Estava eu arrumando minha coleção de Hot Wheels, quando percebi que nela faltava um carro, o “Mach 5″(que eu nem sei se foi lançado aqui no Brasil, mas isso não interessa agora). Foi então que eu lembrei que ainda não tinha falado sobre esse anime que eu tanto gosto, Speed Racer.

Mach GoGoGo foi criado e desenhado por Tatsuo Yoshida, como uma série de mangá publicada entre 1966 e 1968 na revista Shōnen Book. O mangá foi releitura de um trabalho anterior de Yoshida, Pilot Ace. O enredo principal do Pilot Ace formaria a estrutura para Mach GoGoGo, que seguiu as aventuras de um jovem ambicioso que se tornou um piloto profissional. Em 1967, foi lançado o Anime com 52 episódios. Speed Racer é o nome que o anime recebeu quando chegou nos EUA, no mesmo ano de seu lançamento, que também seria o nome do Piloto e personagem principal. Mas no original, Speed Racer se chama Go Mifune e isso nunca foi citado. O “M” no carro de Speed Racer, na verdade é uma referência ao nome da família no original, não ao nome do carro, Mach 5. Isso foi uma homenagem ao astro de filmes japoneses Toshiro Mifune.

O anime foi exibido pela primeira vez em rede nacional, no programa “Clube do Capitão Aza” na extinta TV Tupi no ano de 1975. Mas também foi exibido pela Rede Globo, Rede Record, Cartoon Network e até mesmo pela MTV. O mangá também foi publicado por aqui. Em 2002 a Conrad Editora lançou um encadernado com três histórias do mangá original. Em julho de 2009, a NewPOP Editora lançou o mangá original de forma completa.

 

A série conta a história do piloto Speed Racer (Go Mifune) que dirige o automóvel de competição Mach 5 em corridas ao redor do mundo. Para vencer as corridas, Speed tem que combater as armadilhas e manipulações dos outros concorrentes como a Equipe Acrobática e o carro Mamute. Para isso, tem o auxílio de sua equipe formada pelo pai,Pops Racer (Daisuke Mifune), de sua Namorada Trixie (Michi Simura), do mecânico Sparky (Sabu), do irmão mais novo Gorducho (Kurio Mifune) e do mascote Zequinha (Sanpei). Mas quando a situação tá complicada, quem auxilia Speed é o Corredor X (Fukumen Resa) que na verdade é Rex (Kenichi Mifune), o irmão mais velho do piloto que desapareceu para se tornar agente da Interpol.

A história realmente começa, quando Pops Racer apresenta os planos para a construção de um motor revolucionário à diretoria da empresa em que trabalha. Ele é ridicularizado por um dos membros, dizendo que tal motor nunca funcionaria e que melhorar o Mach 5, também projetado por Pops, era uma idéia ridícula. Ofendido, ele pede demissão e resolve construir o motor sozinho. Mas Pops Racer não tem dinheiro para isso e então Speed resolve ganhar a Corrida de South Mountain, apoiado pelo seu amigo Sparkie. No entanto, o mesmo membro da diretoria queria apenas tirar Pops Racer da jogada, para depois roubar os planos e ficar com os louros da invenção. Para conseguir os planos, ele contrata capangas, que vão ter que correr atrás de Speed na corrida, uma vez que Pops escondeu os planos com uma tinta invisível no para-brisas do Mach 5. Vencendo a corrida e estragando os planos dos ladrões, Speed finalmente convence seu pai a deixá-lo participar de competições profissionais (No começo seu pai o julga muito inexperiente para participar de corridas profissionais).

 

O Mach 5, é inspirado na Ferrari 250 Testa Rossa, e também nos carros do agente secreto James Bond. A cor do carro é uma referencia à bandeira do Japão e o estilo do carro lembra a aerodinâmica dos caças, com o bico tubarão. O visual do Mach 5 inspirou vários carros atuais de categorias de superesportivos como Mercedes Benz, Ferrari principalmente os modelos F40, F50, Ferrari Enzo Ferrai, McLaren e carros da Fórmula 1, Fórmula Renault, GP2, Fórmula Indy e os comandos do volante são muito usados em carros atuais sejam os de competição ou de rua.

O desenho é muito conhecido pela sua canção tema e pela ótima trilha sonora, que tocava ao fundo e tornava ainda mais emocionantes as corridas em que o piloto Speed participava. É por isso que para finalizar, deixo a abertura original do anime para vocês conferirem:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here