Critica | Um Dia de Chuva em Nova York

Um filme datado que logo será esquecido

Um Dia de Chuva em Nova York é o ultimo filme dirigido e roteirizado por Woody Allen

Diferente de seus outros filmes, este estreou antes no Brasil,  e ainda segue sem previsão de estreia nos EUA.

Um Dia de Chuva em Nova York - Woody Allen e Selena Gomez
Um Dia de Chuva em Nova York – Woody Allen e Selena Gomez

Como é de conhecimento de todos, há tempos Woody Allen é um dos diretores mais controversos dos EUA. Extremamente talentoso, criativo e workaholic, já que lança filmes todos os anos, sua carreira vem sendo ofuscada há tempos por seus escândalos sexuais.

Mas ele nunca tinha chegado a ser afetado realmente por isso. Até agora.

Um Dia de Chuva em Nova York não conseguiu passar incólume a onda de escândalos associada ao diretor.

Você pode dizer que os escândalos que envolvem Woody Allen são antigos, já que já faz mais de 20 anos que ele trocou sua esposa Mia Farrow por sua filha adotiva que na época tinha 20 anos, além de ter uma acusação de abuso sexual de outra filha adotiva do casal que na época tinha 6 anos.

Mas os tempos mudaram, e a organização #Me Too criada após os escândalos de abuso sexual do mega produtor Harvey Weinstein teve graves consequências para o mercado de cinema americano e desta vez isso afetou o cinema anual de Woody Alllen.

Devido aos escândalos relacionados ao seu nome, Allen passou a ter dificuldades em conseguir patrocínio para seus filmes, porém encontrou na Amazon uma solução para seus problemas, já que conseguiu fechar um acordo com a empresa que o contratou para fazer alguns filmes e até uma serie. Um Dia de Chuva em Nova York foi a primeira produção do diretor bancada completamente pela Amazon.

Porem o diretor da Amazon que fechou o acordo com Allen, também caiu devido a acusações de abusos sexuais, e a então nova diretoria da empresa decidiu que tudo o que estava rolando deveria ser revisto, e nesta entrou Woody Allen, que teve suas novas produções suspensas e este filme que já estava pronto ficou num processo de indecisão sobre sua distribuição que ainda segue nos EUA.

Um Dia de Chuva em Nova York - Woody Allen e seu jovem elenco
Um Dia de Chuva em Nova York – Woody Allen e seu jovem elenco

Este ano será o primeiro ano em 37 anos que os EUA não verão um filme inédito de Woody Allen.

Mas deixando de lado todos estes escândalos, fica a duvida: Woody Allen ainda é uma pessoa relevante para o mercado cinematográfico?

Em  minha opinião, Um Dia de Chuva em Nova York trouxe esta dúvida, pois é difícil não dizer que desta vez Allen errou a mão.

Eu adoro Woody Alllen, mas infelizmente Um Dia de Chuva em Nova York vem para manchar um curriculum de filmes excepcionais.

O filme conta a estória de Gatsby (Timothée Chalamet) e sua namorada.

Um Dia de Chuva em Nova York - Thimotée Chalamet e Elle Fanning
Um Dia de Chuva em Nova York – Thimotée Chalamet e Elle Fanning

Ele cresceu em Nova York com sua mãe o obrigando a absorver cultura. Hoje ele entende de tudo relacionado a arte, reclama disso, e tenta se convencer que  consegue viver sem aquele mundo.

Para ficar longe da mãe e ter uma atitude de rebeldia, ele decidiu fazer uma faculdade menos famosa no interior, onde conheceu Ashleigh (Ellen Fanning) uma menina rica meio caipira, estudante de jornalismo que precisa ir a Nova York entrevistar um diretor famoso por seus filmes de arte.

O sofisticado Gatsby vê ai uma chance de rever sua cidade, e monta todo um cronograma onde pretende mostrar seus pontos favoritos da cidade para sua namorada: museus, cafés e restaurantes.

Porém a entrevista da garota ganha tons mais sérios, após o diretor “cabeça” a convidar para assistir a uma copia de seu próximo lançamento.

Como a garota acaba passando o dia todo ocupada, ele acaba reencontrando um amigo que hoje é um cineasta, e ao chegar à filmagem deste amigo ele revê Chan (Selena Gomez), irmã de uma antiga namorada, que agora cresceu e se tornou uma garota bonita e super sincera.

Um Dia de Chuva em Nova York - Thimotée Chalamet e Selena Gomez
Um Dia de Chuva em Nova York – Thimotée Chalamet e Selena Gomez

Allen vem se tornando mestre em trabalhar com novos talentos, e é isso que tenta fazer por aqui também, mas desta vez existe um problema grave, ao meu ver inédito em um filme de Allen: o texto não combina com a idade do elenco jovem estrelado.

É difícil acreditar que aquelas palavras sairiam de pessoas com aquelas idades.

Outro ponto também que soa estranho é a misoginia do texto, que soa extremamente datada. Na busca em fazer uma comedia de erros, Woody Allen erra feio em suas pretensões.

Elle Fanning faz uma menininha viciada em filmes de arte, mas com atitudes extremamente infantis e levianas.  No seu núcleo da estória todo o elenco parece que só quer leva-la para cama, e é difícil entender o que move a personagem, que fica entre uma loira burra e uma loira aproveitadora.

No núcleo de Chalamet já fica difícil acreditar na extrema intelectualidade daquele rapaz, com certeza um “Woody Allen quando jovem”, porém Woody Allen foi jovem em 1940, portanto os diálogos fogem do padrão de um jovem de 2019, por mais intelectual que ele seja. O texto soa extremamente pretensioso, cheio de citações sobre arte que para mim não disseram nada.

Desta vez Allen fez um filme para sua roda de amigos.

O filme tem alguns bons momentos, como a conversa de Gatsby com sua mãe, mas olhando o produto como um todo com certeza será um filme esquecido daqui a 1 mês.

Por fim, em mais um ponto que conta muito contra o filem, temos a impressão que o personagem de Chalamet evoluiu com os acontecimentos do fim de semana e percebeu que NoOva York é o seu lugar. Já a personagem de Elle Fanning termina tão fútil e infantilizada como no inicio do filme, sem ter aprendido nada com as experiencias do dia anterior.

Espero sinceramente que Woody Allen consiga continuar trabalhando (Parece que depois deste problema com a Amazon ele já conseguiu um financiamento na Espanha para dirigir um novo filme) pois eu acho que ele ainda tem muito a contribuir com sua inteligência e ironia para o cinema mundial, mas  infelizmente este filme ficará lá no fim da lista dos filmes do grande diretor.

 

E você, é fã de Woody Allen? Qual seu filme preferido do diretor?

Já assistiu  Um Dia de Chuva em Nova York? O que achou?

Vamos conversar nos comentários.

E Não se esqueça que temos muitas outras indicações, clique aqui e conheça um pouco mais.

E Curta o Site Mundo Hype nas redes sociais, compartilhe com amigos e continue por aqui.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here