Rebobinando – O Gênio do Videogame (The Wizard)

Não, eu não me enganei. Esse não é o Retrogames. Mas o Rebobinando de hoje vai apresentar um filme que fala sobre games e mais importante, com a presença de um clássico do NES, Super Mario Bros 3.

A sessão da tarde nos anos 90 era mágica pras crianças e adolescentes que viveram nessa época. Quem ia para escola na parte da manhã, esperava ansiosamente o vale a pena ver de novo acabar na parte da tarde, para assistir o filme que ia passar naquele dia. E em uma dessas minhas esperas pela maravilhosa sessão da tarde, eu descobri um filme que na época eu achei sensacional. E confesso que acho até hoje.

 

O Gênio do Videogame, ou no original, The Wizard é um filme de 1989, com direção de Todd Holland e distribuído pela universal Studios. No elenco o grande nome da época era de um dos protagonistas, Fred Savage, que interpretava o Kevin Arnold da série Anos incríveis, que foi um grande sucesso durante a época em que esse filme foi lançado.

Mas tinha um detalhe na produção desse filme, que na época ninguém sabia. Ele foi produzido em uma parceria entre a extinta Finnegan/Pinchuk Productions e a Nintendo, que praticamente bancou a produção do longa,  o filme foi feito no intuito de preparar território para um dos maiores games que a Nintendo havia criado, Super Mario Bros 3, que acabara de ser lançado no Japão. O game aparecia pela primeira vez em solo americano no final deste filme o que fez os gamers da época irem a loucura, as vendas foram extraordinárias e bancou com sobras o investimento do filme que tinha sido muito baixo. E Super Mario Bros 3, por esse e outros motivos, se tornou um dos jogos de maior vendagem da história.

 

A história do filme gira em torno dos meio – irmãos Jimmy, o caçula da família, que foi vítima de um grave distúrbio psicológico ao presenciar a morte de sua irmã gêmea que se afogara em um rio, e Corey, o irmão do meio que era seu grande amigo e protetor. Jimmy não interage com ninguém, passa a maior parte de seu tempo quieto olhando para o nada, e sempre carrega consigo  uma  marmitinha de lata com Deus sabe lá o quê dentro. O trauma do afogamento tem dividido a família de Jimmy, que vive com sua mãe, enquanto Corey vive com seu pai.

Quando a mãe de Jimmy resolve colocá-lo em uma instituição para crianças com problemas mentais, Corey se revolta e sequestra o irmão, fugindo com ele para a Califórnia e no caminho ele descobre que Jimmy é um excelente jogador de videogame, do tipo gênio mesmo, como o título em português sugere. Eles acabam conhecendo uma menina chamada Haley, que diz a eles que está para acontecer o maior torneio de videogames que os EUA já havia visto e que teria como prêmio a quantia em dinheiro de U$ 50.000 dólares. Os três então vão para Los Angeles no intuito de participar e quem sabe vencer o campeonato.

o Roteiro do filme não é nada extraordinário, três crianças fugindo de casa. Uma fórmula que não é novidade nas telonas. O diferencial desse longa, é justamente por ele falar sobre games. Qual criança nunca sonhou em ser um grande jogador de videogame? Ainda mais na década de 90, quando o NES e o SNES eram os consoles mais cobiçado do mundo inteiro. Ver esse mundo em um filme, era simplesmente perfeito. Nenhuma criança da época se importava se o filme era ruim, como diziam as criticas. O importante é que nós sentíamos que estávamos jogando junto com o Jimmy.

Se você curte jogos clássicos, eu recomendo que procure O Gênio do Videogame para assistir, vale a pena se emocionar com esse marco da sessão da Tarde. Deixo aqui o Trailer para quem quiser saber um pouco mais sobre o filme:

 

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ Lidas da Semana

SDCC 2018 | DC Comics anuncia quatro novas animações para 2019

A DC Comics, entre os diversos anúncios da San Diego Comic-Con, revela quatro novas animações para o ano que vem. Após anunciar os filmes...

11 séries de época para se apaixonar

Todo mundo tem uma preferência de narrativa quando procura uma série para ver. Existem séries para os amantes de ficção científica, séries de fantasia, policial,...

GOTHAM | Divulgado o visual do vilão Bane na 5ª temporada da série

Ontem (22/10) foi divulgado através da conta no Twitter de Tze Chun (produtor e roteirista da série) imagens que mostram o visual do vilão...

Porcupine Publishing licencia direitos mundiais em inglês para o RPG de A Bandeira do Elefante e da Arara

Esta semana, a série A Bandeira do Elefante e da Arara fechou um grande contrato de licenciamento em dois meses, desta vez com a Porcupine Publishing, uma...

Novo volume de Hellboy – Edição Histórica chegará em novembro, pela Mythos

A Mythos lançará o novo volume de Hellboy – Edição Histórica no próximo mês de novembro, continuando a coleção que completa dez anos este ano. Hellboy – Edição Histórica –...

Mais Notícias

Você não está conectado à internet