5 Jogos Clássicos do Mario

No dia 13 de setembro de 1985 era lançado um dos jogos mais famosos (se não o mais famoso) e mais clássico de todos os tempos: Mario Bros. Além disso, foi o jogo mais vendido de toda a história dos videogames (vendido junto com o console), com mais de 40 milhões de cópias e foi o principal responsável pelo sucesso inicial do console NES (o nintendinho).  Para comemorar os 31 anos da franquia, eu reuni meus 5 jogos preferidos da franquia e vou compartilhar eles com vocês aqui nesse Top Multiverso.

5 – Super Mario World 2: Yoshi’s Island

Conhecido no Japão como Super Mario: Yossy Island, é um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo para o Super Nintendo Entertainment System. Seu lançamento no Japão foi em agosto de 1995 e em outubro de 1995 nos Estados Unidos. O jogo é uma prequência de Super Mario World, onde o jogador desta vez controla somente o Yoshi, que deve acompanhar Mario ainda bebê através de seis mundos, a fim de reuni-lo com o seu irmão Luigi, que tinha sido sequestrado por capangas de Baby Bowser. O visual do jogo foi desenhado a mão, trazendo um novo estilo à série. Além disso, os gráficos do jogo possui efeitos especiais feitos pelo microchip Super FX 2, permitindo um visual belo para o jogo. Yoshi’s Island recebeu aclamação generalizada da crítica e diversos elogios para a sua estética, som e jogabilidade. O jogo vendeu mais de 4 milhões de cópias em todo mundo, se tornando o sétimo jogo mais vendido do SNES.

Nunca, em hipótese alguma perca o Mario, ele vai chorar incontrolavelmente e seus ouvidos vão doer para sempre, só de lembrar.

4 – Super Mario Bros. 3

É o último jogo da série lançado pela Nintendo para seu console de 8 bits o famoso. O jogo foi dirigido por Shigeru Miyamoto, um dos designers de jogos mais famosos do mundo e foi lançado no Japão no dia 23 de outubro de 1988. O lançamento americano só aconteceu quase dois anos mais tarde no dia 12 de fevereiro de 1990 e aqui no Brasil só foi lançado em 29 de Agosto de 1991. Super Mario Bros. 3 mostrou tudo que o console da Nintendo podia oferecer – uma trilha sonora afinada, jogabilidade perfeita, gráficos bonitos e cenários bem trabalhados. O resultado foi um grande sucesso comercial. Super Mario Bros. 3 vendeu quase 18 milhões de cópias no mundo todo, sendo assim o jogo individual (sem ser vendido junto com um console) mais vendido da história dos videogames.

3 – Mario Kart 64

É o segundo jogo da série Mario Kart, e o primeiro a usar gráficos tridimensionais. Foi lançado entre 1996 e 1997 para o console Nintendo 64. A continuação de Super Mario Kart ofereceu mudanças na escolha de personagens, nas pistas de corrida e na jogabilidade. Essas mudanças foram muito significativas e foram aperfeiçoadas em outros jogos da série. Mario Kart 64 trouxe vozes aos personagens, algo que era inédito até então. Na seleção de personagens, durante a corrida quando são acertados por itens e também quando algum adversário te ultrapassa na corrida, os personagens falam um monte de coisas. O game iclusive tem uma frase marcante da série em que Mario diz ”Welcome to Mario Kart”(Bem-vindo ao Mario Kart).

2 – Super Mario Word

É um jogo de plataforma desenvolvido e publicado pela Nintendo como um título que acompanhava o console Super Nintendo Entertainment System. O jogo foi lançado em 1990 no Japão e em 1991 na América do Norte. Super Mario World se tornou um enorme sucesso crítico e comercial, sendo considerado o mais bem-vendido da plataforma, com 20 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Como em jogos anteriores da série, o roteiro envolve Mario e seu irmão Luigi que atravessam terras distintas numa jornada para resgatar a Princesa Peach, que foi capturada por Bowser. Os dois irmãos devem viajar por 7 regiões para também restaurar a ordem na terra dos dinossauros. O jogo é construído sob a jogabilidade de jogos anteriores da série Mario, introduzindo novos power-ups que aumentam as habilidades de personagens. Super Mario World marca a primeira aparição de Yoshi.

1 – Super Mario 64

Desenvolvido e publicado pela Nintendo. Foi um dos primeiros jogos do Nintendo 64 e o carro-chefe do console, impulsionando a venda do videogame. Foi lançado primeiramente no Japão em 23 de Junho de 1996, depois chegou aos Estados Unidos em 29 de Setembro do mesmo ano e à Europa no dia primeiro de Março de 1997. O jogo foi o primeiro da série Mario a ser desenvolvido em três dimensões e apesar de não ser o primeiro jogo em 3D da história, Super Mario 64 revolucionou o gênero, da mesma forma que Super Mario Bros. ditou a regra para os jogos de plataforma em duas dimensões. Na mudança dos gráficos em 2D para 3D, Super Mario 64 substituiu os clássicos obstáculos lineares pelos vastos mundos tridimensionais onde o objetivo é coletar alguns itens especiais — neste caso, estrelas — que são ganhas depois de se explorar a fase ou cumprir tarefas especiais. A grande façanha do novo jogo desenvolvido pelos técnicos da Nintendo foi preservar o aspecto dos antigos jogos do Mario, incluindo muito da jogabilidade anterior juntamente com os excelentes gráficos e vastos mundos a serem explorados. Super Mario 64 é aclamado como um marco na história, sendo considerado por muitos jogadores como um dos melhores jogos de todos os tempos, com mais de onze milhões de cópias vendidas em todo mundo. No jogo, o jogador controla Mario, que explora o castelo da Princesa Peach e deve resgatá-la do vilão Bowser.

Não é de hoje que eu falo por aqui que meu console preferido sempre foi e sempre será o Nintendo 64. Então nada mais justo que a primeira colocação fosse para o jogo que eu mais joguei do console e sem duvida, é meu preferido da franquia.