Um dos mais antigos (e respeitados) atores ainda em atividade em Hollywood atualmente, Dustin Hoffman tem uma carreira repleta de atuações marcantes e versáteis, com indicações à todos os prêmios possíveis. Vencedor de dois Oscars, seis Globos de Ouro, dois Emmys, quatro BAFTAs, um César, um Urso de Ouro Honorário e um Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Com uma carreira de mais de 50 anos e filmes que resistiram ao teste do tempo, seus filmes continuam relevantes até hoje, tornando difícil criar, dentre todas suas grandes atuações, uma lista dos melhores. Vamos conferir então os 10 filmes mais indicados desse grande ator.

A Primeira Noite de Um Homem (1967)

O primeiro grande destaque de sua carreira que também lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar, o filme possui memoráveis cenas e uma trilha sonora composta por Simon & Garfunkel com as músicas Mrs. Robinson e The Sound of Silence. Hoffman é Benjamin Braddock, um recém graduado da faculdade que se apaixona por uma sócia de seu pai, a bela Mrs. Robinson, vivida por Anne Bancroft. Ele também se interessa pela filha dos Robinsons, Elaine, uma paixão que o faz enfrentar a família dela para poderem se casar.

Perdidos na Noite (1969) 

Contracenando com Jon Voight vivendo Joe Buck, Hoffman é Rizzo, um deficiente que sobrevive de pequenos furtos na cidade de Nova York. Joe viaja para a cidade para tentar a vida como garoto de programa, mas, devido a sua ingenuidade não consegue muito sucesso, porém uma grande e improvável amizade nasce com Rizzo. Impecável nos diálogos e nas atuações, Perdidos na Noite marcou época também com sua bela música título, composta por John Barry.

Papillon (1973)

Se passa no ano de 1930 e Dustin Hoffman vive Louis Dega, um falsário preso na Guiana Francesa, que por temer pela sua vida se alia à Henri Charriere, interpretado por Steve McQueen e são responsáveis por uma memorável cena de fuga. O filme em sua totalidade é pesado, com momentos de suspense e euforia devido ao ambiente em que se encontram, suas duas horas e meia de projeção fará o espectador grudar no sofá à medida que os planos de fuga são planejados. Uma curiosidade, o filme irá receber um remake, previsto para 2017, com Charllie Hunnam (Jax de Sons of Anarchy) no papel de Steve McQueen.

Todos os Homens do Presidente (1976)

Todos conhecem o escândalo de Watergate. O acontecimento histórico gerou a renúncia do então presidente eleito pela segunda vez em 1972, Richard Nixon. No caso, cinco pessoas foram detidas na tentativa de instalar escutas e fotografar documentos no escritório do partido democrata. No filme, dois repórteres, Carl Bernstein (Dustin Hoffman) e Bob Woodward (Robert Redford) começam a investigação do caso. Algumas cenas da época foram utilizadas e se mesclam com o filme em alguns momentos, passando uma verossimilhança notável. O filme foi premiado com 4 Oscars.

Kramer Vs. Kramer (1979)

Ted Kramer (Hoffman) é um homem viciado em trabalho, colocando-o como prioridade na sua vida, acima de sua família, o que ocasiona a separação de Joanne (Meryl streep) e uma densa disputa nos tribunais pelo filho Billy. Todos as cenas do casal e todo a briga pela custódia foram responsáveis pelo Oscar de melhor ator para Dustin Hoffman e melhor atriz coadjuvante para Meryl Streep. O filme ainda levou mais 3 Oscars, Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Tootsie (1982)

Explorando o ramo da comédia, Dustin Hoffman aqui é Michael Dorsey, um ator com temperamento difícil e desempregado. Para conseguir um papel em uma novela ele se disfarça de mulher, se passando por Dorothy Michaels. A história e as situações começam a se complicar quando ele se apaixona por Julie (Jessica Lange) e precisa escolher entre manter seu papel de mulher ou se declarar para seu amor. O filme teve um total de 10 indicações ao Oscar, mas foi premiado apenas na categoria de melhor atriz coadjuvante para Jessica Lange.

Rain Man (1988)

Com uma interpretação inspirada, responsável pelo seu segundo oscar de Dustin Hoffman, seu personagem é Raymond Babbit, um autista que é procurado por seu irmão Charlie (Tom Cruise) por ser o herdeiro de uma grande herança que o falecido pai deixou. Charlie tem a intenção de se tornar o guardião legal do irmão para ficar com a herança, porém, por conta da convivência com o irmão um grande sentimento entre os dois nasce e toda sua relação se torna honesta e verdadeira.

Hook: A Volta do Capitão Gancho (1991)

Dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg, e a presença das estrelas Julia Roberts no papel da fada Sininho e Robin Williams como o Peter Pan já adulto, Dustin Hoffman é o famoso pirata Capitão Gancho. O destaque do filme fica mesmo por conta dos belos cenários para Terra do Nunca, um fantástico navio pirata e os impressionantes figurinos.

Mera Coincidência (1997)

Uma comédia em que Hoffman é o produtor de Hollywood Stanley Motts, contratado pelo presidente dos Estados Unidos para criar uma guerra contra a Albânia. Robert DeNiro é um assessor do presidente que contrata Stanley para desviar a atenção do grande público de escândalos envolvendo a Casa Branca. Com cenas e diálogos inspiradíssimos da parte dos dois veteranos, temos uma ótima comédia que mostra a força da mídia. Brilhante.

Perfume: A História de um Assassino (2006)

Interpretando o renomado perfumista Giusepe Baldini, Hoffman é o responsável por ensinar a arte de se fazer um bom perfume à Jean-Baptiste Grenouille (Ben Wishaw), um garoto abandonado ainda bebê em um orfanato e dono de um olfato fora do comum que cresce com a ambição de recriar o cheiro de uma moça pela qual ele se apaixonou ainda jovem. Uma fotografia incrível, cenários e figurinos muito bem produzidos que retratam em detalhes uma Paris de 1738.

Não podemos nos esquecer que ele também empresta sua voz em Kung-Fu Panda, como o respeitável Mestre Shifu.

Dustin Hoffman completou 80 anos essa semana, fica aqui alguns dos filmes que marcaram sua extensa carreira, comentem abaixo o que acharam e qual filme também deveria entrar nos 10 essenciais? Até a próxima!

 

COMPARTILHAR
Músico, ator e viciado em tudo que rodeia a sétima arte, colecionador de livros e HQ's em excesso algumas vezes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here