Crítica | Na palma da mão

O filme Na palma da mão é um longa sul-coreano que foi distribuído no Brasil em 2023 pela plataforma de streaming Netflix. O filme Na Palma da Mão é estrelado por Chun Woo-hee, interpretando Lee Na-mi. Yim Si-wan é quem dá vida ao stalker Oh Jun-yeong,. Kim Hie-won encena o detetive Woo Ji-man. Os atores Park Ho-San, Jeon Jin-oh  e Kim Ye-Won  também fazem parte do longa.

Cena do filme Na palma da mão. Netflix

Eu nem sei como começo falando um pouquinho desse filme que me deixou com mais medo da tecnologia do que eu tinha quando assistia a alguns episódios de Black Mirror.

O filme sul-coreano Na Palma da mão estreou na Netflix tem poucos dias, mas já está entre os mais assistidos da plataforma, e com razão. Aqui acompanhamos a história de Lee Na-mi, uma mulher que acaba perdendo o celular no ônibus, e quem acha, uma pessoa iluminada (pelos sete círculos de você sabe onde) coloca um programa espião e passa a rastrear todos os passos de Na-mi.

E quando digo todos os passos, são todos mesmo. Parece até loucura, mas a gente sequer percebe que o celular está presente em quase 100% do tempo do nosso dia, muitas vezes, nem sequer percebemos que estamos com ele na mão, ou sempre por perto. E o filme explora dessa nossa nova naturalidade da presença do celular, explorando ao ponto máximo que pode chegar o mal uso de tal tecnologia.

O thriller é bom instigante, pois nos preocupamos com a Lee Na-mi e queremos que ela consiga fugir do stalker maluco, e, ao mesmo tempo vamos acompanhando a investigação do detetive Woo Ji-man, que tem uma relação muito mais profunda com o assassino.

O final é de explodir a cabeça, e poderia ter explodido até mais algumas. Ficamos até mesmo incomodados com o poder que objetos tão simples tem nas nossas vidas, e como eles podem destruir relações e reputações de uma forma quase irrecuperável, ainda mais nas mão de pessoas ruins.  Ainda assim, o jeito que Na Palma da mão terminou deixou no ar que, no mundo atual, talvez na consigamos mais nos esconder.

Um homem de óculos sentado em frente ao um notebook enquanto mexe em um celular que tem como tela de proteção o rosto de uma mulher.
Cena do filme Na palma da mão. Netflix

Sinopse: Baseado no romance japonês de mesmo nome de Akira Teshigawara, Na Palma da Mão é um thriller realista que segue Na-mi (Chun Woo-hee), uma funcionária que perde seu smartphone, que contém tudo sobre ela. Jun-yeong (Yim Si-wan) encontra o telefone de Na-mi e o devolve a ela, mas após instalar um spyware. Rastreando sua vida diária, ele aprende o máximo que pode sobre Na-mi – seu paradeiro, hobbies, gostos, vida profissional, finanças e mídia social – e se aproxima dela escondendo sua verdadeira identidade. Enquanto isso, o detetive de polícia Ji-man (Kim Hie-won) encontra vestígios de seu filho Jun-yeong em uma cena de crime e investiga secretamente Jun-yeong, suspeitando do pior. Na-mi está aliviada por ter encontrado seu telefone, mas não por muito tempo, pois sua vida normal vira de cabeça para baixo e fica fora de controle. Tudo porque ele só perdeu o telefone, toda a sua vida está em perigo.