DIÁRIO DO COLECIONADOR – O “EVENTO BRANCO”

Boa noite, amigos leitores….Eu sou o Paulo Paulada (da coluna Paulada no Gibi) com mais uma edição, desta coluna sempre às quintas-feiras, que sempre traz um título, saga,personagem..etc, que vale muito à pena ter em sua coleção….O DIÁRIO DO COLECIONADOR!!!

Hoje amigo leitor, lhes apresentarei um projeto da Marvel, que revolucionou o mercado editorial em 22 de julho de 1986, onde um incidente fez surgir um novo universo Marvel…..uma experiência que marcou os 25 anos de existência da Marvel (contando à partir de 1961 e desconsiderando os anos anteriores)….um evento que ficou conhecido como o “EVENTO BRANCO”.

 "EVENTO BRANCO"Em 1986, a Marvel completou 25 anos de existência, e resolveu lançar o Novo Universo, uma linha de revistas onde os personagens não faziam parte do Universo Marvel Tradicional (uma inovação na época).

O projeto ficou sob a responsabilidade de Jim Shooter (na época o editor-chefe da Marvel), e serviu como um protótipo para o hoje “falecido” Universo Ultimate.

O conceito do Novo Universo, se baseava na mais comum das propostas: todos os personagens eram normais, nenhum deles sofreu mutação, magia ou aparatos tecnológicos….o tempo e cenário eram normais e seguiam o dia-a-dia do mundo real.

Foram criados os seguintes personagens : D.P. 7, de Mark Gruenwald e Paul Ryan ( P.N. 7 ),  Justice, de Archie Goodwin, Walt Simonsen e Geof Isherwood (nome original mantido), Kickers, Inc. , de Tom DeFalco e Ron Frenz (Os Torpedos), Mark Hazzard: – Merc, de Archie Goodwin, Peter David e Gray Morrow (Merc – o cão de guerra), Nightmask, de Archie Goodwin e Tony Salmons (Máscara Noturna), Psi-Force, de Archie Goodwin, Steve Perry e Mark Texeira (Força P.S.I.), Spitfire and the Troubleshooters, de Eliot R. Brown, John Morelli, Gerry Conway e Herb Trimpe (Trovão), e Star Brand, de Jim Shooter e John Romita Jr (Estigma).

Aqui no Brasil foram lançados nas revistas :

FORÇA PSI (contendo as aventuras da Força PSI, Estigma, Trovão e Máscara Noturna).

 "EVENTO BRANCO"

JUSTICE (contendo as aventuras da Justice, Merc,P.N. 7 e Torpedos).

 "EVENTO BRANCO"

Aqui vai uma breve apresentação de cada personagem :

FORÇA PSI : Emmet Proudhawk, agente da CIA, tenta reunir e proteger, a todo custo, cinco adolescentes dotados de poderes extraordinários, perseguidas pelos governos soviético e americano.

ESTIGMA : A história do mecânico Ken Connell que, após o encontro com um alienígena, herda os poderes da “arma mais poderosa do universo”, a Marca da Estrela.

TROVÃO : Jenny Swensen, professora de engenharia do M.I.T., empenha-se em descobrir o que realmente aconteceu com seu pai, morto em seu laboratório. Através do invento de seu pai, a armadura “Trovão”, Jenny busca justiça para os assassinos.

MÁSCARA NOTURNA : Após ter sido gravemente ferido em uma explosão no aeroporto e entrado em coma o jovem Keith Remsen, o Máscara Noturna, milagrosamente acorda após o “Evento Branco” adquirindo o poder de entrar no sonho de outras pessoas e interagir com elas por ali.

JUSTICE : John Roger Tensen – também conhecido como Justice, é um personagem do Novo Universo Marvel.

Tensen é o melhor guardião de Springlands, seu mundo, um guerreiro da justiça.
Trata-se de um ser extra-dimensional com o poder de ver as auras das pessoas. Caso a pessoa tenha uma aura “má”, ela será “justiçada” pelos raios que Justice solta pela mão. Apenas as pessoas de aura pura podem ser protegidas. Essa é a ordem.

MERC : Mark Hazzard é formado na Academia Militar de West Point e cruelmente batizado no Vietnã. Descobriu logo cedo duas coisas que mudariam sua vida por completo.

Uma delas é sua inclinação para a marginalidade – sempre renegado, solitário, em conflito com seus pais e com autoridades em geral. A outra é sua paixão pelos combates, o que fez dele um excelente guerrilheiro.

P.N.7 : Atraídos por um anúncio de jornal, sete pessoas procuram a “Clínica” para Pesquisas Paranormais, acreditando que ali encontrariam uma resposta para suas anormalidades.

Porém, com o passar dos dias, a desonestidade dos médicos da Clínica vem à tona, cujo propósito era lidar com a população paranormal crescente.

Angustiados, os sete pacientes não encontram outra alternativa senão a fuga daquele lugar que parecia ser o paraíso. Com isso, eles se tornam deslocados do mundo, sendo obrigados a desistir de seus ideais, seus amigos, seus amores e suas vidas para fazer o impossível: afastarem-se completamente do convívio da sociedade, talvez, para sempre.

TORPEDOS : Equipe de heróis de aluguel – todos jogadores profissionais de futebol americano – liderados pela celebridade esportiva Jack Magniconte, que ganha poderes sobrehumanos depois do Evento Branco, a custa da vida de seu irmão.

Foram publicadas 12 edições de cada título, e que apresentaram uma nova visão do fantástico e real mundo de novos super-heróis…algo que foi visto em uma série de muito sucesso, mais recentemente (quem nunca ouviu falar de “HEROES” ?).

Um evento grandioso e que na época fugiu do estilo de super-heróis, levando a ação à um cenário de cotidiano e conhecido por todos, vividos por homens e mulheres do mundo atual…..um evento que deu o “pontapé inicial” às sagas que viriam logo após (como no caso atualmente “CONVERGÊNCIA” pela DC Comics e “EIXO” e “GUERRAS SECRETAS” pela Marvel)

Personagens para conhecer ou rever em qualquer tempo e espaço….vale muito a pena ter em sua sua coleção os quadrinhos contendo as aventuras cheias de ação, suspense e aventura, que pertencem ao Novo Universo Marvel e ao Evento Branco.

Espero que tenham gostado….comentem, critiquem, tirem suas dúvidas….até a próxima.