Rebobinando – Contatos Imediatos de Terceiro Grau

Eu me sinto uma pessoa muito privilegiada quanto a influências na cultura nerd, meus pais sempre gostaram de coisas relacionadas a isso, principalmente meu pai que gosta muito de ficção científica, foi com certeza quem fez eu me apaixonar pelo o tema e o filme de hoje aqui do Rebobinando é um clássico da Ficção que me marcou justamente por isso, quando eu era criança e assistia ao filme, a cena que ficou inesquecível, é a cena do purê de batata, em que o personagem principal, obcecado com a imagem de uma montanha que surge em sua mente, faz um modelo dela no seu purê na hora do jantar. É claro que na época tudo para mim tinha outra visão do que eu tenho agora que sou aduta. Mas graças a essa cena, eu pude gostar cada vez mais desse filme e hoje vou relembrar dele aqui com vocês.

Contatos Imediatos de Terceiro Grau, no original Close Encounters of the Third Kind, é um filme americano lançado em 1977, escrito e dirigido por Steven Spielberg. O longa é estrelado por Richard Dreyfuss, François Truffaut, Melinda Dillon, Teri Garr, Bob Balaban e Gary Guffey. Contatos imediatos foi um projeto que Spielberg sempre quis realizar. No final de 1973, ele desenvolveu um acordo com a Columbia Pictures para um filme de ficção científica. Apesar de Spielberg receber crédito único pelo roteiro, ele foi auxiliado por Paul Schrader, John Hill, David Giler, Hal Barwood, Matthew Robbins e Jerry Belson, que contribuíram em vários níveis. O título é tirado da classificação de contatos imediatos com alienígenas criada pelo ufologista J. Allen Hynek, em que o terceiro grau indica observações humanas de verdadeiros alienígenas ou “seres animados”.

As filmagens começaram em maio de 1976. Douglas Trumbull foi o supervisor de efeitos visuais, enquanto Carlos Rambaldi criou os alienígenas. O Filme foi sucesso de crítica e bilheteria em seu lançamento. Em 1980 o filme foi relançado como Close Encounters of the Third Kind: The Special Edition, que possuia cenas adicionais. Um terceiro corte do filme foi lançado em 1998. Ele recebeu vários prêmios e indicações no Oscar, BAFTA, Golden Globe Awards e Saturn Awards. Em dezembro de 2007, o longa foi selecionado para preservação no National Film Registry da Biblioteca do Congresso norte-americano como sendo “culturalmente, historicamente ou esteticamente significante”.

A história começa quando uma série de fenômenos estranhos passa a acontecer nos Estados Unidos. Várias cidades do interior do país afirmam ter visto luzes luminosas no céu, objetos estranhos voando, acompanhados de uma estranhíssima melodia de 5 notas. Ao mesmo tempo, ao mesmo tempo, temos a trajetória de Roy Neary, um trabalhador comum dos EUA que vive uma vida normal e tranquila com sua família. Até que um dia, ele tem um contato imediato de primeiro grau com as naves (quando apenas vê os discos voadores). Na mesma noite, Jillian Guiler acorda de madrugada e nota que seu filho, Barry não está, ela sai em busca dele e encontra Roy em uma estrada quando ele quase atropela Barry e ambos tem um contato direto com objetos voadores. A partir daí suas vidas mudam drasticamente, em acontecimentos que envolvem Barry, Roy, Jillian, a melodia de 5 notas e o Governo.

Enquanto isso, Claude Lacombe, renomado cientista francês encarregado de ajudar o Governo nas investigações dos fenômenos que incluem o achado de vários aviões desaparecidos na Segunda Guerra em excelente estado e o navio Cotopaxi em pleno deserto, chega aos EUA e é recebido por um tradutor, juntos eles irão seguir os rastros dos ET’s e acreditam que a melodia de cinco notas seja uma pista. Nisso, Roy e Jillian finalmente tem uma elucidação da busca que enfrentam juntos, tentando entender o que aconteceu com ele e descobrem que a resposta está na Torre do Diabo em Wyoming. Numa operação que envolve todo o exército norte-americano, cientistas, e mais o casal Roy e Jillian, os extraterrestres finalmente farão seu contato imediato de terceiro grau.

Mesmo com toda a tecnologia que temos hoje, Contatos Imediatos continua sendo um dos melhores filmes de ficção cientifica, seu roteiro inovador e totalmente pesquisado com ajuda de especialistas se destacam mesmo agora, quase 4 décadas depois de seu lançamento.

Além de tudo, posso afirmar com toda a certeza do mundo que a coisa mais marcante nesse filme, é justamente a melodia de 5 notas (são elas: Ré Mi Dó Dó Sol). E não poderia ser diferente, uma vez que a trilha sonora do filme é composta por ninguém menos que John Williams. A sequencia do “diálogo” entre a nave e os terráqueos através das cinco notas é emocionante, inovadora e sensacional. Qualquer pessoa que assista ao filme se impressiona com toda a cena que é genial. E por isso hoje, finalizo esse rebobinando, que foi um tanto quanto emocionante poder escrever, com essa cena tão marcante do filme:

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet