Quem é Rob Liefeld?

Hoje falaremos sobre um mito único, um grande causador de divergências, e que para muitos deu apenas duas boas dadivas aos quadrinhos: Deadpool e Cable. Estamos falando de Rob Liefeld, nascido em 3 de outubro de 1967 em Anaheim, Califórnia. Teve sua carreira iniciada nos anos 90 com os Novos Mutantes e mais tarde com a X-Force.
Em 1992 junto com outros ilustradores deixou a Marvel Comics para fundar a Image Comics e seu primeiro trabalho na editora foi “Youngblood #1“.
Com o amor dele por quadrinhos desde criança o mesmo decidiu ser um artista profissional, na adolescência ele comparecia a eventos onde teve a oportunidade de encontrar com  George PérezJohn Romita Jr.Jim ShooterBob LaytonMike Zeck e Marv Wolfman

Depois de terminar o ensino médio ele trabalhou como entregador de pizza, pedreiro entre outros empregos enquanto estava praticando seus desenhos. Após este momento ele voltou a apresentar-se em eventos no qual entregava seus esboços para artistas da Marvel e da DC, até que Dick Giordano pediu a ele mais esboços(sendo estes esboços de desenhos da DC) ma outro editor chamado Mark Gruenwald oferece a ele um trabalho de 8 paginas nos Vingadores ilustrando o Pantera Negra o que era uma grande surpresa para um artista de apenas 19 anos. Entretanto, ele publicou seu primeiro trabalhop para a Dc em “Rapina e Columba” em 1988 e no mesmo ano ele foi inserido  no livro bonus Warlord #131, tanto quanto Origens Secretas #28.
Na edição de numero 5 de Rapina e Columba seu desenho era um caos dimensional, do qual foi orientado para que o leitor girasse o quadrinho para ler as histórias, e por causa disso ele foi cortado da DC pelo editor Mike Carlin.

Logo depois Rob veio fazer parte da Marvel Comics e seu primeiro trabalho foi O fantástico Homem-Aranha anual #23 e em 1989 Rob se tornou o desenhista de Novos Mutantes começando na edição 86 no qual é citado como um grande sucesso editorial.
Com Novos Mutantes 1 #98 Liefeld tomou controle da parte criativa da série desenhando, pintando e com Fabian Niciaeza nos diálogos que terminou na edição 100 sendo substituida por X-Force ( Vol. 1) que vendo 4 milhões de cópias quebrando o recorde feito por Claremont e Jim Lee.

Curiosidade: No meio dos anos 90 Liefeld é entrevistado por Lee por causa do seu sucesso com a X-Force. E também foi entrevistado por Stan Lee em um documentário chamado The Comic Book Greats.

Em 1992 juntamente com  Jim LeeTodd McFarlane,Erik LarsenWhilce PortacioJim Valentino e Marc Silvestri Liefeld saiu da Marvel e co-fundou a Image Comics no qual publicou trabalhos similares  aos X-men chamado The X-Cutioners e a serie Youngblood baseado nos Jovens titans da DC. 


Em 1996 e 1997 Liefeld saiu da Image para fazer um trabalho de cooperação na Malibu Comics fundada por  Scott Mitchell Rosenberg.

Curiosidade: Alan More co-escreveu algumas das hqs de Youngblood and Glory em 1997.

Em 2000 Liefeld voltou a trabalhar com os Xmen na X-Force até que fossem canceladas. Em 2004 desenhou uma minisérie chamada Cable e Deadpool com Fabian Nicieza e no mesmo ano Rob criou a Arcade Comics com reedição de Youngblood e com novas edições com participação de Mark Millar e Brandon Thomas.

Em 2006 trabalhou com Loeb em Heróis Renascem e em 2007 Rob retorna para Image Comics onde ficou até 2008.
Voltando em 2010 para a Marvel para trabalhar com Deadpool, e em 2011 (vejam só) ele retorna a desenhar Rapina e Columba numa minisérie feita por Robert Kirkman e com o cancelamento desta série na edição 8, Liefeld começou a trabalhar com DeathStroke e outros dois personagens, mas em 2013 depois de uma treta com a DC por causa de várias repaginações e finalmente retornando novamente para a Image Comics com seu trabalho de Youngblood.

Confiram alguns brilhantes trabalhos deste ilustre desenhista:

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet