SE VOCÊ NÃO ASSISTIU AOS EPISÓDIOS ANTERIORES, NÃO LEIA ESSA CRÍTICA, HAVERÁ SPOILERS NESSE TEXTO.
Se no episódio anterior de The Mandalorian tivemos ecos de Lobo Solitário, em The Sin encontramos a filosofia do guerreiro samurai, adaptada aqui para o modo de vida/treino dos Mandalorianos. Como vimos no primeiro episódio, a guilda possui vários caçadores de recompensas, vivendo escondidos e sobrevivendo graças à habilidade e treinamento de cada um.
A importância do metal Beskar e as “premiações” ganham mais uma camada aqui, pois nosso protagonista retorna com sua recompensa após a entrega da criança/bebê Yoda para o ainda enigmático contratante, e sobe de level sua armadura, causando um conflito interno entre os mandalorianos, por ter aceitado o pagamento em um material que por direito seria deles, mas foi tomado pelo Império no Grande Purgo como vimos anteriormente e novamente temos mais um vislumbre da conturbada infância de Mando.
O grande destaque nesse episódio é o conflito moral que o personagem passa por ter deixado a criança nas mãos do sinistro contratante imperial e seu doutor, com intenções obscuras para o pequeno ser, e é aí que temos o início da ação nesse episódio, primeiro no resgate da criatura já com as melhorias em seu traje e o respeito dos seus pares mandalorianos. Aqui cabe um parênteses, toda a ação em um ambiente limitado e escuro, porém tudo é perceptível, conseguimos entender cada ação, mesmo os stormtroopers sendo tão inúteis e gerando ótimas demonstrações das habilidades de Mando.
E a segunda parte da ação desenrola no melhor estilo John Wick, pois Mando quebrou o contrato ao ajudar o pequeno Yoda, assim sendo, a caçada é reaberta e todos os caçadores vão em busca da recompensa, incluindo aí Greef Carga e os outros seres que olham torto para Mando na taverna, desencadeando uma cena grandiosa de ação e tiroteio e ainda protegendo a criança que ele está levando consigo, para culminar em uma bela demonstração de união da guilda dos mandalorianos e demonstração das armas de cada um deles.
Se este é realmente o caminho que a série irá seguir podemos ter certeza que a tendência é a ação ficar cada vez mais grandiosa, a decisão tomada por Mando irá reverberar até o fim dessa temporada, afinal, há honra até mesmo entre os caçadores de recompensas, isso fica provado nessa cena final e nas atitudes dos companheiros de Mando. Ficam as questões, qual ação será tomada para recuperarem a encomenda? E qual destino do nosso protagonista agora que está protegendo a valiosa criatura?
Até semana que vem!