A Rede Manchete é nossa queridinha aqui no relembrando animes, afinal de contar além dela ser a responsável pela grande repercussão dos animes no Brasil, foi na manchete que os animes de maior sucesso da TV brasileira foram transmitidos. E adivinhem aonde foi transmitido o anime do qual vamos falar hoje!? Isso mesmo, na Rede Manchete. Então vamos conferir.

Super Campeões, originalmente chamada de Captain Tsubasa foi uma série de mangá escrita e ilustrada por Yoichi Takahashi. Foi publicada originalmente na famosa  Weekly Shōnen Jump entre 1981 e 1988. Em 13 de outubro de 1983, Super campeões ganhou uma versão em animes com 128 episódios e finalizou em 1986.

A série foi exportada e bem recebida na América do Sul, Europa e Oriente Médio. Aqui no Brasil foi transmitida pela Rede Manchete, como eu já havia falado na década de 90. Infelizmente vários problemas aconteceram com o anime aqui no nosso país. Como estávamos na época da Copa da França de 1998, todos os diálogos foram adaptados pra dar impressão que o anime tivesse rolando em função desse campeonato. Além disso, a Gota Mágica não estava muito bem e a dublagem foi completamente desleixada, com personagens mexendo a boca sem voz e um dublador sendo escalado pra fazer 2 ou 3 personagens, inclusive, isso acontecia muitas vezes na mesma cena. Pra piorar, a Rede Manchete já não estava nos seus melhores dias (isso aconteceu pouco antes da falência da emissora) e o anime mudou muito de horário durante a programação e claro, o anime acabou virando piada no “país do futebol”, graças aquele futebol surreal que era apresentado na série.

O Anime conta a história de Oliver Tsubasa, um menino de 12 anos apaixonado por futebol e que tem o sonho de se tornar um jogador profissional pela seleção japonesa, que nunca tinha ido a uma copa do mundo. Suas habilidades chamam a atenção de alguns jogadores da escola para o qual foi recentemente transferido, como Ishizaki e o goleirão Benji.

Oliver também consegue atrair a atenção do ex- jogador brasileiro Roberto Maravilha, que passa a treiná-lo, assim como o próprio time da escola, o Nankatsu. Com a presença de Oliver, o time começa a se destacar nos campeonatos locais e dessa forma tem início a saga de um excelente jogador.

Captain Tsubasa foi lançada para promover o futebol no Japão e contou com o apoio da Associação Japonesa de Futebol para o desenvolvimento do anime, que foi produzido pela Toei Animation. A saga completa foi dividida em quatro partes principais: “Captain Tsubasa”, “Shin Captain Tsubasa”, “Captain Tsubasa J” e “Road to 2002.

Eu não acho a série ruim, pelo contrário. Eu adorava assistir as aventuras de Oliver Tsubasa, então eu recomendo sim o anime. E para finalizar, aquela abertura para matar a saudade:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here