Temos acompanhado a carreira do personagem Thor por anos nas HQ’s e vimos recentemente (graças aos filmes) ele se tornar um dos personagens principais e mais adorados do público da Marvel, então para comemorarmos este feito, hoje falaremos sobre 9 fatos sobre o Thor que você provavelmente não conhece! Bora lá!

1 – Você sabe quem é Thorion?

“Thorion” surgiu num crossover entre a Marvel e a DC Comics, onde uniram o personagem Thor e Orion para criarem este ser bizarro. Amalgam Universe, a editora responsável por isto, criava durante a década de 90 histórias mesclando os personagens de ambas as empresas, surgindo assim um novo super-herói ou super-vilão. No caso, o inimigo do Thorion era o Thanoseid, a combinação de Thanos com Darkseid. Os caras eram bem loucos!

2 – Thor é realmente imortal?

Thor, mesmo sendo o deus do Trovão, não é imortal! Tanto sua imortalidade quanto a imortalidade de todos os outros Asgardianos vem de uma maçã dourada, que é colhida da Yggdrazil, a Árvore do Mundo. Ao comê-la, a maçã mágica prolonga por vários anos sua vida, além de manter sua aparência jovem. Apesar desta ideia não ter sido inspirada na mitologia nórdica real, já nos deparamos com este detalhe em diversas vezes nas HQ’s e, recentemente, no primeiro filme do Thor, onde você consegue notar diversas maçãs douradas no Salão dos Deuses (Valhalla na mitologia nórdica) durante a festa, inclusive observar alguns figurantes comendo elas.

3 – Mjolnir tem o poder de ressuscitar os mortos

Mjolnir, o incrível martelo mágico de Thor, tem mostrado que possui muitas habilidades inesperadas e úteis ao longo dos anos, mas um dos mais surpreendentes foi revelado logo após Thor retornar à Terra depois dos acontecimentos de Guerra Civil. Triste ao saber da morte do Capitão América, o deus do Trovão foi capaz de trazer brevemente seu velho amigo de volta dos mortos para uma curta conversa sobre sua amizade e para saber se Steve Rogers queria que Thor buscasse sua vingança, indo atrás dos responsáveis. Para que isso fosse possível, Steve, aparentemente, teve que fazer um juramento sobre o martelo em algum momento, embora quando e o quê exatamente aconteceu não tenha sido revelado. O que deixou tudo isto mais confuso foi que depois revelou-se que Capitão América não estava morto, ele apenas havia sido mandado de volta no tempo, e o porquê ou como isso aconteceu ficou bem atrapalhado na trama.

4– Ele não voa

É comum achar que o vôo é uma de muitas habilidades do Thor, porém sem a Mjolnir isto também não seria possível! Thor praticamente arremessa seu martelo na direção que quer ir e deixa o martelo carrega-lo até lá. É por isso que o deus do Trovão sempre está com ela à sua frente enquanto voa e por nunca fazer curvas, sempre voando em linha reta!

5 – Superman já usou a Mjolnir

“Quem ocupa este martelo, se ele é digno, deve possuir o poder de Thor.”

Durante um crossover entre a Marvel e a DC (calma, não tem nada a ver com a Amalgam Universe), que juntou a Liga da Justiça aos Vingadores, Odin concedeu que Superman fosse capaz de usar a Mijolnir num momento crucial contra uma ameaça nível multiverso. Além de usar o martelo mágico, Superman também pega emprestado o escudo do Capitão América. Infelizmente, após derrotar o vilão, nosso querido Superboy fica chateado por não ser mais digno de levantar novamente o martelo.

6 – Loki já transformou Thor em um Sapo

Thor teve um monte de aventuras muito estranhas ao longo dos anos. No entanto, uma das mais estranhas veio quando o celebrado Walter Simonson assumiu o personagem, transformando-o num sapo pelas mãos de Loki. Parece meio idiota né? Mas acredite, esta ideia rendeu quatro HQ’s, ou seja, os fãs ficaram lendo as altas aventuras de um deus sapo nórdico por quatro meses inteiros!

7 – Ele é o primeiro super-herói baseado num deus

Stan Lee já disse várias vezes que ele acredita que um dia os super-heróis de quadrinhos (daqui a centenas de anos) serão uma mitologia equivalente às que já existem e conhecemos, como a romana, grega e nórdica. É uma ideia interessante, mas o escritor foi mais além quando combinou estas duas mitologias! Apesar de Thor ser de fato baseado no deus nórdico, Lee apenas teve a intenção de introduzi-lo e depois expandir todo este universo da mitologia nórdica quando ele não conseguiu visualizar um humano sendo mais forte do que o Hulk. Então, a única explicação foi achar um deus. Graças a esta ideia inofensiva, hoje temos um dos maiores heróis da Marvel.

8 – Seus animais de estimação são duas cabras

Toothgnasher e Toothgrinder, as duas cabras companheiras e fiéis ao Thor. A primeira aparição delas foi em 1976, em Thor Annual #5, e desde então suas aparições reduziram drasticamente. O engraçado e um pouco bizarro é que Toothgnasher e Toothgrinder voam e já houve uma vez que elas apareceram puxando uma carroça com Thor dentro através dos céus, para uma batalha.

9 – Mjolnir não foi sua primeira arma

Antes de ser considerado digno de empunhar Mjolnir, Thor usava o Jarnbjorn, um machado gigante com o poder de cortar qualquer coisa. Porém, o herói acabou perdendo-o depois de uma batalha contra o Apocalipse. Toda vez que algo acontece e incapacita ele de usar a Mjolnir, o deus do Trovão não hesita em mais uma vez usar sua arma de criança, inclusive há rumores que ela possa aparecer agora em Thor: Ragnarok!

E ai, gostaram? Conheciam esses fatos? Conhecem outros? Comentem!!!