Crítica | Morte as Seis da Tarde

Morte as Seis da Tarde (Plagi Breslau, ou As Pragas de Breslávia no original) é um filme polonês que estreou na Netflix e vem sendo bem comentado.

Mas será que o filme é bom?

Morte as Seis da Tarde é um filme que com certeza vai dividir opiniões.

Se você curte filmes de serial killers, e não se incomoda muito com cenas escatológicas, este pode ser o seu filme.

Mas cuidado, não vá com muita sede ao pote, pois o filme é bom, mas também tem muitos defeitos, que precisam ser deixados de lado para que a experiência seja proveitosa.

E não precisa ser nenhum cinéfilo para perceber os erros deste filme.

Mas vamos começar esta resenha pelo lado bom: A estória.

Morte as Seis da Tarde já começa com um corpo sendo encontrado em uma feira em uma cidade polonesa chamada Breslávia.

Breslávia : Cidade colorida na Polônia será atingida por crimes obscuros
Breslávia : Cidade colorida na Polônia será atingida por crimes obscuros

A diferença é que este corpo foi costurado dentro de um invólucro de couro.

Logo somos informados que este couro é de um boi muito especifico.

A pericia conclui que a vitima foi colocada ainda viva dentro daquele couro e o mesmo foi deixado no sol, fazendo o couro encolher e matar a vitima sufocada.  Além disso, o corpo foi marcado com ferro em brasa com a seguinte palavra:  Degenerado.

Na sequencia acontece outro crime com mais uma ideia sensacional, onde a arma utilizada são dois cavalos e a vitima tem marcado a ferro a palavra Ladrão.

Para fãs de filmes de suspense como eu, este começo é realmente muito bom.

Małgorzata Kożuchowska é Helena
Małgorzata Kożuchowska é Helena

Os crimes começam a ser investigados por Helena (Małgorzata Kożuchowska), uma policial com um corte de cabelo horrível, que nunca sorri, e parece o tempo todo que vai explodir por algo que guarda dentro de si.

Mas como os crimes começam a tomar um vulto maior, a policial recebe a informação de que será ajudada por uma nova policial experiente vinda da capital.

Helena fica frustrada por ser diminuída, mas acaba aceitando a ajuda, e por incrível que pareça a detetive da Capital é realmente muito boa.

Indo a cena do assassinato com o cavalo e acompanhando a autopsia da vitima, ela logo encontra o padrão do psicopata: Todos os crimes aconteceram às 18:00 hrs, e isso está associado a uma antiga lenda sobre a Semana das Pragas.

Elenco de Morte às Seis da Tarde
Elenco de Morte às Seis da Tarde

Sendo assim, fica claro que nesta semana ainda morrerão mais pessoas, então elas precisam encontrar alguma ligação entre as vitimas para poderem ficar na frente do assassino antes que ele cometa novo crime.

Com certeza uma historia com um ótimo potencial, e até agrada ao final da exibição pelas ideias contidas no filme. Mas com certeza podia ter uma execução melhor.

Normalmente eu acho ridículo e preguiçoso as ideias de Hollywood de pegar filmes que fizeram sucesso em seus países de origem e criarem remakes .

Mas Morte as Seis da Tarde é um filme que com certeza seria muito melhor se tivesse sido feito por alguma mente hollywoodiana. E nem falo num David Fincher, já que a premissa deste filme lembra muito a premissa de Seven. Qualquer diretor de filme exibido no Supercine poderia ter lapidado melhor este roteiro , elenco e até figurino, para fazer um filme bem mais fechadinho e realmente desafiador.

Aqui fica claro que o diretor se preocupou com as cenas escatológicas e com a criatividade das mortes, pois é tudo bem gráfico e explicado para que não tenhamos nenhuma duvida dos procedimentos adotados pelo assassino, mas para por ai.

Uma das vitimas do Serial Killer - Suborno
Uma das vitimas do Serial Killer – Suborno

A trama também diverte, pois tem duas boas reviravoltas que eu não tinha previsto e me pegaram de surpresa. Uma delas quando identificamos o criminoso e outra mais ao final, mas para chegar até lá precisamos fechar os olhos à muitas coisas.

Primeiro: O elenco. Todos são insuportáveis. Não há exceção. Não sei se são os atores ou o texto e direção, mas é impossível ter empatia por alguém.  A primeira policial é horrível desde o cabelo até a falta de educação.  Existe uma cena surpreendente em que ela fala “obrigado”. O parceiro dela tirando self na cena do crime beira  A Praça é Nossa, assim como a jornalista sempre a procura do furo jornalístico e o cameraman trapalhão. A policial da Capital não fica longe. Feia, largada, arrogante e estupida. E ainda tem um promotor que parece estar com sarna, pois passa o filme inteiro se coçando e com cara de idiota.

O elenco de Morte às Seis da Tarde
O elenco de Morte às Seis da Tarde

Segundo: As piadas.  Nenhuma funciona e nem sei por que entraram ali. Tem um maníaco matando pessoas como crimes medievais. Quem precisa rir num filme assim?

Terceiro: Erros de edição e risadas espontâneas.  As cenas do cavalo e do barril são memes prontos para a internet. Diretor pegou uma galera e gritou: Se joguem que lá vem um Tiranossauro Rex.  Impossível não ter vergonha daquelas pessoas fugindo de um cavalo  ou um barril como se fosse a Guerra dos Mundos do Spielberg.  Juro que fiquei com saudades até do Michael Bay.

As duas policiais.
As duas policiais

Quarto: Roteiro Didático. As cenas em que as coisas são explicadas são EXTREMAMENTE didáticas. Só sabemos o que o criminoso está tramando porque a policial gênia nos conta. No fim só sabemos por que o assassino está cometendo seus crimes porque outra personagem nos conta tudo tintim por tintim. Sutileza zero!

Aqui nada fica subentendido. Desde os pedaços dos corpos, até as explicações. O diretor insiste em mostrar até os mínimos detalhes  e o roteiro quase pega na nossa mão para explicar tudo.

É ruim? Para muitos não.

Podia ser melhor deixar o telespectador amarrar alguns fios e concluir coisas junto com os personagens , pois temos inteligência suficiente para isso? Para mim sim.

Por fim, só uma menção honrosa ao figurino da médica legista chegando de sapato de salto à cena do crime. Consegue ser pior que o cabelo da protagonista e a roupa da policial da Capital. Jurei que tinham pego uma das cabeleireiras do salão do bairro da minha mãe.

Mas por incrível que pareça, mesmo com todos estes defeitos, o filme conseguiu me divertir, pois tem uma estória criativa, um pouco de critica social e reviravoltas divertidas.

Morte às Seis da Tarde
Morte às Seis da Tarde

Se estiver de bom humor  é uma boa distração para a quarentena, independente do viés que resolver encarar o filme.

E mesmo com todos os defeitos que me incomodaram e pelos quais sei que serei apedrejado, o filme vem fazendo bastante sucesso na Netflix.

Quem sabe o filme não estoure e algum americano resolva melhora-lo?

Assista ai e venha dar sua opinião.

Exagerei?

E você já viu este filme? O que achou?

Já tinha visto outros filmes poloneses? Tem algum para nos indicar?

Vamos conversar nos comentários.

E não se esqueça que temos muitas outras indicações, clique aqui e conheça um pouco mais.

E Curta o Site Mundo Hype nas redes sociais, compartilhe com amigos e continue por aqui.