O dono de uma boate, a Noble, Samson, faz o possível para manter seu bairro livre de crimes e drogas. Quando um mafioso tenta invadir o território de Samson, o chefão assume uma posição corajosa contra esse criminoso e seus lacaios.
Em 1974, a onda blaxploitation ainda estava forte e os maiores estúdios de Hollywood queriam obter seus lucros nessa fatia do bolo. A Warner Brothers, que anteriormente produziu clássicos do gênero como Superfly (1972) e Cleopatra Jones (1973), foi inteligente o suficiente para pegar sua máquina de marketing e apoiar a distribuição de produções de pequenas empresas independentes, como a Sequoin Films com Black Belt Jones (1974) e Black Samson da Omni Pictures.
Black Samson é um filme com um bom orçamento, no estilo blackjack, com dançarinos sensuais, tráfico de drogas, brigas de socos e fumo. Atrás da câmera está um dream time do gênero: o diretor Charles Bail (1936), o roteirista/produtor Daniel B. Cady e o diretor de fotografia Henning Schellerup (1928-2000). Além de Allen Toussaint (1938-2015) ter contribuído com a trilha sonora. No entanto, temos um filme sem muito diferencial, que oferece uma experiência suave de blaxploitation, que certamente é mais divertida de assistir do que noventa por cento do filme americano atual.
Samson (Rockne Tarkington (1931-2015) é um dono de uma boate, um negro alto e dedicado à defesa dos direitos afro-americanos, impõe tanto respeito em sua cidade natal que os bandidos locais não ousam expandir seus negócios em sua área. A trama real começa com uma premissa tão original que a máfia branca que domina o tráfico de drogas decide entrar na área do protagonista.
O filme dificilmente pode ser comparado a Sansão do Antigo Testamento. Claro, o juiz personagem bíblico um homem forte como seu sucessor dos anos 70, mas a estória dizia que ele matou um leão com as próprias mãos em vez de manter um numa boate. E o leão do filme não faz nada, além de descansar no bar. Da mesma forma, a traição da mulher relacionada à história bíblica de Sansão não foi aplicada ao roteiro.
O relativamente desconhecido Rockne Tarkington é uma boa escolha para Samson. O personagem carece do charme desavergonhado, descontraído e autossuficiente típico dos heróis negros, mas traz um pouco da luta pelos direitos de sua gente. E a ideia do bastão tribal foi do próprio Tarkington, trazendo um nível não tão especial, mas interessante, para as cenas de luta.
No mais, Black Samson é um entretenimento simples, tem um brilho próprio, mas que não ofusca outros filmes do gênero, mas o protagonista e o seu vilão, interpretado por William Smith, mereciam um roteiro melhor.
Homenagem póstuma: Carol Speed (1945-2022)
Carol Speed, a atriz e cantora que fez seu nome com atuações nos filmes da era blaxploitation morreu no dia 14 de janeiro em Muskogee, Oklahoma, aos 76 anos.
Speed interpretou a namorada prostituta do personagem cafetão de Max Julien, em The Mack (1973), a namorada de Rockne Tarkington em Black Samson (1974), e uma mulher muda no drama cult de artes marciais Dynamite Brothers (1974), estrelado por Timothy Brown. E no papel-título, Speed estrelou como a esposa de um pastor que é possuída por um espírito maligno da África Ocidental em Abby (1974). Um filme de terror no estilo de O Bebê de Rosemary e O Exorcista, que a Warner Bros. processou para retirá-lo dos cinemas por violação de direitos autorais.
Nascida em 14 de março de 1945, em Bakersfield, Califórnia, Carol Ann Bennett Stewart foi a primeira rainha do baile negra no condado de Santa Clara, depois frequentou a San Jose State University e, com uma bolsa de estudos, o American Conservatory Theatre em San Francisco.
Trabalhou como cantora e apoio para Bobbie Gentry no Harrah’s em Reno, Nevada e logo apareceu na TV, em séries da NBC. Durante os anos 1970, apareceu em vários telefilmes e após um hiato na atuação após Disco Godfather (1979), Speed foi contratada para um pequeno papel emJackie Brown (1997), de Quentin Tarantino, mas desistiu no último minuto. Seu crédito final como atriz veio em Village Vengeance (2006).