Perfil HQ | Quem é Caçador (Manhunter I)?

Dan Richards, um policial que torna-se um vigilante, caçando assassinos onde a Justiça falha.

Nos anos 1940, surgiu vários títulos que apresentavam super-heróis, como também vigilantes, heróis que sem poderes enfrentava o submundo do crime. Entre as diversas antologias da época, a Police Comics, da Quality Comics, trouxe personagens como o Homem-Borracha, a Lady Fantasma, ou o Spirit de Will Eisner, entre outros. Seguindo o estilo do vigilante de Eisner, Tex Blaisdell e Alex Kotzky apresentavam o Caçador (Manhunter) na edição 8 de Police Comics, em 1942, cujas histórias solos foram editadas até o número 101, em 1950.

Durante os anos 1950, a Quality Comics passava dificuldades financeiras, em especial com a perda de leitores das histórias em quadrinhos em geral e dos super-heróis em particular, pois a televisão apareceu e a atração que a tecnologia impulsionou causou o declínio do interesse pelas narrativas da Quality. Assim, os personagens foram comprados pela DC Comics quando a editora saiu do mercado em 1956. E Dan Richards foi reintroduzido 17 anos depois como um dos Combatentes da Liberdade na Justice League of America #107 (1973). O título The Freedom Fighters apresentavam um grupo de heróis que viviam um mundo paralelo, a Terra-X, onde a Alemanha nazista venceu a Segunda Guerra Mundial.

Em 1981, alguns personagens da Quality Comics tornaram-se recorrentes no All-Star Squadron, um título de super-heróis na Terra Dois, ou Terra Paralela, como ficou conhecida por aqui, lugar dos super-heróis da DC que viveram a época da Segunda Guerra Mundial e foi explicado que em algum momento os Combatentes da Liberdade foram parar na Terra X. O Caçador foi adaptado em 1984 para o Multiverso DC por Roy Thomas e Rick Hoberg para esse grupo, aparecendo numa grande reunião na edição #31, mas como mero figurante. Depois, durante a Crise nas Infinitas Terras, que reformulou o Universo DC, o primeiro Caçador não teve a história alterada, lutou contra o crime até o fim dos anos 1950, quando o último dos seus casos foi publicado.

 

BIOGRAFIA DO PERSONAGEM

Donald ‘Dan‘ Richards ao se formar na Academia de Polícia de Empire City, tinha como colega, o irmão de sua namorada, James ‘Jim’ Kelly , que estava no topo da classe, enquanto ele nunca se destacava. Quando Jim se recusou a matar por um político corrupto, Jim foi enquadrado por assassinato. Abordado por um antigo culto conhecido como os caçadores (manhunters), assumiu a identidade de Caçador, para rastrear e capturar o verdadeiro assassino. Usando arquivos que reuniu com criminosos conhecidos, para provar a inocência de Jim. Depois disso, Dan como um Caçador, entrava em ação sempre que as autoridades eram incapazes de resolver mistérios ou capturar criminosos, seguindo os passos de Kip Burland (o Black Hood)Dan Garret e Peggy Allen.

Dan Richards tinha como parceiro um cão chamado de Thor, o “thunderdog”, que aparecia de forma sobrenatural quando seu mestre soprava um apito supersônico, inaudível para os ouvidos humanos. Freqüentemente, Richards usava as habilidades de rastreamento do cão, bem como seu treinamento de ataque. A dupla confrontou gangsteres, contrabandistas, assassinos e investigou casos diversos até os anos 1950, quando o vigilante aposenta a máscara, servindo a lei somente como um agente policial.  Não há detalhes, deste período de sua vida pessoal, mas teve uma filha, que a criou sozinho.

Décadas depois, Richards analisa sobre a seita dos Caçadores, que reaparecem para recrutar sua neta adolescente, Marcie Cooper. Dan, acreditando que eram uma força do bem, acaba encorajando-a, como fizera anos atrás ao entrar na organização, lembrando dos bons tempos como Caçador. Entretanto, o velho investigador, alguns anos depois,  descobre sobre os Caçadores Cósmicos e dos objetivos nefastos da organização e e é surpreendido pela neta, agora como Harlenquin III, comandando Thor, que na verdade era um androide controlado pelos vilões cósmicos, e por isso que esteve “vivo” até então. Richards, já bem idoso, foi assassinato por Mark Shaw, que perturbado mentalmente estava matando todos aqueles que foram Caçadores ou tiveram relação com eles.

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Você não está conectado à internet