas foram inspiradas em lendas brasileiras, mas com adaptações para esse universo. Em cada história uma região do planeta ganha destaque e através dos personagens o leitor vai ampliando seu conhecimento sobre o universo. Pretendo desenvolver algumas histórias em Quadrinhos nesse projeto, mas essa HQs são publicações que vão ficar mais pro futuro.

 

7 – Você pode deixar algumas palavras para os nossos leitores sobre o seu trabalho e como é trabalhar nesse meio?

Trabalhar com Literatura é incrível. Criar universos, criar personagens diversos e convidar o leitor e refletir sobre a nossa realidade é algo quase mágico. Mas é bem complicado se manter nessa atividade, já que dificilmente um autor consegue se sustentar só com a renda gerada por suas publicações. E como é uma atividade que exige muito tempo e dedicação, pois demanda muita pesquisa, muito tempo ouvindo os leitores, divulgado as histórias, etc, muita gente acaba desistindo logo no início ou no meio do caminho, pois precisa se dedicar a alguma atividade da qual possa vir a renda para o seu sustento.

Mas mesmo com as dificuldades há autores que, após publicar o primeiro livro, não conseguem mais parar. Esse é o meu caso. Comecei a escrever em um blog, em 2014, imaginando que seria uma experiência passageira, e hoje já tenho mais de dez livros publicados e já tenho minha primeira publicação nesse universo dos Quadrinhos, que me encantou mais ainda. Acredito que vou morrer pobre, mas feliz! ^^

Personagem Artemísia

Nós da equipe Mundo Hype agradecemos imensamente sua disponibilidade para conversar conosco!

Para conhecer o blog da Francélia Pereira e saber mais sobre seu trabalho, clique aqui.

Confira também o trabalho da autora na Amazon.com.br

Sobre o autor

Leia mais Originais

Drops Hype Nº 9 | Quem eram os Mestres do Terror que atacaram a mansão dos Vingadores?

Eu sou o Paulo Cruz e esta é uma nova coluna sem data fixa de postagem (pintou a ideia, vai para o site). Minha proposta é...

Top 10 Curiosidades | Sandman

Olá leitores do Mundo Hype! Hoje trouxe para vocês curiosidades sobre um dos meus personagens favoritos do mundo dos quadrinhos: Morpheu, ou Sandman. Morpheu...

Drops Hype Nº 8 | Você conhece a Freak Force?

Boa tarde amigos da Mundo Hype !!! Eu sou o Paulo Cruz e esta é uma nova coluna sem data fixa de postagem (pintou a ideia,...

“TOP FIVE DA NOVA” – EDIÇÃO Nº 12

Boa tarde aos amigos do “Mundo Hype” !!! Após pensar muito sobre algo novo e que chamasse o nosso público para participar, resolvemos trazer de...