Jack Ryan | Tudo o que você precisa saber

O texto pode conter spoilers dos filmes.

Jack Ryan estreou uma nova aventura na TV e você precisa conhecer esse agente da CIA que possui incontáveis aventuras nos livros e no cinema também.

Tom Clancy

Tom Clancy, o criador de Jack Ryan, é um historiador famoso por suas tramas de espionagem e ciência militar. É conhecido como o pai do ‘techno-thriller’, gênero que engloba o suspense, espionagem e ficção cientifica. Clancy também é famoso pela riqueza de detalhes de suas obras, levantando suspeitas sobre suas fontes em diversos momentos de sua carreira.

Com mais de 100 milhões de cópias vendidas de seus livros ao redor do mundo, depois de James Bond, Jack Ryan é o agente com maior leque de histórias e aventuras publicas e adaptadas para o cinema.

Quem é Jack Ryan?

Originalmente, Jack Ryan nasceu nos anos 50 em Baltimore. Jack era marinheiro e encarou a aposentadoria forçada por causa de um acidente de helicóptero e então, como todo ser humano ativo, ele volta a trabalhar, mas agora como corretor de investimentos.

Alguns anos depois, Jack Ryan volta para a Marinha e em uma atitude heroica, ele impede que um membro da família real seja assassinado e isso lhe garante um cargo, certo tempo depois, na CIA. Ryan acaba participando de investigações contra a URSS e sobe de cargo à medida que seu desempenho chama a atenção. Nessa subida de patente, Ryan entra em disputas políticas que o levam a se tornar Presidente dos Estados Unidos.

Nem só de Jack Ryan vive Tom Clancy. John Clark aparece em dois filmes e diversos livros, sendo o oposto de Ryan. O próprio Clancy o descrevia como ‘o lado negro’ do seu personagem principal. Chefe de operações da CIA, Clark sempre foi mais explosivo. No cinema vemos o personagem ser vivido por dois grandes atores, pela primeira vez vemos Willem Defoe em Perigo Real e Imediato e depois Liv Schreiber em A Soma de Todos os Medos.

A Caçada Ao Outubro Vermelho, primeiro livro de Tom Clancy com Jack Ryan, foi publicado em 1984 e dá o ritmo das aventuras dali em diante. Sempre super-detalhada, a obra de Tom Clancy é envolvente e inteligente, passível de agradar a todos: os fãs de ação e espionagem, assim como os fãs de suspensehttps://www.youtube.com/watch?v=TszuTgFx93U.

Tom Clancy nos videogames

Além dos filmes e dos livros, a obra de Tom Clancy chegou aos videogames em 2002 com Tom Clancy’s Splinter Cell. A série Splinter Cell tem 7 games e mais 11 games baseados na saga Raibow Six Siege, 10 games baseados na saga Ghost Recon, 2 games baseados na saga H.AW.X., 2 games baseados na saga The Division, 1 End War e 1 Shadow Watch.

Jack Ryan nos cinemas.

A Caçada ao Outubro Vermelho

Alec Baldwin como Jack Ryan em 1990.

O primeiro a dar vida ao personagem foi Alec Baldwin. Estreando em 1990, o filme se passa nos últimos anos da Guerra Fria e conta a história de um capitão que quer desertar ao lado de seus oficiais. Um único agente descobre o que está acontecendo e luta para mostrar seu ponto de vista aos seus superiores. Adivinha quem é o tal agente? Sim, Jack Ryan.

O filme é dirigido John McTiernan, no elenco além de Alec Baldwin, temos Sean Connery e um Oscar no currículo, o de Melhor edição de som.

Jogos Patrióticos.

Harrison Ford como Jack Ryan em 1992.

Agora em Londres, Jack Ryan (vivido por Harrison Ford) está de férias em família. Ao passarem pelo palácio de Buckingham, acontece um atentado terrorista contra um membro da família real britânica e Ryan ajuda a impedir que o pior aconteça. Com status de herói, Jack Ryan vira um alvo para os agressores que ele ajudou a sabotar. A partir daí ele precisa correr para se proteger e proteger, principalmente, sua família.

Além de Harrison Ford, o filme tem Samuel L. Jackson, James Earl Jones e Sean Bean no elenco. O filme é do ano de 1992 e foi dirigido por Philip Noyce.

Perigo Real e Imediato

Harrison Ford como Jack Ryan em 1994

O segundo filme de Philip Noyce na direção e Harrison Ford como Jack Ryan, conta a história de Jack sendo promovido interinamente para dirigir a CIA e se posiciona em um fogo cruzado entre os chefes de cartéis de drogas colombianos e um poder paralelo dentro da Casa Branca que, com o apoio do próprio presidente do país inicia uma busca pesada contra esses chefões. Uma reviravolta faz com que esse poder paralelo se vire contra o presidente e Jack Ryan precisa entrar em ação.

O elenco se repete, exceto pela adição de Willem Dafoe como John Clark, a versão menos polida de Jack Ryan. O filme é de 1994.

A Soma de Todos os Medos

Ben Affleck como Jack Ryan em 2002

Em 2002 é a vez de Ben Affleck dar vida ao personagem. Dirigido por Phil Alden Robinson, o filme conta com Morgan Freeman e a volta de John Clark, dessa vez interpretado por Liv Schreiber.

Dessa vez Jack Ryan é convidado para visitar a Rússia. Nessa viagem, é notado o sumiço de três cientista importantíssimos e isso tem ligação direta com a venda (no mercado negro) de um artefato nuclear israelense. Esse artefato faz parte de um plano de um ataque ao presidente dos Estados Unidos e esse ataque tem como alvo, não somente o presidente, mas todo o público do Super Bowl.

Jack Ryan tem a missão de salvar a todos, mas falha e seu erro coloca duas nações a beira de um colapso politico e Jack entra como mediador, tentando trazer a paz de volta aos dois lados e ao mundo todo.  Além disso tudo, ele precisa provar que não tem ligação alguma com o atentado.

Jack Ryan: Agente Sombra

Chris Pine como Jack Ryan em 2014.

A última aparição de Jack Ryan nos cinemas foi em 2014. Dessa vez, o agente é interpretado por Chris Pine e é dirigido por Kenneth Branagh. No elenco também estão Keira Knightley e Kevin Costner

Ao contrário dos outros filmes, este não é baseado em uma história previamente escrita por Tom Clancy, é uma aventura originalmente criada para o longa e teve a intenção de ‘rebootar’ a série.

A história é contemporânea e leva Jack para próximo dos eventos do 11 de setembro. Ele deixa a escola de economia em Londres e se alista como fuzileiro na marinha dos EUA, serve no Afeganistão e se torna segundo-tenente. A carreira dele acaba quando sofre um acidente de helicóptero, assim como na saga original. Dez anos mais tarde Jack está em Wall Street e trabalha secretamente na CIA. Lá ele identifica uma ameaça de novo ataque terrorista, mas dessa vez ligado à Rússia.

Jack Ryan, a série da Amazon

John Krasinski, o mais novo Jack Ryan, 2018.

John Krasinski agora é Jack Ryan na série produzida pela Amazon Prime Video. Com 8 episódios a série trará um ar ainda mais contemporâneo ao agente excepcional da CIA. A série é produzida por Michael Bay e John Krazinski também é creditado como produtor executivo. Ainda temos o bônus da trilha sonora ser orquestrada pelo grande Ramin Djawadi.

Dessa vez Jack Ryan é um analista que é arrancado de sua mesa para lutar contra o terrorismo e investigar movimentações financeiras milionárias.  

Assista ao trailer da primeira temporada já disponível na Amazon Prime Video:

ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Mais Artigos

Você não está conectado à internet