Conheça a fundo Hank Pym, o Homem-Formiga!

“Deus, diabo … Eu não me importo do que você chama a si mesmo. Por causa de você, meus alunos estão lutando uma guerra sozinho. Tudo o que você é para mim – é o que eu tenho de esmagar até chegar a eles!”

— O Perturbado Hank Pym

Antes de ser o Homem Formiga

Dr. Henry “Hank” Pym, é um bioquímico americano com amplo conhecimento em várias disciplinas científicas, casou-se com Maria Trovaya, uma jovem bela e corajosa que tinha sido um dissidente político em sua nativa Hungria, a partir do qual ela havia fugido. Ingenuamente acreditando que sua cidadania americana iria protegê-la, Henry Pym e Maria viajaram para a Hungria logo após seu casamento. Os Pyms foram confrontados por agentes da polícia secreta lá. Henry Pym estava inconsciente e Maria foi assassinada. Pym ficou muito perturbado com a morte de sua esposa, e decidiu fazer tudo o que podia no futuro para combater a injustiça e desumanidade (Tales to Astonish #44).

De volta aos Estados Unidos, Pym descobriu um raro grupo de partículas subatômicas, que se tornaram conhecidos como a “Partículas Pym”. Pym foi capaz, através da aplicação de campos magnéticos, para reter as partículas dentro de dois soros separados. Um soro que reduz o tamanho de pessoas e objetos, e o outro que iria restaurá-los ao seu tamanho normal. Pym testou o soro reduzindo a si mesmo e descobriu que era mais poderoso do que ele esperava: ele se reduziu ao tamanho de um inseto. Pym foi presos em um formigueiro e foi perseguido pelas formigas lá dentro. Ele escapou e restaurou-se a seu tamanho normal com o outra soro. Decidiu que os soros eram demasiadamente perigoso para existir, Pym destruiu ambos (Tales to Astonish #27).

Homem Formiga

No entanto, semanas depois, ele reconsiderou sua decisão e começou a recriar os soros, cuja existência ele então mantinha em segredo. Inspirado por sua experiência no formigueiro, Pym realizou um estudo nas formigas, e teorizaram que as formigas se comunicam através de ondas psiônicas transmitidas através de suas antenas. Depois de meses de trabalho, Pym conseguiu criar seu primeiro “capacete cibernético”, que permitiria que ele se comunicasse com as formigas através de transmição e recepção de ondas psiônicas. Pensou que um dia ele poderia usar a poção encolhedora (Momento Harry Potter) em si mesmo novamente, Pym também projetou um traje de proteção para si mesmo para lidar com moléculas instáveis ​​e tinha malha de aço. 

Henry Pym (Earth-616) 001Nesse mesmo dia, no entanto, Pym recebeu uma ordem do governo para inventar um gás que iria proporcionar às pessoas uma certa imunidade temporária, limitada a radioatividade em determinadas em circunstâncias específicas, com base em seu trabalho anterior. O governo também atribuiu quatro outros cientistas para auxiliá-lo no projeto. A KGB, a agência de inteligência soviética, soube do projeto de Pym e agentes aprisionaram Pym e seus assistentes como prisioneiros em seu próprio laboratório. 

Apenas Pym sabia toda a fórmula para o gás que tinham desenvolvido até o momento, e ele se recusou a dizer aos agentes soviéticos. Os agentes definiram uma busca no laboratório para achar a fórmula, com a intenção de matar Pym e seus assistentes depois. Sem ser visto, Pym vestiu o capacete cibernético e o traje de proteção e, usando sua fórmula de redução, encolheu-se ao tamanho de uma formiga. 

Ele escapou de um formigueiro, colocou um grande número de formigas sob o seu controle através do capacete, e as usou para atacar os agentes e libertou seus homens, que, em seguida, dominaram seus agressores. Pym depois se restaurou ao seu tamanho normal (Tales to Astonish #35). Depois de um ser alienígena do planeta Kosmos matou o colega de Pym, o cientista Vernon van Dyne, Pym revelou sua identidade secreta do Homem-Formiga com a filha de Vernon, Janet van Dyne, que queria vingar sua morte. Pym ensinou a Janet como usar o gás com “Partículas Pym”, e que ele usou para se encolher de tamanho, e por meio de bioquímica, deu a ela a capacidade de crescer asas de insetos quando ela usou o gás encolhedor e ficou também do tamanho de um inseto, e se tornou a Vespa.

Ultron e o Jaqueta Amarela



Pym começou a fazer experiências com a robótica e criou um robô com o potencial de alta inteligência. O robô se voltou contra seu criador, hipnotizando Pym e escapando de seu laboratório. Ele mais tarde se tornou um dos maiores adversários dos Vingadores sob o nome de Ultron. Seus maus atos seriam uma longo praga para Pym lidar com a culpa, especialmente porque, quando ele foi forçado a admitir muito mais tarde, ele tinha usado seus próprios padrões cerebrais como base na criação da mente robótica do Ultron.

Henry Pym (Earth-616)

Durante vários anos, Pym tinha estado apaixonado por Janet van Dyne, mas por causa de sua personalidade reprimida, e sua riqueza abundante, ele resistiu a se casar com ela. Um dia, enquanto trabalhava em seu laboratório, enquanto a pensar no fato de que ele queria se casar com van Dyne, mas não conseguia, Pym caiu acidentalmente e bateu alguns frascos contendo vários gases desconhecidos. Os gases liberados causaram uma mudança radical na personalidade temporária Pym, o que poderia ser visto como um caso grave de esquizofrenia. Ele pegou a nova identidade de Jaqueta Amarela, alegou que ele havia assassinado Hank Pym, seqüestrado van Dyne, e propôs casamento a ela, como Pym tinha muita vontade de fazer. Percebendo que Jaqueta Amarela era realmente Pym, Van Dyne decidiu jogar junto o jogo, temendo que ela iria piorar sua condição psicológica, se ela fizesse o contrário.

Os Vingadores, sem suspeitar de início, ficaram chocados ao ouvir que ela disse sim à proposta. Van Dyne e Pym, como Jaqueta Amarela se casaram na Mansão dos Vingadores com a presença de vários super-heróis ativos no momento, bem como alguns vilões que estavam escondidos e, secretamente, fingiam ser os fornecedores. Imediatamente após o casamento, os Vingadores foram atacados pelo Ringmaster e seu circo do crime. O choque de ver Janet em perigo de morte, Pym volta ao normal. Os Vingadores derrotaram o Ringmaster e companhia. Apesar do fato de que Pym se casou com um nome falso, o casamento entre Pym e Janet ainda era legal, e Van Dyne alegremente concordou em deixá-lo ficar (Avengers #60).

Pym renunciou o seu poder de ficar pequeno para se tornar gigante devido às suas contínuas tensões físicas, e usou o nome e o traje de Jaqueta Amarela ainda no combate ao crime. Ele passou períodos de tempo com os Vingadores, e um par de vezes com os Defensores como Jaqueta Amarela, e brevemente também retornou ao nome de Homem Formiga por um curto período de tempo (e ficar preso no tamanho de uma formiga por um tempo), mas ele passou a maior parte de seu tempo completamente dedicado à sua investigação científica. Ele deu a sua bênção para Scott Lang quando o mesmo usou o seu equipamento antigo para se tornar o segundo Homem-Formiga.

Desintegração do Casamento

A investigação científica sempre tinha sido a carreira preferida de Pym, e ele já não encontrava essa emoção na luta contra o crime que ele tinha no início de sua carreira. Pym começou a ter períodos de tensão e depressão. Ele começou a sentir que ele nunca tinha feito uma descoberta científica igual a sua descoberta das partículas Pym nos vários anos após o evento. Além disso, ele foi atormentado pela culpa sobre a criação de Ultron. Como resultado, ele foi superado com a sensação de que ele era um fracasso como um cientista, julgado por seus próprios — impossíveis — altos padrões. Esta sensação de fracasso foi agravada quando ele considerou o sucesso de sua esposa como uma designer de moda e percebeu que, como um milionário, ela era a principal fonte de dinheiro em seu casamento. Pym começou a descarregar suas frustrações abusando da violência verbal com sua esposa.

Henry Pym (Earth-616) 0001

Os problemas vieram à cabeça quando os Vingadores lutaram contra a chamada Elfqueen. Suspeitando que a Elfqueen não estava agindo de maus motivos, o Capitão América tentou acalmá-la. Jaqueta Amarela, que estava nervoso por causa de seus assuntos pessoais, criticou Elfqueen sem parar sem considerar o que o Capitão América estava tentando fazer. Como resultado Elfqueen retomou a luta, quase esmagando um caminhão em Pym até a Vespa o salvar. Depois, o Capitão América se sentiu forçado a apresentar acusações contra Jaqueta Amarela por agir de forma imprudente, pois as pessoas inocentes poderiam ter sido mortas por causa das ações de Jaqueta Amarela. Uma reunião de corte marcial dos Vingadores foi criada para examinar as acusações. Agora começando a sofrer um colapso nervoso, Pym construiu um robô para atacar a Mansão dos Vingadores durante a corte marcial. Pym projetou o robô para ter um ponto fraco secreto que ele iria usar para derrotá-lo. Pym fantasiava que a derrota do robô faria dele um herói aos olhos dos Vingadores e levar à desistência da acusação. Quando sua esposa contestou seu plano, ele a golpeou. O plano de Pym, em última instância não deu certo, e foi a Vespa que acabou derrotando o robô. Pym foi expulso dos Vingadores, e Janet iniciou processos jurídicos que resultaram em seu divórcio.



Manipulado

Pym foi movido para fora da mansão de sua esposa. Surpreendentemente, Pym estava agora praticamente sem um tostão, uma vez que seus livros estavam fora de catálogo e que ele tinha de alguma forma esgotado o dinheiro que havia ganho de suas patentes. Ele rejeitou a oferta da Janet para ajudá-lo a obter de volta dinheiro com cheques mensais. Pym viveu sua vida sem rumo até que ele foi abordado por seu velho inimigo Egghead. Egghead alegou que se sentiu culpado por causar o acidente que fez sua sobrinha perder seu braço, Patricia Starr, e perguntou a Pym para dar-lhe um braço biônico que ele havia projetado e anexá-lo a ela, em troca de uma grande soma de dinheiro. Precisando de dinheiro, Pym cumpriu sua tarefa, mas descobriu que o braço biônico colocado na “Trish” Starr era uma armadilha e estava sob o controle de Egghead e ele poderia detoná-la, matando Trish, a menos que ele obedecesse suas ordens. Como resultado, Pym foi forçado a ajudar a roubar Adamantium do governo e para lutar contra os Vingadores, que os derrotou. No entanto, Egghead havia mentido: o braço não estava com qualquer armadilha. Além disso, Trish Starr tinha sido “programada” pela tecnologia de seu tio alegando de que era a uma trama de Pym, não de Egghead. Daí Pym tinha nenhuma evidência de que ele havia roubado o adamantium sob coação, e por isso ele foi preso sob a acusação de traição. Para adicionar insulto à injúria, Janet começou a namorar Tony Stark, embora ela romperia o relacionamento depois de saber que ele era o Homem de Ferro.

Durante o julgamento de Pym, ele foi capturado pelo terceiro grupo que se autodenomina os Mestres do Mal, que afirmavam que iriam “resgatar” ele. Na verdade, eles trabalhavam para Egghead, que, queria que ele se juntasse a sua organização criminosa. Pym fingiu concordar, e Egghead o colocou para trabalhar no desenvolvimento de uma máquina destinada a prolongar a vida humana. Logo depois, Pym anunciou que tinha acabado. Suspeitando de um truque, Egghead e seus aliados pediram para Pym ligar a máquina, assim como Pym queria secretamente. Pym tinha na verdade construído vários meios de derrotar seus inimigos na máquina, e, em seguida, virou-se contra Egghead e os Mestres do Mal e, sozinho, derrotou-os. Enquanto isso, os Vingadores haviam encontrado o esconderijo de Egghead. Gavião Arqueiro entrou furtivamente no esconderijo e viu Egghead que apontava um injetor em um Pym desavisado. Hawkeye disparou uma flecha no cano da arma. A arma provou ser um blaster de energia e saiu pela culatra, matando Egghead.

Redenção e do retorno aos Vingadores

Alguns dos Mestres do Terror testemunharam no julgamento como Egghead tinha manipulado Pym, e Pym não foi considerado culpado. Após a sua libertação Pym decidiu, depois de um adeus emocional a todos os Vingadores (especialmente Janet), a desistir de ser um aventureiro trajado e retornou definitivamente a uma vida de investigação científica. No entanto, como o tempo passou. Pym decidiu que queria ajudar os Vingadores sem voltar-se para a vida de um aventureiro. Assim, ele se ofereceu para se tornar gerente do Composto Vingadores, a sede dos novos Vingadores da Costa Oeste, um papel em que ele iria realizar muitas das mesmas funções que Edwin Jarvis em New York City na Mansão dos Vingadores. A oferta de Pym foi aceita e ele serviu não apenas como gerente do Composto Vingadores mas como um conselheiro de confiança para os Vingadores da Costa Oeste, bem como especialista em ciência qualificada. Durante este período, ele chamou a si mesmo simplesmente de Dr. Pym, o Científico Aventureiro.

Dr Pym2

Neste período se viu a deterioração mental contínua de Pym e em como ele se tornou quase suicida. Quando a equipe da Costa Oeste foi arremessada de volta no tempo por Kang, o Conquistador, Pym ajudou no retorno da equipe para o presente. No resgate, Pym voltou à ativa. A companheira de equipe Tigresa, com sua necessidade de atenção, tentou manter relações com Pym e Wonder Man ao mesmo tempo. Mais tarde, Janet foi atribuída ao dever na Costa Oeste, que colocou os dois em uma situação embaraçosa. Eventualmente, no entanto, eles foram capazes de salvar sua amizade, com pequenas faíscas de sentimentos um pelo outro que retornavam também.

Pym estava dando uma mão para os outros Vingadores que aparentemente sacrificaram suas vidas para absorver as energias do ser conhecido como Onslaught. Na realidade, ele foi desviado para outra dimensão. Quando ele e os outros heróis foram restaurados à Terra, Pym descobriu que ele era capaz de sua ampla gama de habilidades de mudanças de tamanho, embora ele não poderia encolher e crescer outros objetos a menos que ele os tratasse especificamente em seu laboratório. Hank e Janet também retornaram ao anterior relacionamento romântico, embora ele tenha inicialmente ficado distante devido ao seu medo de outro colapso. No entanto, em uma viagem para Las Vegas, Jan recusou uma proposta de Hank. Ela disse que não se casaria com ele novamente [#FAIL].

Não muito tempo depois, Hank voltou à ativa, e depois de um tempo voltou à sua identidade de Jaqueta Amarela. Seu relacionamento com Jan foi, como de costume, turbulento, mas veio a ser estável quando ele e Jan foram ambos capturados pelo mais recente Escorpião. Quando Gavião Arqueiro retornou de sua própria inatividade, no entanto, Janet começou a flertar com ele, o que deixou Hank cambaleando.

Quando a Feiticeira Escarlate teve seu colapso que desmontou os Vingadores (Vingadores A Queda), Hank apressado, levou Janet para o hospital quando ela foi colocada em um coma por uma enfurecida Mulher Hulk, onde permaneceu ao seu lado. Depois que ela se recuperou, os dois decidiram dar mais uma chance a eles dois. Pym recebeu uma bolsa na Universidade de Oxford, e eles se mudaram para a Inglaterra juntos. Fazendo uma pausa na luta contra o crime, os dois brevemente se reconciliaram.

Poderes e Habilidades


Redução de Tamanho: Como Homem-Formiga e Jaqueta Amarela, Henry “Hank” Pym possuía a poder de se reduzir ao tamanho de uma formiga, aproximadamente de meia polegada de altura, por meio de partículas subatômicas conhecidas como Partículas Pym. A natureza, origem, e mecânica das partículas Pym não foi revelada. Originalmente, quando Pym inalou um gás ou bebeu uma poção que contém o Partículas Pym, as partículas se interagem com os impulsos elétricos de seu cérebro, criando uma vasta-organismo de “campo de redução.” Quando ativado, o campo reduz todo o seu corpo a uma taxa uniforme para o tamanho menor que ele desejava. Embora ele geralmente optou por reduzir-se a um meio de polegada de altura, ele poderia reduzir seu tamanho para qualquer tamanho entre isso e seu tamanho normal. Normalmente, Pym não comprime sua massa em seu tamanho menor. Em vez disso, sua massa foi de algum modo extendida em uma dimensão extra-física que é aberta pela ativação de Partículas Pym, a partir do qual a massa poderia mais tarde ser recuperada. Estranhamente, porque a massa de Pym foi prorrogada extra-dimensionalmente quando ele estava no tamanho de formiga, ele manteve sua força humana de tamanho completo com o mesmo formato. Para voltar ao tamanho normal, Pym inalava o gás ou bebia outra poção, cada um dos quais continha um outro tipo de Partículas Pym. Estas partículas interagiam com seu cérebro para criar um “campo de ampliação,” que é energizado por um comando mental. Assim, Pym poderia crescer de volta à sua altura normal e recuperar toda a massa que foi prorrogada extra-dimensionalmente.

Giant-Man Textless

Aumento de Tamanho: Pym também descobriu que as Partículas Pym interagiram com seu cérebro e lhe permitiam crescer a uma altura gigantesca como Gigante e como Golias. O processo de crescimento necessário para a rápida aquisição de massa corporal, presumivelmente de uma fonte extra dimensional. Esta massa extra dimensional fortificava todo o seu tecido celular, incluindo seus ossos e músculos, permitindo-lhe apoiar o seu aumento de peso, e dando-lhe força sobre-humana. No início de sua carreira isso causou problemas de saúde devido à tensão, e ele estava sujeito a várias limitações em seu tamanho e a duração de suas transformações. Ele é atualmente capaz de crescer centenas de pés de altura superior a alturas de até os edifícios mais altos de Nova York. Ele pode crescer além das barreiras do “Microverso” para entrar no “Overspace”, um ponto acima e/ou para além de todas as outras realidades onde é possível interagir com entidades cósmicas abstratas.

Entrando em Outros Planos de Existência: Pym pode usar as partículas Pym para encolher para uma estatura sub-microscópica. Quando + 99,99% de sua massa era extra-dimensionalmente desviada, ele foi enviado em um “universo subatômico” ou “microverso”, um dos inúmeros universos alternativos acessíveis na Terra apenas pelo processo de massa de manobra. Tal como encolhendo para entrar no Microverso, e em uma ocasião de crescimento no plano habitado por seres cósmicos tais como o Tribunal Vivo e do In-Betweener.

Habilidades


Intelecto de Gênio em Nível Científico: Dr. Henry Pym é um dos bioquímicos mais importante do mundo e também possui considerável experiência em numerosas áreas científicas como a física subatômica, robótica, cibernética, programação, medicina de emergência, óptica e entomologia. Seu alto Q.I. fez dele uma das nove pessoas mais inteligentes do mundo, capaz de rivalizar com outros, como Reed Richards e é considerado pela Eternidade como “cientista supremo” da Terra.

Combatente qualificados: Hank é um combatente hábil usando estilos especiais de combate desarmados, dependendo do seu tamanho. Se ele é pequeno, ele se aproveita de forma maior do adversário por agredir pontos de sua / seu corpo que eles não esperam e se desloca para outro antes que eles detectarem ele. Se ele era gigante, que tira proveito de sua própria forma e usa massivos ataques que ou tiram o equilíbrio ou os tornam inconscientes antes que pudessem inventar uma estratégia melhor contra ele. Já teve algum treinamento em judô, karatê e wrestling. Ele também foi treinado pelo Capitão América em combate desarmado fazendo dele um lutador formidável. É um mergulhador treinado. Piloto capaz de pilotar aeronaves que vão desde helicópteros convencionais para veículos de alta tecnologia, como os Quinjets dos Vingadores.

Nível de força

Pym tem uma força humana normal de um homem de sua idade, altura e construção que se ocupam de exercício regular intensivo. Ele mantém este nível de força ainda no tamanho de inseto. No tamanho gigante, força de Pym varia de acordo com a altura que ele alcança: a 10 pés de altura, Pym pode levantar £ 1.000, em 25 pés de altura, ele pode levantar 10 toneladas.  A 100 pés de altura, Pym pode levantar 50 toneladas. Ele é capaz de Classe 100 em alturas e força e a mais de 100 pés de altura, embora ele geralmente não pode manter esses tamanhos gigantescos por muito tempo.

Fraquezas


Antigamente
Dr. Pym é muito mentalmente instável, mas nos recentes acontecimentos, ele recuperou sua confiança. Foi ainda observado por Karnak que ele tem atualmente poucas falhas existentes.


Transtorno bipolar: Após a suposta morte de Victor Mancha, Pym trancou-se em seu laboratório secreto executando inúmeros jogos e gravava suas atividades cerebrais ao mesmo tempo, quando Monica Chang confrontou-o com o que ele estava fazendo, ele revelou que ele sofre de Desordem Bipolar (Avengers A.I. #5).

Gostou de nosso pequeno dossiê? Conheceu muita coisa que não sabia? Nos conte nos comentários abaixo!
ANÚNCIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

+ Lidas da Semana

11 séries de época para se apaixonar

Todo mundo tem uma preferência de narrativa quando procura uma série para ver. Existem séries para os amantes de ficção científica, séries de fantasia, policial,...

GAME OF THRONES | Revelada a data de estreia da Oitava Temporada

A HBO, na conta oficial de Game of Thrones lançou um teaser que revela a data escolhida para estreia da oitava temporada da série. Depois de sabermos...

SDCC 2018 | DC Comics anuncia quatro novas animações para 2019

A DC Comics, entre os diversos anúncios da San Diego Comic-Con, revela quatro novas animações para o ano que vem. Após anunciar os filmes...

Crítica | Millenium: A Garota na Teia de Aranha

Millenium: A Garota na Teia de Aranha (“The Girl In The Spider’s Web”) estreou na última quinta, 8, nos cinemas brasileiros e a gente conta o...

Você não está conectado à internet