Crítica | Aladdin

Atualizando um clássico com louvor

Aladdin de 2012 é um dos melhores desenhos da Disney, e exatamente por ser um desenho tão cultuado, as expectativas para esta versão Live Action estavam lá em cima.

Aladdin - Animação de 1992
Aladdin – Animação de 1992

Como transportar para as telas com efeitos práticos e pessoas de verdade toda a aventura e magia contidas naquela obra? E como trazer para a tela o icônico gênio azul que foi imortalizado com as estripulias talentosas de Robin Williams?

Mas já podemos deixar nossas duvidas e medos de lado, pois o filme Aladdin que chegou as telas na semana passada supera todas as expectativas!

Aladdin é um garoto pobre que vive de roubos nas ruas da cidade de Agrabah. Um dia ele conhece uma garota que arruma confusão com um vendedor quando resolve pegar pães deste e dar para crianças famintas. Ele não sabe, mas ela é a filha do sultão e está visitando a cidade disfarçada.

Aladdin e Jasmine
Aladdin e Jasmine

O sultão busca um marido para sua filha, mas é controlado pelo seu Vizir, Jafar, que deseja ser poderoso, e busca encontrar uma lâmpada mágica que está escondida numa caverna, mas só pode ser pega por alguém bom de coração. No meio de uma confusão, Jafar percebe que Aladdin é este Diamante Bruto que pode lhe trazer a lâmpada.

Aladdin e a Lâmpada
Aladdin e a Lâmpada

E nem é preciso dizer mais nada, pois acredito que toda pessoa com mais de 3 anos de idade conheça esta famosa história.

Aqui o grande desafio era trazer todas as emoções do desenho para tela e o intento foi atingido com louvor.

Aladdin - Guy Ritchie - Diretor
Aladdin – Guy Ritchie – Diretor

O primeiro ponto de estranheza nesta produção da Disney foi a definição de Guy Ritchie como diretor.  Ritchie iniciou sua carreira com filmes estilizados e tremendamente violentos, mas nos últimos 10 anos vinha fazendo filmes mais populares e para o público jovem, como Sherlock Holmes, Agente da U.N.C.L.E e Rei Arthur o que acredito o tenha trazido para a direção de Aladdin. E ele conduz a estória com maestria.

Outro ponto que causou muita polêmica foi a escolha de Will Smith para ser o gênio. Foram tantas reclamações sobre seu visual e até sobre seu talento para substituir o velho Robin Willians. Mas Smith não veio para substituir ninguém. Ele veio para criar o seu gênio e está sensacional no personagem, que continua tão tresloucado quanto o personagem da animação. Ao termino da projeção ficamos com a certeza que não existia outra pessoa para fazer tal papel.

Aladdim e o Gênio na versão de Will Smith
Aladdim e o Gênio na versão de Will Smith

Aladdin - Mena Masssoud
Aladdin – Mena Masssoud

Aladdin é representado por um ator novo chamado Mena Massoud  que também faz um bom trabalho, trazendo aquele jeito ingênuo e esperto do Aladdin da animação, além de ser muito parecido fisicamente com o desenho.

Aladdin - Naomi Scott
Aladdin – Naomi Scott

Mas na minha opinião o grande destaque deste filme é Naomi Scott. Pelo que pesquisei seu papel mais relevante até o momento fora em Power Rangers. Aqui ela traz luz ao filme a cada momento em que aparece. Sua beleza é estonteante.  Esqueçam Cinderela ou Branca de Neve. A partir de agora todas as menininhas deveriam querer ser Jasmine, simplesmente pela  atuação de Naomi Scott. Ela é linda, atua bem e ainda canta com uma voz sensacional, tanto que ganhou até uma musica solo no filme.

Como já disse em outras resenhas, empoderamento feminino virou quase um vicio de linguagem. Parece que tudo que é arte hoje em dia, tem que levantar bandeira.

Esta versão Live Action segue este caminho, pois a personagem de Jasmine sofreu bastante alterações entre a animação e este filme. Lá ela era simplesmente a princesa apaixonada por Aladdin. Aqui  ela é uma mulher ativa, que deseja ser relevante para seu reino e não aceita simplesmente se casar e viver na sombra de  um homem, por mais príncipe que ele seja.

Aladdin - Naomi Scott e a belíssima Jasmine
Aladdin – Naomi Scott e a belíssima Jasmine

E Naomi Scott carrega este papel com um brilho excepcional.

Aladdin e Abu
Aladdin e Abu

Por fim, é preciso falar sobre a beleza plástica deste filme. Figurinos  sensacionais, bom efeitos especiais (Abu e o Tapete Voador são impagáveis)  e cenas de musicais esplendorosas, que com certeza lembram Bollywood, e que exatamente por isso nos fazem sair do cinema de alma lavada. A cena da chegada do Principe Ali parece um desfile de Escola de Samba, e a cena da dança árabe com os casais é de arrepiar.

Aladdin é um show de cores e sons
Aladdin é um show de cores e sons

Aladdin - Jafar, o vilão
Aladdin – Jafar, o vilão

O único ponto mais fraco deste filme quase perfeito é o vilão Jafar, pois falta maldade para o ator que colocaram no papel. O Jafar da  animação era muito mais perigoso e detestável.

 

De resto, é um filme perfeito. Atendendo a necessidade dos saudosistas  e criando uma nova versão que com certeza ficará na memoria de nova geração que irá conhecer Aladdin e Jasmine  na forma de  um casal de carne e osso.

Aladdin e Jasmine na cena do Tapete Mágico
Aladdin e Jasmine na cena do Tapete Mágico

Corram para o cinema para ter esta ótima experiência.

OBS : Como tenho crianças, assisti a versão dublada e posso garantir que a dublagem está de parabéns. Inclusive em todas as canções. Músicas de arrepiar.

Aladdin
Aladdin

E você, já viu este filme? Prefere a animação ou esta versão?

Vamos conversar nos comentários.

E Não se esqueça que temos muitas outras indicações, clique aqui e conheça um pouco mais.

E Curta o Site Mundo Hype nas redes sociais, compartilhe com amigos e continue por aqui.

1 COMENTÁRIO

  1. Eu,minha Irmã,minha Mãe nossa Amiga simplesmente Amamos o Filme!Nossa que Espetáculo de Cores,Danças e Músicas!Minhas Cenas Favoritas com toda certeza são:Aladdin e Jasmine fugindo dos Guardas,quando eles voam no Tapete Mágico e cena da última parte da Música “Ninguém Me Cala”,que Hino Perfeito contra o Machismo,sério arrasaram e muito!O meu Live Action favorito até um Tempinho atrás,era “A Bela e a Fera”,mas agora tive que mudar de Opinião!O Novo Aladdin está Impecável!Escalaram um Elenco Incrível para todos os Papéis!O Mena arrasou como Aladdin,foi perfeito do início ao fim!A Naomi arrasou como Jasmine,ficou uma Jasmine ainda mais Forte,Decidida e Corajosa!E o Will também arrasou muito como Gênio,nos faz lembrar e muito a Versão em Desenho,ainda mais por ser o mesmo Dublador Brasileiro!#ESTOUAMANDOESTANOVAVERSÃO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here