Perfil HQ | Quem é Caliban?

Mutante cujo dom é sentir outros mutantes a quilômetros de si mesmo. Morlock, foi membro das equipes X-Factor e X-Force, como também um dos Cavaleiros de Apocalypse.

Em 1975 Chris Claremont, um jovem de 25 anos, começa a escrever as histórias do grupo mutante mais famoso de todos os tempos, os X-Men. E por 17 anos roteirizou sagas famosas e colaborou na criação de vários personagens, inclusive o Caliban, cujo nome vem de um dos antagonistas da peça A Tempestade de William Shakespeare. A ideia do personagem surgiu bem antes da sua estreia na edição 148 de Uncanny X-Men em 1981, quando Claremont e John Byrne, como um membro “em treinamento” de uma equipe secundária dos X-Men, como os “New Mutants”, ao lado de versões de Willie Evans, Jr. e Kitty Pryde.

Esboço de John Byrne para o Caliban “New Mutant”, 1978

Entretanto, Jim Shooter vetou a ideia e a Lince Negra foi a única que se juntou aos mutantes. Assim, ao formarem os Morlocks, Shooter fez que Claremont e Dave Cockrum trabalharem o personagem como um dos excluídos, sua aparência foi desenvolvida por Cockrum, que se baseou em albinos devido a aversão que o personagem tem ao sol.

BIOGRAFIA DO PERSONAGEM

Muito sobre o homem conhecido como Caliban é um mistério, mesmo sua idade exata. Albino com grandes olhos amarelos, ele foi um mutante identificável desde criança, tanto que seu pai que lhe deu o nome Caliban por lembrar o personagem de Shakespeare em A Tempestade. O que aconteceu com seus pais é desconhecido, mas Caliban acabou saindo de casa e criou uma nova vida nos túneis abaixo de Manhattan, Nova York.

Até ser encontrado por Callisto, que o ajuda a aprender sobre seu poder de rastreamento de mutantes e usou-o para localizar outros mutantes que ela organizou na comunidade Morlock. Vivendo nos esgotos e subterrâneos abandonados sob as ruas de Manhattan, o ingênuo Caliban, encontrou um renovado sentimento de família, mas apesar de seu status como fundador daquela comunidade, ainda se sentia sozinho mesmo entre seus companheiros marginalizados.

Caliban passou algum tempo vivendo nos túneis, possivelmente anos, o tempo suficiente para que ele esquecesse o que o sol causasse em sua pele. Eventualmente, Caliban aproximou-se o suficiente da superfície para que seu poder o alertasse para a presença de Kitty Pryde e Tempestade, participando de um show de sua amiga, Cristal, na Infinity. Sua presença cria pânico no público, onde Tempestade tenta acalmar ao lado da Mulher-Aranha. Caliban consegue sequestrar Pryde e foge, mas é interceptado pelas heroínas, explica que só queria um amigo como ele. Convidado para se juntar aos X-Menpreferiu voltar para os Morlocks. [Uncanny X-Men (1ª série) # 148]

De volta aos subterrâneos, Caliban não conseguiu esquecer Kitty e desejava vê-la novamente. Quando ela e os X-Men investigaram o seqüestro do Anjo, encontra Kitty nos túneis, muito doente, contaminada após o toque da morlock Doença (Plague). Ele a levou para seus aposentos pessoais, com a esperança de que Kitty fique com ele para sempre, após a recuperação de sua saúde. Embora estivesse extremamente, Kitty sabia que os X-Men estavam com problemas e implora para ajudá-los, prometendo ficar com ele, se ajudasse os X-Men contra Callisto. Caliban ajudou, informando da Lei Morlock de um julgamento por combate pelo comando da comunidade. Como resultado, Tempestade desafia Callisto e ganha a liderança, bem como passagem segura para a mansão, onde a doença de Kitty foi devidamente tratada. Tempestade convida a todos a morarem na superfície com os X-Men mas Caliban, falando por todos, novamente rejeita o convite.  [Uncanny X-Men (1ª série) # 169-170] Semanas depois, Callisto, vingativa pela perda da liderança, ordena que os Morlocks sequestrem Kitty para forçá-la a se casar com Caliban. Os X-men chegam para salvá-la, porém mesmo contra sua vontade ela aceita casar com o feioso Caliban por sua antiga promessa, porém com sua generosidade e amor por Kitty ele a libera da dívida esperando que volte algum dia por vontade própria.

Massacre de Mutantes: Logo, o mundo de Caliban virou de cabeça para baixo quando os Carrascos, atacaram os Morlocks. Caliban foi um dos primeiros alvos, pois Caliban foi ferido pelo Dentes-de-Sabre, mas foi salvo graças a Artie & Leech.

O trio foi resgatado pelo X-Factor com vários outros Morlocks sobreviventes. Quando o Anjo quase morre, Caliban entra na equipe em suas missões. Caliban se sentia inútil nessas aventuras. Seus poderes eram inúteis em uma luta, queria o poder para proteger seus amigos e vingar os mutantes que perdeu. Apocalypse oferece esse poder e o fraco Caliban foi transformado em seu novo Cavaleiro da Morte.

Quatro Cavaleiros: Apocalypse altera sua estrutura genética e o deixa mais forte, resistente e hábil para o combate. Como Morte, Caliban executa várias tarefas para seu novo mestre, servindo como seu servo guerreiro. E inicia sua vingança contra Dente-de-Sabres por seu papel no massacre. Quando seu mestre confronta o X-Factor original e os Inumanos, Caliban retorna aos túneis de Morlock. Lá, ele localiza Dentes de Sabre, que ainda persegue Morlocks. Em combate, Caliban quebra a coluna do carrasco e o deixa para morrer, sem perceber que tem um fator de cura. Logo depois, Caliban enfrentou Arcanjo, que havia se juntado aos seus companheiros de equipe no X-Factor. Como ambos haviam sido geneticamente alterados por Apocalipse, Caliban viu isso como uma oportunidade para provar sua superioridade sobre seu antecessor.

Caliban como membro do X-Force de Cable

A custo de sua inteligencia Caliban sai do controle de Apocalipse. Com sua enorme força fisica, Cable o convida para integrar a sua X-Force. Caliban teve diversas aventuras com a equipe, incluindo confrontos com o Mojo e o Sr. Sinistro, além de várias brigas com o Dente-de-Sabres. Neste período sofre efeitos colaterais, convulsões que quase o levam a morte, por causa de sua transformação em Cavaleiro de Apocalypse.

Cavaleiro Peste: Apocalypse retorna e leva Caliban para longe da X-Force que o transforma em Peste, desta vez, aumentando ainda mais o seu poder físico e lhe dá a habilidade de infectar as pessoas através de seus dons mentais. Junto com Ahab, Rapina e Wolverine formam os novos cavaleiros do Apocalipse. Quando Cable consegue libertar seu pai, Ciclope da fusão com Apocalypse, Caliban é libertado enfim da influência de En Sabah Nur.

Após o Dia M, Caliban segue para o Instituto Xavier junto com os mutantes sobreviventes, liderados por Erg. Mais tarde, ajuda os 198 a fugirem com Domino e Shatterstar para uma das bases secretas de Nick Fury em Nevada. Algum tempo depois, Caliban e Sanguessuga vão até os esgotos procurar o que restou dos Morlocks quando são atacados por um grupo Masque. Caliban é espancado e Masque reduz sua massa muscular próxima ao que era originalmente. Enfraquecido, vai até o Instituto Xavier pedir ajuda. É socorrido e com os devidos cuidados médicos, retorna com os X-men pros esgotos. Caliban espanca Masque com tanto ódio que só para quando seus amigos o seguraram.

Caliban e a nova X-Force: Wolverine, X-23, Madame Hepzibah, Lupina e Apache

Morte: Por sua capacidade de rastrear mutantes, foi convocado por Ciclope para entrar na nova X-Force, uma equipe secreta liderada por Wolverine para encontrar Cable e resgatar a primeira criança nascida pós Dia M, a Esperança. Mesmo com muitos farejadores na equipe, Caliban que fez a diferença e conseguiu encontrar seu antigo líder na primeira X-Force. Quando chegam, Lady Letal e seus carniceiros atacam Cable, a X-Force enfrenta os vilões e, Caliban para impedir os tiros em Apache se atira na frente do amigo, morrendo em seus braços.

Necrosha: Caliban é revivido através de um vírus tecnorgânico e levado a Selene com a finalidade de encontrar outros mutantes mortos e ressuscitá-los pelos mesmos meios, até ser sacrificado pela própria vilã.

NA TV Na célebre série animada dos X-Men ( X-Men: The Animated Series, 1990), o personagem apareceu em vários episódios, como também na série X-Men: Evolution.

NO CINEMA

Na franquia cinematográfica da Fox, Tómas Lemarquis em X-Men: Apocalypse (2016) interpretou Caliban que era um excêntrico agente de informação na década de 1980, que agia também como traficante do mercado negro na Alemanha dividida.

 

Em 2017, no filme LoganStephen Merchant retrata o personagem albino, numa interpretação de caráter cínica e irônica que merece nossa atenção, pela maneira sóbria e altruísta que o personagem merecia. Os dois papéis

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet