Dicas de Utilidade Pública: Como conservar seus livros (E alguns encadernados grossos)

Livro é um objeto frágil, assim como as nossas HQs. O lindo ato de ler já contribui para sua deterioração, graças à precariedade da indústria gráfica e a falta de padrões dos editores. 

Começando pela análise do papel, normalmente é de baixa qualidade, comprovável pela alta porosidade causada pela economia de agente agregador da massa de celulose, resultando em evaporação acelerada e pouca resistência à umidade e fungos. As colas usadas são de alta acidez, soltando-se e ficando quebradiças já na primeira leitura. 

As capas são precárias. Enrolam para fora e soltam-se do miolo do livro, sem mencionar que aquelas bonitas letras douradas dos livros do Harry Potter ou aquelas marcas estilosas nas bordas da saga Eu Sou Número Quatro ou Rangers Ordem dos Arqueiros somem em pouco tempo por força da fricção.

Mas também, tome muito cuidado sobre o local que voce vai guardar seus livros e quadrinhos. Podem ser áreas que parecem inocentes de começo mas na verdade podem ser causadoras fundamentais do desgaste fisico de suas obras em sua gibiteca/biblioteca. 

Mas vamos evitar este sofrimento de todos e prestar atenção nestas dicas abaixo: 

FUNGOS EM LIVROS DE COURO

Limpe o couro com um pano umedecido em detergente tipo “Veja” multi-uso diluído 50/50, em seguida friccione o remédio VODOL (nitrato de micozanol) líquido. A receita serve para qualquer objeto de couro ou papel. Se voce não tiver um remédio deste tipo, tente com aquele Alcool que fica perto da pia da cozinha, que eu sei que voce tem.

HIDRATAÇÃO DO COURO

Limpe o couro da mesma forma citada acima, depois use hidratante normal, tipo Vasenol, Nívea, etc., passando com uma esponja ou um pedaço de pano limpo. 

Se tiver sinais de fungo, acrescente Vodol creme ou líquido e hidrate com essa mistura. Para identificar o sinal de fungos, preste atenção na coloração e na fragilidade do material. 


LAVANDO O LIVRO

Se comprou um livro no sebo, ou se emprestou para alguém e voltou sujo, ou se emprestou um livro sujo de alguém, ou se seus livros estão sujos mesmo (e eu sei que esta opção é a mais verdadeira), pode lavar as capas que sejam plastificadas ou de papel couchet. 

Use detergente multi-uso diluído 50/50, mergulhe o pano no recipiente, torça bem e esfregue rapidamente até tirar toda a gordura e sujeira da capa.  Pode passar de leve no alto das folhas se estiverem muito sujas. 

Em seguida passe um pano seco e limpo. Aqueles livros de capa dura do Clube do Livro são inteiramente laváveis. Siga sempre mergulhando o pano na solução de detergente e torcendo bem.

PASSANDO CERA DE ABELHA

Se há um elemento inestimável para conservação de livros, é a bendita cera de abelha. Possui incríveis propriedades anti-fungo e anti-mofo, também mantendo distante cupins, traças e brocas. 
Uso principalmente para encerar os fios de costura do livro. Mas também pode ser usada com sucesso para:

1) esfregar em manchas de fungo e mofo das folhas; 

2) esfregar na parte superior das folhas com livro bem fechado;

3) encerar as capas de livros antigos, garantindo às folhas ressecadas e porosas um pouco de proteção.

Vale a pena passar numa loja de material de construção, daquelas antigas onde tem de tudo e sei que tem uma ai na sua esquina, e comprar umas gramas de cera. É muito barato e dura muito tempo. Se tem em casa algum objeto de madeira com aquela cultura de fungo verde, lave e passe a cera. Fica livre do fungo e ainda fica bonito.

O Manuseio do Livro

Os critérios para manusear um livro são determinantes para uma maior vida útil e de sua permanência no acervo. Recomenda-se portanto, a adoção de normas e procedimentos básicos, como por exemplo o treinamento pessoal, para evitar desgastes gritantes com o passar do tempo.

  • Não manusear livros ou documentos com as mãos sujas, lavando as mãos após cada refeição. (óbvio).
  • Não manter plantas aquáticas, guarda-chuvas e capas molhadas junto às prateleiras.
  • Em dias muito úmidos, evitar abrir as janelas.
  • Não fumar nem consumir alimentos perto dos livros. (óbvio).
  • Não usar fitas adesivas, durex de qualquer tipo, colas plásticas, grampos ou clipes metálicos nas folhas e documentos guardados nos livros.
  • Não dobrar os cantos das páginas (orelhas), pois ocasiona o amolecimento e rompimento das fibras. Nunca virar as páginas segurando pelos cantos. (E eu sempre faço isso, preciso me treinar também).
  • Usar marcadores próprios, finos, evitando efetuar marcas e dobras.
  • Não retirar o livro da estante puxando pela borda superior da lombada.
  • Os livros devem permanecer em posição vertical, em pé. Nunca acondicioná-los com a lombada para baixo ou para cima.
  • Nunca manter os livros muito compactados nas estantes.
  • Fazer o transporte dos livros individualmente.
  • Nunca umedecer os dedos para virar as páginas do livro. O ideal é virar pela parte superior da folha, procurando a página e abrindo todas as folhas de uma só vez.
  • Não apoiar os cotovelos sobre os volumes de grande porte durante a leitura.
  • Evitar forçar a abertura para tirar cópias de livros. Esta prática danifica não só a encadernação como também o papel.
  • Não utilizar espanador e produtos químicos para a limpeza do acervo e a área física da biblioteca, use trincha em local afastado das estantes. Para evitar a distribuição de poeira sobre os volumes, o piso deverá ser limpo com pano úmido. 

Trate bem seu livro e/ou encadernado para continuar no lado bom da força, não vá para o lado sombrio! Uma vida de colecionador não é fácil. É dinheiro e espaço que se gastam e desgastam, é importante estar sempre atento e cuidar com sabedoria de seus pertences. 

Ora, o segredo para o livro não morder é: sempre tratá-lo com carinho. (Entenderam a referência?)

Aqui reconhecemos nossas fontes!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ Lidas da Semana

11 séries de época para se apaixonar

Todo mundo tem uma preferência de narrativa quando procura uma série para ver. Existem séries para os amantes de ficção científica, séries de fantasia, policial,...

E3 2018: As novidades da Microsoft

A companhia de Redmond vem passando vários anos encadeando apresentações extremamente poderosas que, sim, giram em sua grande maioria em torno de anúncios de...

Review: O Dragão Negro de Chris Claremont

Quando os anos 1980 começavam, a Marvel começou a estender seu universo para outros rincões. O selo Epic, Illustrated foi uma destas iniciativas, um...

Crítica | Hereditário

Quando nascemos trazemos uma bagagem para o mundo, em uma mala muito pequena chamada célula, características hereditárias nos acompanham em cada traço de DNA,...

3 motivos para assistir The Marvelous Mrs. Maisel

O que você pode esperar de uma comédia ambientada nos anos 50 e sobre comédia? Dá pra desconfiar e muito de uma história assim....

Mais Notícias