Crítica | Dora e a Cidade Perdida

O melhor filme de aventura do ano.

Dora e a Cidade Perdida de James Bobin é simplesmente o filme mais legal que você vai poder assistir este ano.

Não estou brincando não!

Esqueça Vingadores , Toy Story ou Star Wars, mas enquanto não chega Jumanji 2,  juro a você que Dora e a Cidade Perdida é o filme de aventura do ano.

Dora e a Cidade Perdida
Dora e a Cidade Perdida

Estou exagerando? Talvez!

Mas sai do cinema tão contente após assistir a este filme que preciso te convencer a assisti-lo também. E corre lá, pois eu já fui tarde, e tenho a impressão que esta é a ultima semana que ele ficará em cartaz nos cinemas.

Ok, logo logo Dora e a Cidade Perdida vai estar em Streaming e já deve estar em milhares de sites de torrent, então para  que vou jogar dinheiro fora vendo este filme no cinema?

Simplesmente porque o clima de aventura deste filme é delicioso, e quanto maior a tela e melhor o som, mas você ficará imerso nesta aventura, e te desafio a não se divertir.

Recomendo inclusive muita pipoca, pois o filme combina com isso.

Eu  tenho 46 anos e ver este filme no cinema foi como voltar no tempo e assistir aos Goonies ou a um filme do Indiana Jones.

Você não é desta época? Que pena. Saiba que perdeu um dos melhores momentos do cinema mundial.

Então porque não aproveitar nossa amiga Dora e ir ao cinema agora ver um filme com aventuras ininterruptas.

Para meus filhos que tem 11 e 6 anos, assistir Dora e a Cidade Perdida no cinema foi a possibilidade de embarcar num filme que parece uma montanha russa e torcerem em voz alta pela pequena aventureira.

Mas você não sabe quem é Dora??

Dora Aventureira
Dora Aventureira

Dora Aventureira é um desenho educativo criado pelo canal Nicklodeon que fez sucesso com as crianças que assistiam aos canais infantis na TV a cabo há uns 5 anos.

Em cada episodio, Dora, algumas vezes com seu primo Diego, mas sempre com sua mochila falante, o macaco Botas e o Mapa,  se envolvia em aventuras, onde sempre deveria encontrar alguma coisa. E sendo um desenho educativo, no meio do trajeto, ela aproveitava para ensinar palavras em inglês para a molecada. (Nos EUA ela ensinava palavras em espanhol).

Se você tem filho de 5 a 15 anos, com certeza eles assistiram Dora, que também foi exibido no Brasil pela TV Cultura.

Agora em 2019, chega as telas do cinema uma versão Live Action  chamada Dora e a Cidade Perdida.

E por incrível que pareça este filme tem diversos acertos.

Isabella Merced , Dora em Live Action
Isabella Merced , Dora em Live Action

O primeiro achado deste filme é a atriz Isabella Merced, que faz Dora. Ela é a atriz perfeita  para o papel. Seu sorriso radiante e cara de moleca parecem saídos do desenho tão conhecido.

O segundo é o roteiro amarradinho e insano, onde a ação não para.

O terceiro é que esta é a primeira vez que vemos uma heroína latina em um filme tão blockbuster quanto este.

No filme, Dora é filha de pais arqueólogos e foi criada na selva, lugar onde se sente completamente a vontade. Tudo vai bem e feliz, até que seus  pais descobrem informações sobre uma cidade perdida na Amazônia, onde de acordo com a lenda, haveria muito ouro.

Sabendo que esta expedição pode ser perigosa, o casal manda Dora estudar na cidade, junto com seu primo Diego.

Na cidade, Dora encontra um mundo muito mais difícil de ser domado do que a selva,  já que não sabe como agir com os adolescentes da escola e isso acaba trazendo problemas para Diego, que morre de vergonha da prima.

Mesmo com toda a dificuldade, Dora, completamente otimista,  segue tentando se acostumar com a nova vida,  até o dia em que ela e alguns amigos são sequestrados e levados para a selva, onde os vilões lhe informam que seus pais estão perdidos na Amazônia, e exigem que a menina rastreie -os com o seu conhecimento da selva, já que acreditam, que eles devem ter  encontrado  a cidade perdida descrita pelas lendas.

Dora e seus amigos
Dora e seus amigos

E a partir dai, haja ação neste filme.

Para começar, é muito divertido o choque de cultura entre Dora e seus amigos na selva. Dora está em seu habitat natural, o que a torna poderosa, cheia de truques bem divertidos. Já seus amigos urbanos ficam cada vez mais assustados com a vida selvagem, o que gera ótimos momentos.

Dora e os personagens do desenho animado
Dora e os personagens do desenho animado

Outro ponto muito legal é encontrar os velhos personagens do desenho, como Botas , Raposo,  o Mapa e a Mochila.

Mas o mais legal mesmo é a aventura em si, no estilo de Indiana Jones. Temos templos cheios de armadilhas mortais, portões que só podem ser abertos com a resolução de charadas que obrigam cada personagem a usar seu melhor talento. Vilões malvados, índios assustadores, traições, animais selvagens e até uma areia movediça que já podia ser vista desde o trailer.

Dora e amigos unidos para decifrar charadas que podem lhes custar a vida
Dora e amigos unidos para decifrar charadas que podem lhes custar a vida

Aliás, um ponto importante a se salientar, é que parece que o trailer já entrega os melhores momentos do filme, porém lhe garanto que isso não é verdade. Ali deve ter uns 30 % de tudo o que acontece neste filme.

Impossível não torcer por Dora e seus amigos , assim como há 30 anos eu torcia pelos Goonies ou comia minhas unhas de preocupação com medo de que Indi não conseguisse se salvar, mesmo sabendo que ele era o mocinho.

Se você é, adulto como eu, permita-se voltar no tempo e sentir toda esta alegre adrenalina de novo.

Se você é mais novo do que eu, e não sabe do que estou falando, vá assistir e divirta-se.

E se você tem criança entre 5 e 14 anos, então você tem obrigação de leva-los ao cinema, pois eles vão adorar.

Dora e a Cidade Perdida
Dora e a Cidade Perdida

Elenco está perfeito. A dublagem nacional não será a melhor que você já escutou, mas não atrapalha em nada  o prazer trazido por este delicioso filme que vai te levar direto a sua infância.

Recomendo.

E você já viu este filme?

Era fã da Dora ou foi levar suas crianças?

Vamos conversar nos comentários.

E Não se esqueça que temos muitas outras indicações, clique aqui e conheça um pouco mais.

E Curta o Site Mundo Hype nas redes sociais, compartilhe com amigos e continue por aqui.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here