Quem é Alex Ross?

Hoje falaremos de um lendário desenhista norte-americano, inspiração para muitos e bastante aclamado pelo público: Nelson Alexander Ross mais conhecido como Alex Ross nascido no dia 22 de janeiro de 1970 nascido no Oregon ficou conhecido pela mini série Marvels juntamente com Kurt Busiek na Marvel e logo após em 1996 por Reino do Amanhã que Ross foi co-escritor juntamente com Mark Waid na DC.

Desde então Ross fez o design das capas de Astrocity e vários projetos para Dynamite Entertainment, já nos filmes ele fez o conceito e arte narrativas de Homem Aranha e Homem Aranha 2 e a arte no DVD do Filme Unbreakable, fez também design e posters para jogos de vídeo games e também action figures.

Sua arte é conhecida por conceitos bem realistas e sua atenção para os detalhes criaram um estilo próprio e por vezes foram satirizados na revista MAD por causa do tempo que Alex leva para desenhar sua arte.
Ross começou a desenhar aos 3 anos sob influência de artistas como  John Romita Sr., Neal Adams,George Pérez e Bernie Wrightson.
Aos 16 anos ele descobriu a arte realista de ilustradores como Andrew Loomis e Norman Rockwell, e com 17 anos  começou a estudar pintura na Academia Americana de Artes em Chicago onde sua mãe havia estudado. Durante seu tempo na faculdade Ross descobriu as artes de J. C. Leyendecker e Salvador Dalí. E neste tempo ele teve a idéia de pintar seus próprios quadrinhos, ALex se graduou em 3 anos.

Depois de graduado Ross publicou um quadrinho chamado Terminator: The Burning Earth escrito por Ron Fortier e publicado na Now Comics em 1990, logo depois ele produziu uma variedade de desenhos, e em 1993 ele completou sua primeira obra de super herói chamado Superman : Apocalipse e Além (tradução literal).
Durante este tempo Ross encontrou com Busiek e programaram de fazer a história do início do Universo Marvel da perspectiva de uma pessoa comum, esta série chamada Marvels foi publicada em 1994, uma cronica da vida de um fotojornalista vivendo num mundo de heróis e vilões.

Ross, Busiek e Brent Anderson criaram Astrocity que foi impressa e produzida primeiramente na Image Comics em 1995 e mais tarde pela WildStorm Comics continuando a explorar a idéia de vilões, super heróis e pessoas comuns no mesmo universo, no entanto Ross pintava as capas que foram publicadas recentemente.

Em 1996 Ross começou o projeto de Reino do Amanhã com Mark Waid do qual co-criou Magog e também patenteou seus designs de Cable e Estrela Quebrada ( ShatterStar – tradução literal) ambos personagens criados por Rob Liefeld, Ross seguiu seu trabalho de O Reino do Amanhã com Tio Sam um super herói criado na DC para a linha Vertigo, um trabalho experimental que explora o lado negro da história americana.

Em junho de 1998 Ross desenhou a lenticular de Superman: Forever #1 e em março de 1999 Batman: No man´s land #1.

Curiosidade: Entre 1998 e 2003 juntamente com Paul Dini, Ross produziu diversos tabloides anuais para comemorar os 60 anos da DC Comics com Superman: Paz na Terra, Batman: Guerra contra o Crime, Shazam Poder da  Esperança, Mulher Maravilha Espirito da Verdade, e também dois especiais da Liga da Justiça Origens Secretas e Liberdade e Justiça.

Em 2000 Ross fez os plots de designs da trilogia X ( Terra X, Universo X, e Paraíso X) que combinou vários personagens da Marvel em varios períodos.
Em 2001 Ross trabalhou num projeto de quadrinhos que beneficiaram os familiares dos mortos no episódio de 11 de setembro, ele pintou covers para a série de TV Smallville, e também produziu designs para filmes do homem aranha e jogos do mesmo estrelando duende verde e electro.
Em 2003 Ross publicou um livro chamado Mythology: The DC Comics Art of Alex Ross publicado por Pantheon Books. Também em 2004 Alex Ross desenhou 15 quadros dos quais foram doados os benefícios para United Cancer Front.  

Em agosto de 2005 trabalhando com Jim Kruegera série limitada e mensal Justiça, em 2008 Ross embarcou num projeto focando os personagens da Era de Ouro:  Projeto Superpoderes com Jim Krueger para a Dynamite Entertainment Ross ilustrou e escreveu Vingadores/Invasores porém publicados pela Dynamite Entertainment com historias de versões do Capitão América e Namor para a Segunda Guerra Mundial e mais tarde ele desenhou “Bush Sucking Democracy Dry” para camisetas com George Bush sendo um vampiro que sugava sangue da Senhora Liberdade e outro “Time for a Change” com Barack Obama como um super herói.
Ross também, pintou Edições de colecionadores para Mortal Kombat vs DC universo.

Já em 2010 Ross foi incluido como diretor criatico de The Phantom tambem pela Dynamite Entertainment e um team-up com Kurt Busiek em Kirby: Genesis, uma minisérie que saiu em 2011.

Em 2012 Ross desenhou a arte promocional para o jogo Assassin´s Creed 3 e em 2013 desenhou um exclusivo GameStop para Watch Dogs.

Curiosidade: Ross ganhou um Eisner em 1997 por Reino do Amanhã e um premio da Sociedade Cartunista em 1998 por Superman.

Veja abaixo algumas artes deste grande desenhista:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here