Relembrando Animes – Dragon Ball Z

Oi, eu sou o Goku! espera, não… Eu não sou o Goku, mas essa semana vamos falar de novo sobre esse anime que marcou gerações e é sucesso mundial, Dragon Ball. Semana passada eu falei um pouco sobre a série clássica e hoje é a vez de Dragon Ball Z.

Como eu já contei aqui, Dragon Ball é um mangá de Akira Toriyama, que foi lançado semanalmente na revista Shonen Jump. DBZ começa no volume 17 e vai até o 42 (até o 17 corresponde a série clássica), publicado de 1989 até 1995. O anime completo (clássico e Z) no Japão foi transmitido pela TV Fuji em 26 de Abril de 1989, e terminou dia 31 de Janeiro de 1996 com o total de 291 episódios.

No Brasil a primeira exibição de Dragon Ball Z foi pela Rede Bandeirantes em 1999, no programa Band Kids, sendo a atração de maior audiência do show infantil. Em 2001 a Rede Globo começou a exibir o anime. Dragon Ball Z também foi transmitido pelo Cartoon Network a partir de 1999. Em Janeiro de 2011 o Cartoon Network renovou o contrato de exibição das séries de Dragon Ball no Brasil. Em Abril de 2011, a emissora começa a exibir Dragon Ball Kai, versão editada de Dragon Ball Z, ou seja mais fiel aos mangás.

Sua história se divide em quatro sagas, ao longo da série podemos ver o crescimento dos personagens e o desenvolvimento de seus poderes, também o surgimento de novas raças como os Saiyajins e suas transformações. O enredo é situado 5 anos após o final da série anterior, com Goku já adulto casado com Chichi e os dois têm um filho chamado Gohan. Goku conhece o seu irmão Raditz que o informa que ambos são membros de uma raça extraterrestre chamada Saiyajins, esta raça enviou Goku ainda um bebê para o Planeta Terra, com o objetivo de conquistá-la, mas após aterrissar ele cai em um abismo e se esquece de sua missão. Goku se nega a ajudar Raditz após derrota-ló, ele confronta outros inimigos, como Vegeta, o príncipe da raça Saiyajin, que se torna seu rival e mais tarde seu aliado.

Goku cria muitos inimigos ao longo da série como o tirano galáctico Freeza, o responsável pela destruição dos Saiyajins e trava uma batalha no Planeta Namekusei se transformando em Super Saiyajin e derrota-o, mas Freeza sobreviveu a isto graças ao seu pai Rei Cold, os dois vão para a Terra em busca de Goku e ao chegarem lá se deparam com um jovem que afirma que Goku não é o único a se transformar em Super Saiyajin, em poucos segundos ele elimina o pequeno exército de Freeza, o próprio Freeza e seu pai.  Anos depois um grupo de Androides do exército Força Red Ribbon, aparecem buscando eliminar Goku, mais tarde surge uma criatura chamada Cell, que procura absorver os Androides, ao fazer isso seus poderes aumentam e organiza um torneio, que irá decidir o destino da Terra, porém Gohan que se transformou em Super Saiyajin 2 vence o combate.

Sete anos mais tarde Goku entra em outra batalha pelo bem do universo desta vez, contra um inimigo mágico chamado Majin Boo, com a ajuda de Vegeta e dos Guerreiros Z, ele destrói Kid Boo, e a parte boa do mesmo se une a eles. Dez anos depois em outro Torneio de Artes Marciais Goku encontra Oob a reencarnação de Boo, no meio do torneio Goku o leva embora em uma jornada para treiná-lo como próximo protetor da Terra, acabando a série Dragon Ball Z.

Como eu já falei, na fase Z o anime foi dividido em 4 sagas principais:

  • Saga dos Saiyajins: Se passa durante os episódios – 1 ao 35 do anime.
  • Saga de Freeza: Se passa durante os episódios – 36 ao 116
  • Saga de Cell: Se passa durante os episódios -117 ao 199
  • Saga do Majin Boo: Se passa durante os episódios 200 ao 291

Sobre o Dragon Ball Kai que eu já citei antes. Ele é um remake da série Z remasterizado em HD, anunciado em Fevereiro de 2006 pela Toei Animation. Kai significa revisão, nada mais sendo que uma nova versão editada por Akira Toriyama para comemorar os 20 anos de Dragon Ball. A nova versão da série possui nova abertura e novo encerramento e as falas foram redubladas pelos atores originais. A primeira versão de DB Kai tem 98 episódios, o que significa um corte de 96 episódios até a saga de Cell da versão Z. Este corte tem como objetivo fazer a nova série readquirir a dinâmica do mangá original. Dragon Ball Kai estreou no Japão na TV Fuji em 2 de Abril de 2009.

 

Hoje eu escolhi a abertura da Saga Majin Boo para encerrar esse relembrando animes. É sem duvida a minha saga favorita da fase Z, então acho que é a melhor opção pra terminar esse post sobre esse anime tão querido, Dragon Ball Z:

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ Lidas da Semana

Nova graphic novel da AVEC apresenta um universo que mistura Steampunk, fantasia e Superequipes.

Chega este mês às principais livrarias e lojas especializadas em quadrinhos do Brasil, o novo trabalho do escritor bestseller Felipe Castilho (autor de A Ordem Vermelha: Filhos...

11 séries de época para se apaixonar

Todo mundo tem uma preferência de narrativa quando procura uma série para ver. Existem séries para os amantes de ficção científica, séries de fantasia, policial,...

Lançamento de Resgatar o Brasil, de Jessé Souza e Rafael Valim

A Editora Contracorrente e a Boitempo apresenta o lançamento da obra Resgatar o Brasil, coordenada pelos professores Jessé Souza e Rafael Valim, a coletânea confronta, neste momento dramático da história nacional,...

3º Festival de Quadrinhos de Limeira

Para quem esteve presente no ano passado na cidade de Limeira e pôde comparecer no FLIQ 2017 acompanhou dois dias de muita atividade relacionada à...

Relembrando Animes – US Manga

Hoje o Relembrando animes vai ser um pouquinho diferente... Ao invés de falar sobre animes os tokusatsus, vou falar sobre um programa de TV....

Mais Notícias