As Artes Marciais na Cultura Pop (Parte I)

    Olá, você sabe o que são artes marciais? Briga? UFC? Bruce Lee? Pessoas voando penduradas por cabos? Só existem em filmes “mentirosos”? É aquilo que o Goku faz no desenho? Ou é aquele negócio que o “pessoal” faz iáá!? Bem nessa série de matérias falaremos das artes marciais no mundo pop em geral. Afinal, todo o super-herói que se preze precisa saber socar e chutar bem não é mesmo? Começaremos então comentando sobre o que seria o conceito de Arte Marcial, sua história e situação atual no mundo moderno.

    Pessoalmente, meu primeiro contato com esse mundo de lutas veio bem cedo, antes dos 5 anos assistindo na extinta Tv Manchete as séries Changeman, Jaspion e Kamen Rider Black (que na época devido a tradução se chamou Black Man). Após assistir tentava reproduzir, sem sucesso, os golpes na frente de casa. Fui influenciado fortemente por meu pai que treinava Karatê fora campeão diversas vezes e chegou algumas vezes a ensinar a mim e meu irmão na sala de casa. Associado a isso, sempre assistia filmes do Bruce Lee e do Jackie Chan, e animes como Cavaleiros do Zodíaco e Street Fighter II Victory. Fazendo assim a paixão pela arte marcial só aumentar.

Com 18 anos decidi ir treinar finalmente, e comecei no Kung Fu Shaolin Chuan. Finalmente poderia treinar o que eu havia visto nos filmes chineses anos atrás! Era algo único. Só quem treinou ou treina artes marciais sabe a sensação de treinar e colocar em prática na hora da luta. Passei um ano e pouco treinando e migrei pro Karatê onde estou até hoje. Valeu muito a pena treinar, muito do que sou como pessoa eu aprendi dentro de uma academia. Tive a sorte de encontrar bons professores com bons ensinamentos. Mas conceituando o que é Arte Marcial…
    Nada mais é do que um sistema para treinamento de combates (geralmente sem o uso de armas) ou também conhecidos na china como Bushido (o caminho do guerreiro) ou Wu Shu (ou Arte da Guerra).

O Estrategista chinês Sun Tzu redigiu uma obra conhecida no mundo com este título e aqui fica a recomendação para sua leitura imediata. Este título de Arte da Guerra é de origem latina e faz referência ao deus da guerra romano Marte.
    No oriente, Bodhidharma (Duruma no Japão) é considerado o pai das artes marciais. Reza a lenda que ele era um monge budista que viajou da Índia para o sul da China chegando ao templo Shaolin na província de Henan.

Lá Bodhidharma encontrou os monges em péssimas condições físicas e de saúde. Ele teria iniciado os mesmos em uma série de práticas físicas (e também de meditação e respiração) ensinando os princípios da filosofia Zen com a finalidade de prepara-los tanto física quanto espiritualmente.
    As artes marciais se dividem em diversos estilos, escolas e sistemas, geralmente possuindo uma filosofia ou religião a ser seguida (no caso dos monges de Shaolin que eram budistas). As artes marciais não são brigas de rua, possuem características únicas e sistemáticas: o condicionamento físico, mental e espiritual, o treino de técnicas de luta desarmada (e armada no caso de alguns estilos como o Kobudo), e o ensino de filosofia para aplicar no seu dia a dia.  
    Hoje está ocorrendo um processo interessante no mundo das artes marciais que é a defesa pessoal sendo substituída pela prática esportiva visando uma adequação olímpica. Boxe, Judo, Taekwondo já deixaram de serem meramente artes marciais para se tornar esporte em muitas academias por ai. E este fenômeno é alvo de criticas tanto por parte de mestres quanto de atletas que entendem que isso enfraquece a arte marcial fazendo-a perder seu real significado. O Kung Fu e o Karatê passam por essa adequação visando entrar no Hall de esportes olímpicos nos próximos anos.
    

Fato é que independente do meio, a arte marcial tornou-se parte da cultural da sociedade ocidental. Coisa que a pouco mais de meio século não ocorria. Um exemplo claro é o MMA, um tipo de vale-tudo que está virando mania nacional tanto na televisão quanto nas academias.

Temos muito a falar sobre arte marcial pelo mundo, pena que este artigo é curto demais para tal intento, nesse caso vamos citar algumas artes marciais mais famosas: O Karatê, Jiu-Jitsu, Judo, Aikido, Muay Thay, Tae kwon do, Hapkido, Kung Fu, Kali, Kobudo, Silat, Capoeira, Boxe, Krav Magá, Savate…E a Lista continua, é enorme!
    Mas calma galera esse artigo foi só o aperitivo. Mandem dicas ou recomendações nos comentários.
    …no próximo capitulo falaremos sobre As Artes Marciais nos Mangás e Animes.

Dependemos do apoio de leitores como você para ajudar a manter nossa redação sem fins lucrativos forte e independente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here