Batman – O Impostor | Qual a Relação da HQ com o Próximo filme?

Éclaro como a água que um dos super-heróis mais icônicos de todos os tempos, não possui uma saúde mental exemplar. Mesmo não sendo uma exclusividade dele, parece que o Cavaleiro das Trevas direcionou todo seu trauma a evitar que outras pessoas passassem pelos mesmos que o dele. No quadrinho Batman – O Impostor criado por Andrea Sorrentino, Jordie Bellaire e Mattson Tomlin temos grandes diálogos sobre fazer a coisa certa e achar que se está fazendo a coisa certa.
BATMAN, O IMPOSTORDistribuído no Brasil no segundo semestre de 2021, o quadrinho Batman, o impostor é composto por 3 volumes e atraiu os olhos curiosos de fãs de HQs e adaptações do Homem Morcego. A história chamou a atenção primeiro pela estética… o traje do cavaleiro das trevas está idêntico ao trailer divulgado do novo filme que estreará em 2022. A paleta de cores da HQ está sombria como sempre, um jogo de sombras interessante para representar o medo que espreita Gotham em todos os sentidos. A alma da obra parece a mesma apresentada no trailer, embora acredito que o roteiro seja apenas levemente parecido.
Na trilogia com o selo DC – Black Label, Batman se encontra em um sério problema, alguém está assassinando pessoas vestido de Batman, e consequentemente incriminando o herói.  Mas não só, as vitimas desse “impostor” são traficantes, ladrões, assassinos, todos executados a sangue frio muitas vezes publica e midiaticamente. Seu antagonista parece ter um senso de justiça deturbado e está sendo Juri, Juiz e executor. Nessa realidade o tenente Gordon já se aposentou, e muitos acreditam que Gordon alimentou e autorizou por tantos anos a ação do vigilante de Gotham, que ele simplesmente se acha no direito de cruzar um limite que nunca havia antes. Não há quem não acredite que o próprio está cometendo os vários crimes. Agora só lhe resta caçar seu antagonista para limpar seu nome.
BATMAN, O IMPOSTORAlém de todo pano de fundo apresentado nos momentos de ação, há grande diálogos entre Bruce Wayne e uma suposta ajuda. Será que vale todo esforço de lutar incessantemente contra o crime? Sair fantasiado e espancar pessoas em nome da paz é a melhor opção? Será que Bruce com toda a fortuna dos Wayne, não conseguiria ajudar a cidade a sair do buraco em que sempre esteve?
Questões que levam o cavaleiro das trevas a repensar muitas vezes seu senso de justiça. Mas ainda há esperança de encontrar outras pessoas com a mesma moral e propósito que ele, e isso o motiva a continuar a lutar por sua cidade. Mesmo sendo uma cidade caótica, corrupta e intrinsecamente louca.
Sobre o novo filme do Batman por enquanto sabemos que: Estreará nos cinemas com o nome The Batman estrelando pela primeira vez no papel, Robert Pattison como Bruce Wayne (Crepúsculo, O Farol, O Diabo de Cada Dia, Tenet). Não só isso, o filme contará com a excelente direção de Matt Reeves (Cloverfield, Planeta dos Macacos) e grande elenco.
BATMAN, O IMPOSTOR Pelo pouco que se percebe no trailer, as questões tratadas em Batman, o Impostor são levemente semelhantes ao longa. Muito se fala sobre outro quadrinho chamado BATMAN EGO que parece ser também a base para esse novo filme. Ainda assim há muito a se considerar aqui, a provocação sobre os fins que justificam os meios e a própria sanidade do herói são postas na mesa. Batman se vê numa perspectiva de salvador, mas quando visto de outro prisma, pode ser facilmente comparado a qualquer outro vilão da cidade.
O conceito de justiça muitas vezes é ambíguo, e cada qual luta achando ser o herói de sua história. Na própria HQ é elencado os vários diagnósticos de doenças psicológicas encontras em Bruce Wayne, mas todas muitas vezes abafadas pela Raiva que só cresce dentro dele. Pelo que podemos avaliar do trailer teremos em breve um Batman detetivesco e cheio de fúria em seu coração. O filme tem tudo para ser um grande sucesso, pois mesmo vestido de Cavaleiro das Trevas, Batman ainda é a luz de esperança que muitos precisam!
Publicidade

Leia mais Originais