Relembrando Animes – Tonari no Totoro (Meu Vizinho Totoro)

Hoje meu estúdio de animação favorito, o Studio Ghibli, está completando 31 anos e para homenagea-lo, aqui no relembrando animes vamos falar sobre uma das obras mais conhecida e amada do estúdio, que junto com o personagem título se tornou ícone cultural no Japão.

Tonari no Totoro, ou Meu amigo Totoro, ou ainda como é mais conhecido, Meu Vizinho Totoro, é um filme animado de fantasia escrito e dirigido por Hayao Miyazaki e produzido pelo Studio Ghibli (se quiser saber mais sobre o autor da obra e sobre o Studio Ghibli, clica aqui que eu já falei sobre eles), em 1988. Lançado em VHS no Brasil pela Disney e em DVD e Bluray pela Versátil e Livraria Cultura.

 

O Longa conta a história de duas irmãs que se mudam com o pai para um local mais próximo ao hospital em que sua mãe, de saúde frágil, se recupera de uma longa doença e está prestes a voltar a viver em casa. Para as energéticas irmãs, o lugar é um universo novo a ser explorado. A curiosa e destemida Mei, de apenas seis anos de idade, acaba encontrando uma espécie de coelho mágico e ao segui-lo pelo bosque, dá de cara com uma versão gigantesca e sonolenta da criatura.

Ele é um troll, uma espécie de guardião da floresta. Mas, Mei não consegue falar o nome dele direito e, ao invés de falar To-ro-ru (a pronúncia de troll em japonês), ela fala To-to-ru. E Totoro não demora a se mostrar amável e sorridente, disposto a proporcionar às irmãs Kusakabe momentos memoráveis na floresta com outros seres mágicos que, por curiosidade, apenas as crianças podem ver.

 

Nesse meio tempo, Satsuki e Mei conhecem seus vizinhos, fazem novos amigos e começam a se acostumar com a vida que levam em uma cidade diferente. Assim, aparecem personagens como a vovó Nani e o tímido Kanta, vizinho e colega de sala de Satsuki. A história só se complica. quando o fim da internação da mãe é adiado, o medo toma conta de Satsuki, que teme perder a mãe.

Apesar de não entender direito o que está acontecendo, ela foge com legumes frescos para entregar à mãe, pois na sua mente infantil acredita que as verduras fazem bem para a saúde e podem curá-la. Ambientado num ambiente de interior, com plantações, vizinhos amigáveis e uma inocência típica deste lugar, Meu Vizinho Totoro é uma história simples sem grandes reviravoltas.

O filme é quase autobiográfico, uma vez que Hayao Miyazaki também teve sua mãe hospitalizada quando era criança. Apesar dele falar que fez o filme para meninas pequenas. Mas não se engane com isso, qualquer adulto pode vislumbrar e se emocionar com a obra tanto quanto uma criança. A temática universal e fantástica é de fácil aceitação, ver um mundo mágico pelos olhos de uma criança, retratado pelo brilhante Miyazaki é simplesmente incrível. E é isso que faz de Meu Vizinho Totoro um filme tão encantador e atemporal em todos os seus aspectos.

Se você nunca assistiu Tonari no Totoro, por favor corra para assistir o mais rápido possível. Não só esse, como todos os filmes do Studio Ghibli. Você vai rir, chorar e ter uma experiência única com cada longa que o estúdio nos proporcionou até hoje! Finalizo esse post de forma um pouco diferente hoje, quero deixar aqui meus parabéns ao Studio Ghibli, que a 31 anos vem nos trazendo as mais belas animações. E claro, com o trailer de Meu Vizinho Totoro:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ Lidas da Semana

11 séries de época para se apaixonar

Todo mundo tem uma preferência de narrativa quando procura uma série para ver. Existem séries para os amantes de ficção científica, séries de fantasia, policial,...

SDCC 2018 | DC apresenta detalhes de ‘Batman: Three Jokers’ de Geoff Johns

No painel da DC Comics na Comic-Con em San Diego, Geoff Johns fala mais de Batman: Three Jokers, sua próxima minissérie ilustrada por Jason Fabok. A minissérie terá três...

Relembrando Animes – US Manga

Hoje o Relembrando animes vai ser um pouquinho diferente... Ao invés de falar sobre animes os tokusatsus, vou falar sobre um programa de TV....

Crítica | Hereditário

Quando nascemos trazemos uma bagagem para o mundo, em uma mala muito pequena chamada célula, características hereditárias nos acompanham em cada traço de DNA,...

Marvel anuncia o extermínio dos X-Men

Parece que este semestre a Casa das Ideias veio com tudo. Alguns eventos são anunciados para julho, como o Infinity Wars e o Death...

Mais Notícias