Perfil HQ | Quem são Manto e Adaga?

Manto e Adaga são uma dupla de personagens do Universo Marvel. A dupla foi criada por Bill Mantlo e Ed Hannigan e teve sua estreia em the Spectacular Spider-Man #64.

Duas crianças perdidas, duas vidas cheia de esperança interrompidas pelo tráfico de drogas, mas do fim o novo começo… Das trevas ela é a luz… Mas a luz também não sobrevive sem as trevas, um dependente do outro, duas vidas dedicadas a luta para evitar que outros jovens acabem como eles, hoje o Mundo Hype vai falar de MANTO & ADAGA.

Adupla foi criada em 1982 por Bill Mantlo e Ed Hannigan tendo sua primeira aparição em Parker Parker, The Amazing Spider-Man #64, como meros coadjuvantes do nosso querido homem-Aranha. Porém apenas muitos anos depois foi revelado que a eles são portadores do gene X e a droga que foi imposta em seu organismo fez esse gene se ativar dando origem aos seus poderes!

Tyrone Johnson (Ty) era um adolescente gago, certo dia ele e seu amigo Billy foram conferidos com assaltantes, Billy correu com medo junto com os bandidos e a polícia abriu fogo, por culpa de sua deficiência TJ não conseguiu avisar seu amigo do perigo iminente e o viu morrer, inconformado e com medo ele fugiu para nova York passando a morar em suas ruas, sem ter com dinheiro ele tenta roubar para sobreviver!

Tandy Bowen é filha de Melissa Bowen uma modelo famosa, egocêntrica e rica que após herdar a herança de seu marido se casou novamente e passou a dedicar mais seu tempo a seu esposo que a sua filha, cercada de pessoas esnobes, Tandy passa a sentir afeto por seu vizinho mais velho Rob Datry, porém este também a abandona sozinha na rodoviária, cansada da negligência de sua mãe, do abandono de seu pai era decide fugir para nova York. Em nova York Tandy sofre uma tentativa de assalto que é impedida por Tyrone, como agradecimento, ela compra comida para ele, logo uma grande amizade começa a crescer entre os dois, passando a conviver juntos nas ruas.

Tandy ainda era uma menina ingênua quando recebeu a proposta de Simon Marshall por comida e abrigo para os dois, já Tyrone não confiava muito nele, ao chegar no local indicado os dois foram golpeados, inconscientes, foram amarrados e submetidos a um experimento com uma nova droga (D-lite) que iria substituir a heroína, que a Maggia estava testando, todas as outras cobaias haviam morrido, mas devido fatores genéticos a droga interagiu com o gene X, dando super poderes aos dois, eles conseguiram fugir com a ajuda de um chinês que viria se tornar o Sr negativo, assumiram o codinome de manto e adaga e desde então eles juraram combater o tráfico para que outras crianças não fossem usadas!

Porém seus poderes vieram com alguns efeitos colaterais, o corpo de manto foi transmutado em um portal como conduíte de uma local chamado Dimensão Negra, que necessita da absorção da força vital das pessoas, o que fez inicialmente manto de tornar violento, matando e absorvendo criminosos, acessando essa dimensão manto é capaz de criar construtos de escuridão, teleportar e se tornar intangível, já adaga descobriu que sua luz consegue aplacar a fome de manto! No início da carreira dos dois eles eram implacáveis com os inimigos, chegando a matar sem piedade de acordo com o crime cometido, com o passar do tempo, adaga passou a ser mais misericordiosa levando manto a se controlar, o que se torna difícil pois seus poderes clamam a sede de sangue!

O que começou apenas como uma amizade se tornou um vínculo simbiótico entre os dois resultando em um tórrido romance, essa relação de dependência dos dois se tornou amor, um amor tão forte que adaga já conseguiu reconstruir o corpo de manto após ele ser dado como morto!

Na saga ATAQUES ATLANTES manto e adaga junto com o homem Aranha investigam  investigam um elixir que diziam curar as pessoas da dependencia química de drogas, de fato isso acontecia mas era apenas um efeito colateral, na verdade o líquido transformava as pessoas em homem-répteis obedientes a Tirannus. Tandy acaba sendo capturada por Ghaur para ser uma das 7 noivas do Deus Set, que precisavam ser sacrificadas para ele retornar a Terra.

Já na saga CARNIFICINA TOTAL os dois ajudam o Homem-Aranha enfrentam a Contraparte-Aranha e Shriek que sobrecarega os poderes de Adaga aparentemente matando-a mas, na verdade, se refugia na dimensão teleporte de Manto. Com a tecnologia de Deathlok, ela consegue Amplificar um de seus poderes que é curar qualquer intoxicação ou veneno através de sua luz para poder curar o caos que a cidade causou.

Em REINADO SOMBRIO eles recebem uma proposta de Norman Osborn para ter suas fichas criminais limpas se resolvessem integrar seus x-men sombrios. Adaga não estava se sentindo bem na equipe e ela mais uma vez sentiu o desejo de fugir da situação mas Manto retruca dizendo que se eles fugirem de novo, estariam sempre sendo perseguidos. Manto e Adaga presenciam algumas das práticas mais repugnantes da equipe de Osborn.

Assim, quando Emma e Namor traíram Osborn, revelando como parte de uma estratagema de Ciclope, tanto Adaga quanto Manto foram convidados a participar dos verdadeiro X-Men, em seu êxodo de São Francisco, pela primeira vez estavam em casa junto com sua própria espécie!

Em utopia a ilha nação dos X-Men, os dois encontram Dr. Nêmesis, que após vários testes descobre que os dois não são mutantes, revolucionando tudo que se sabia deles por anos, os dois decidem deixar a ilha e partem novamente para nova York, voltando para a antiga igreja que tanto tempo serviu de base para os dois, novamente patrulhando as ruas de Nova York.

Sr. Negativo descobre uma profecia de que seria morto pela heroína Adaga, ele sequestra a dupla e os corrompem com seu toque negativo, invertendo seus poderes. Adaga estava precisando de luz e Tyrone a beija para dar o maximo de luz que pode. Esse beijo geroou uma grande explosão destruindo o quarteirão. Os dois atuante permaneceram com os poderes invertidos.

Dica de leitura:
Homem-Aranha carnificina total – editora Abril 1994
Homem-Aranha número 53(1987) 65(1988) e 75 (1989), Editora Abril.
Reinado sombrio especial: X-Men sombrios – Panini 2011
Heróis Mais Poderosos da Marvel, Os n° 82 – Manto e adaga , Salvat 2018

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet