Sempre que eu fico em duvida sobre qual anime eu vou trazer aqui na coluna para relembrar sobre ele com vocês, eu recorro a uma revista Henshin que eu tenho desde o inicio dos anos 2000, que fala sobre todos os animes que passaram no Brasil até naquela época. Esses fds eu estava lendo ela mais uma vez e vi esse anime que fazia um tempo que eu tinha vontade de assistir. Fui atrás do anime e achei alguns episódios em inglês no youtube e acabei assistindo assim mesmo e apesar de ser muito antigo, eu resolvi falar sobre ele hoje aqui.

O Oitavo Homem no original Eito Man (8 Man) é um anime inspirado em um mangá de mesmo nome criado em 1963 pelo escritor Kazumasa Hirai e o artista Jiro Kuwata. Eito Man é considerado o primeiro super-herói cyborg do Japão e supostamente foi a inspiração para o filme Robocop. O mangá foi publicado na Weekly Shonen Magazine, de 1963 a 1966. A série animada, produzida pela Eiken com TCJ Animation Center, foi transmitida na Tokyo Broadcasting System, de 17 de Novembro de 1963 à 31 de Dezembro de 1964, com um total de 56 episódios (mais o episódio especial de “despedida”, “Goodbye, Eightman”). Aqui no Brasil o anime foi transmitido pela Rede Globo também nos anos 60.

A história do Oitavo Homem é centrada no policial Yokoda. Um detetive que foi assassinado por bandidos em serviço e depois ressuscitado em corpo de androide pelo professor Tani. Com seu corpo-robô, o Oitavo Homem é capaz de executar ações impossíveis a um ser humano comum: correr em alta- velocidade, usar visão de raios infravermelhos, que lhe permite ver no escuro, aplicar a força de muitos homens, além de poder assumir a aparência de qualquer outra pessoa.

Como todo super-herói, o 8º Homem possui seu arqui-inimigo na figura do Dr. Demon (Spectra), um cientista a serviço da organização Inter crime. Enquanto esta última devota seus esforços em desenvolver novas maneiras de roubar e impor terror ao mundo, Dr. Demon dedica-se a derrotar o 8º Homem.

Apesar do anime ser em preto e branco e a animação ser bem antiga a história é muito legal. Mas o que mais me chamou atenção foi que pra conseguir seus super poderes, Eito Man precisa fumar um cigarro. Pois é, isso mesmo. Ele tinha que acender um cigarro e dar algumas tragadas, para manter sua energia estabilizada e poder usar suas incríveis habilidades físicas. Se O Oitavo Homem fosse transmitido hoje e dia, com certeza causaria uma enorme polêmica. O sucesso de 8 Man foi tão grande que nos Estados Unidos fizeram uma versão do anime, nesta versão Yokoda se chama “Peter Brady” e o Professor Tani tinha o nome de “Genius”.

É difícil de encontrar e eu sei que nem todo mundo gosta ou consegue assistir algo em inglês, mas se vocês quiserem conferir, vale a pena, a temática do anime é ótima (pra quem gosta de robocop, então…) e eu recomendo. Vou deixar a abertura em Japonês do anime para vocês conferirem:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here