Os filmes de super heróis e o Oscar 2017

Batman v Superman, Guerra Civil, X-Men, Deadpool, Esquadrão Suicida e Doutor Estranho tem alguma chance de ganhar um Óscar?

 

Vai começando a chegar o fim do ano e todos os cinéfilos começam a fazer suas apostas para os filmes que serão agraciados com o troféu do homem dourado pela acadêmia no ano que vêm. Para nós, que além de amar o cinema também amamos os quadrinhos fica sempre aquelas expectativa que os filmes dos nossos super-heróis favoritos possam de alguma forma estar lá para que possamos torcer por eles. O Óscar, ainda que não premie exatamente os melhores do ano, serviria como arma para caçoar dos fãs das empresas rivais e como uma forma de comprovar que estes filmes são sim arte de verdade.

theoscargoesto

Posso estar enganado, mas o ano em que filmes de heróis mais chegaram perto de alcançar este patamar foi no ano de 2009, onde Batman – O cavaleiro das Trevas concorreu em 8 categorias (concorreu em Mixagem de Som, Efeitos visuais, maquiagem, edição, fotografia, direção de arte e venceu em ator coadjuvante e edição de som) e Homem de Ferro competiu em duas (edição de som e efeitos visuais). Antes de começar este ano eu imaginei que poderia haver uma quebra deste recorde, mas algumas decepções no meio do caminho já me impedem de sonhar tão alto.

batman_begins_by_paullus23-d4x1lfp

Analisando primeiramente a dupla de filmes da Fox, que eram as que menos pareciam promissoras, e realmente não devem figurar nas indicações. As categorias em que este tipo de filme geralmente aparecem, que são efeitos visuais, edição e mixagem de som e direção de arte, nem de longe são os fortes de Deadpool e X-Men Apocalipse. O filme do mercenário tagarela talvez poderia aparecer em uma das duas categorias de som, principalmente na edição, se este ano não tivesse tão forte nesta categoria. O que restaria como prêmio de consolação seria uma indicação de canção original por Deadpool Rap, mas eu não consegui informações se ela foi composta exatamente para o filme. Quanto ao X-Men, Apocalipse naufragou qualquer chance nas categorias de maquiagem e direção de arte…

deadpool1-gallery-image-1

Os filmes da Warner/DC eram os que eu mais tinha esperanças, principalmente por Esquadrão Suicida, mas alguns elementos que poderiam ser o trunfo do filme foram justamente seus pontos fracos, mas vamos por partes. Batman v Superman: A Origem da Justiça começou já com altas pretensões por ter uma equipe incrível na sua produção. Qualquer um que viu o filme entretanto vê problemas em sua edição e efeitos visuais no terceiro ato, descartando qualquer chance em ambas categorias. É bom lembrar que na categoria de efeitos visuais há sempre uma variação entre 3 ou 5 indicados, sendo que duas destas indicações já são de Mogli e Warcraft. Há porém esperanças em mixagem de som, sendo Zack Snyder um diretor que entende o espetáculo de uma luta, ele conseguiu fazer sua equipe trabalhar neste aspecto para criar clima na luta entre os dois heróis. A trilha do filme é na minha opinião, como disse na crítica, a mais fraca do Hanz Zimmer em anos, só salvando a trilha da Mulher Maravilha que ainda assim foi usada de forma errada em uma determinada cena…

 

Os trailers de Esquadrão Suicida sugeriam que sua parte sonora e edição seriam os pontos altos da parte técnica do filme. Não foram. A edição é extremamente amadora, enquanto o som muitas vezes é sacrificado em prol das músicas. Uma pena. Quanto às atuações, que são o ponto alto do filme, não devem ser lembradas pelos votantes. talvez Viola Davis por sua Amanda Waller, mas acredito que as chances disso serem mínimas. O Coringa do Jared Leto foi brutalmente sabotado pela edição, mas sua maquiagem funciona. Maquiagem talvez seja o grande trunfo do longa, tanto ele, a Arlequina e Crocodilo, que são os que mais abusarem deste recurso, funcionam durante todo o filme. Talvez uma indicação de figurino já seja sonhar alto demais.

esquadraosuicida_membros

Na Disney/Marvel as coisas ainda estão um pouco estranhas, uma vez que Doutor Estranho ainda não estreou. Pelos trailers entretanto podemos dar palmas para o bom gosto de sua direção de arte. Como ainda falta um bom tempo para que o filme estreie é possível que os efeitos visuais do filme melhorem, principalmente a renderização das cenas de distorção espacial e da capa de levitação. A maquiagem de Mads Mikkelsen é sútil, mas se Foxcatcher e seu narigão do Steve Carrel derrotou Guardiões da Galáxia nesta categoria, tudo é possível. Mas ainda acho que que será indicado será mesmo Esquadrão. Ficamos no aguardo da trilha do genial Michael Giacchino para uma análise mais embasada da mesma.

 

Por fim, Capitão América: Guerra Civil talvez seja o mais completo dos filmes que estrearam, e por isso mesmo o que mais tem chances de indicações. Se a categoria base para os blockbusters, efeitos visuais, seja o ponto fraco do longa, ele obtém êxito com sua fotografia, repleta de enquadramentos maravilhosos nas cenas de luta, em sua edição, que mantém o ritmo do filme sempre no alto e na edição e mixagem de som. A Marvel sempre tem muito cuidado no departamento de som quando mexem com a armadura do Homem de Ferro, mas desta vez eles conseguiram criar uma identidade visual e sonora para todos os outros “Vingadores” que apareceram no longa. Então, acredito em indicações nas duas categorias sonoras, edição e talvez até de direção de arte.

aranha-guerra-civil

Então, como palpite final, acredito que os 6 filmes juntos devam angariar cerca de 9 indicações. Porém, tirando o Óscar de Maquiagem para Esquadrão Suicida, acredito que todos os outros apareçam correndo por fora. É sempre bom lembrar que Rogue One: Uma História Star Wars ainda não estreou, e ele tende a receber diversas indicações justamente nas categorias que os filmes de super-heróis aparecem mais forte… Parece que não será desta vez que poderemos mandar o Alejandro González-Inarritu engolir suas palavras de dois anos atrás… Resta esperar.

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ Lidas da Semana

Guardiões da Galáxia | Marvel divulga nomes dos personagens que poderão compor nova formação da equipe nos quadrinhos em 2019

Segundo arte promocional divulgada pela editora Marvel Comics em sua página oficial, a nova formação dos Guardiões da Galáxia está sendo escalada pelo roteiristas Donny Cates e Geoff Shaw...

11 séries de época para se apaixonar

Todo mundo tem uma preferência de narrativa quando procura uma série para ver. Existem séries para os amantes de ficção científica, séries de fantasia, policial,...

SDCC 2018 | DC Comics anuncia quatro novas animações para 2019

A DC Comics, entre os diversos anúncios da San Diego Comic-Con, revela quatro novas animações para o ano que vem. Após anunciar os filmes...

Aposta de Robert Kirkman é anunciada pela Image Comics

Hardcore, de Andy Diggle e Alessandro Vitti é anunciada pela Image, no selo Skybound de Robert Kirkman (The Walking Dead), para ser lançada no final deste ano....

Parabéns Superman !!!

Quem me conhece pessoalmente ou nas redes sociais sabe da minha predileção pelo Batman (que devemos lembrar, que fará 80 anos em 2019...não se...

Mais Notícias

Você não está conectado à internet