Crítica – Under The Dome

Como fã de ficção científica e de séries, toda vez que um novo seriado desse tema aparece eu logo estou correndo para assistir. Quando li que essa série da qual vou falar hoje era baseada em um livro de Stephen King, meu interesse por ela dobrou de tamanho.

Under The Dome, que além de levar o nome de peso de Stephen King, ainda conta com Steven Spielberg como produtor executivo, estreou nos Estados Unidos no dia 24 de junho de 2013. Teve 3 temporadas, com 13 episódios cada e foi cancelada em 2015, tendo seu último episódio transmitido no dia 10 de setembro do mesmo ano. No Brasil a série foi transmitida pela TNT e Rede Globo.

103036_d0226bws

A história de Under The Dome é sobre uma cidadezinha chamada Chester’s Mill, com pessoas comuns vivendo sua vida sem nenhuma grande emoção. Porém o que os moradores da pequena cidade não imaginavam é que entrariam para a história por causa de algo que simplesmente apareceu, sem explicações aparentes.

Uma enorme e transparente cúpula indestrutível de repente os isola do resto do mundo. Sem acesso à internet, telefone e televisão, as pessoas presas dentro da cúpula devem encontrar suas próprias maneiras de sobreviver com a diminuição dos recursos e as crescentes tensões. Enquanto as forças militares, o governo e os meios de comunicação posicionados fora da barreira tentam derruba-la, um pequeno grupo de pessoas presas lá dentro, tentam descobrir o que é, de onde veio, e quando ela vai embora.

resenha-under-the-dome-1-temporada

O episódio piloto da série recebeu muitas críticas positivas e os episódios iniciais foram bem recebidos. Na segunda temporada foi registrada uma queda na qualidade da série. “O que começou no ano passado como uma série de Verão de ficção científica promissora rapidamente transformou-se em uma confusão boba.” frase publicada sobre a série no Chicago Sun-Times. Já a terceira temporada recebeu inúmeras criticas negativas e a audiência despencou demais, o que fez a série ser cancelada.

Um ponto negativo é que a série é completamente diferente dos livros. Principalmente na segunda e terceira temporada. Começando pela vaca cortada logo no episódio piloto. Aquilo impressiona e convida o expectador a assistir. E essa é uma das poucas mudanças que não fazem mal a história, apenas modificam a estética da cena. No Livro é uma marmota que foi cortada ao meio. É claro que não vou falar sobre outras mudanças, para não divulgar nenhum spoiler. Mas digo que vale muito mais a pena ler o livro.

 

under dome900x652

Apesar dos altos e baixos e se você não leu o livro, aconselho a assistir Under the Dome. o Mistério em torno da redoma e as ações dos cidadãos de Chester’s Mill, realmente te prendem e te deixam curioso. Eu li o livro depois de ter visto a série (mesmo tendo ganhado o livro quando Under the Dome estava na primeira temporada, eu me segurei para não ler antes) e nessa época eu realmente gostei muito da proposta do seriado. Mas recomendo não criar muita expectativas sobre a série, que pelo menos vale como uma boa distração naquelas épocas de hiatus em que ficamos sem muitas opções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here