Eu irei depois do caminhão.
Como?
Eu não sei, eu vou descobrindo no caminho.

 

Quando eu era criança, estava brincando com um coleguinha de não poder pisar nos vãos do azulejo, ou morreríamos. É como Indiana Jones, ele me disse. Eu nunca havia assistido nenhum filme do Indy, mas entendi o que ele quis  dizer. Indiana Jones é um daqueles personagens que está tão atrelado à cultura popular que é impossível encontrar alguém que não soubesse do que se trata. Quem afinal nunca pensou em como seria divertido entrar em uma catacumba e descobrir seus segredos escapando de mortais armadilhas?

indiana jones caçadores da arca perdida

Caçadores da Arca Perdida nasce da união de esforços dos pais do novo cinema americano: Steven Spielberg e George Lucas. Os dois que haviam disputado vários Oscars anos antes com Contatos Imediatos de Terceiro Grau e Star Wars eram grandes amigos e discutiam sobre seus novos projetos. Spielberg disse que queria dirigir um filme da série 007 enquanto Lucas contou sobre uma ideia que teve enquanto escrevia Star Wars sobre um arqueologista baseado na série Flash Gordon, o filme se chamaria Raiders of the Lost Ark. O projeto obviamente foi pra frente e ajudou a encravar o nome dos dois como um dos maiores realizadores cinematográficos de todos os tempos.

 

Em estrutura, o filme se parece muito com um filme de aventura B da década de 50. Temos uma trama no místico Egito em que um americano deve enfrentar as forças do mal e recuperar um artefato poderoso em meio a muita ação, perseguições, poses e frases de efeito. Mas Spielberg consegue dirigir o filme para que ele se equilibre com perfeição na tênue linha entre ser cool e se tornar uma grande canastrice. Veja bem, um homem cuja principal arma é um chicote em um filme que se leve totalmente a sério não poderia correr em linha reta e não ser acertado por nenhum tiro dado por soldados alemães… Mas o filme é gravado de maneira tão empolgante, com seus takes e a trilha sonora dando um ritmo tão aventuresco, que você mal consegue prestar atenção nisso. Um filme que tentou buscar este equilíbrio foi Capitão América: O Primeiro Vingador, que em muitos aspectos emula Caçadores da Arca Perdida, talvez o que tenha faltado para o filme da Marvel foi deixar a seriedade um pouco mais de lado…

indiana jones poster

O filme narra uma busca do Arqueólogo Indiana Jones para encontrar a lendária Arca da Aliança, onde estariam as tábuas originais dos dez mandamentos, no Egito antes do exército nazista encontra-la e usar como uma arma na vindoura guerra mundial. Passando por diversas catacumbas, o filme justifica seu nome original (Raider está muito mais para saqueador do que caçador…).

 

Voltando ao personagem principal, como já dito antes, ele se tornou um marco do cinema. Todos os reconhecem pelo seu chicote e chapéu e isso é uma característica que veio sendo explorada desde a primeira cena que ele aparece. Nas sombras, o que vemos são estes objetos, e não a cara do ator. O mito é maior do que o personagem afinal. Mas acontece que Harrison Ford conseguiu dar a ele ainda mais elementos com a sua inimitável cara de canalha bon vivant. Indiana é um cara que pode estar machucado, preso em uma situação impossível de escapar e com uma iminente morte, ele ainda assim estará com um sorriso sarcástico no rosto. E isso é muito impactante.

indiana harrison ford

Recentemente porém, o filme ganhou os holofotes da cultura nerd após a galera reparar que, no fim, se Indiana Jones não existisse no universo do filme a Alemanha sofreria um baque enorme ao conseguir seu objetivo e não haveria a segunda guerra mundial, o que seria um furo de roteiro. Pra mim, não é erro primeiro por que o final em nada desmerece o resto do filme, e segundo porque é fato que Hitler buscava formas alternativas de poderio bélico, seja na forma de novas tecnologias, seja na forma de misticismo, mas todos estes estudos ocorriam nos Alpes Suíços longe de Berlim, então ainda haveria guerra e nosso heroi não é um grande desgraçado no fim das contas…

 

Sendo um dos bastiões do gênero de aventura, Indiana Jones: Caçadores da Arca Perdida é um daqueles filmes obrigatórios pra qualquer um que adore um bom filme pipoca. Sem falar na trilha sonora de John Williams, porque este compositor está sempre sacaneando com suas composições espetaculares….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here